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Visual Merchandising: exemplos de layout para vender mais

  • agosto 23, 2024
  • Conteúdo criado por Humano
5/5 (2)
Expositor MUTT - Visual Merchandising

O visual merchandising têm se mostrado uma excelente estratégia para as lojas físicas, pois é capaz de reter a atenção do consumidor, causando uma boa primeira impressão e destacando as marcas frente à concorrência. Alguns exemplos de visual merchandising revelam também impactos significativos nas vendas!

Descubra como grandes varejistas têm aplicado essa técnica e como sua loja pode se inspirar nesses cases para alavancar as vendas.

O que é Layout de Loja?

O layout de loja é a organização estratégica do espaço físico para tornar a jornada de compra do cliente mais agradável, facilitar a exposição dos produtos e melhorar as operações diárias. Ele funciona como um mapa da loja, ajudando a definir o percurso dos consumidores, a distribuição dos setores e a posição dos móveis e equipamentos.

Já a composição visual desse ambiente fica por conta do visual merchandising – uma técnica que explora elementos estéticos, buscando cativar o público-alvo da loja.

Por que aplicar técnicas de Visual Merchandising no layout?

O Visual Merchandising é uma estratégia que usa elementos estéticos no ponto de venda para atrair a atenção dos consumidores que passam pela loja. Cada detalhe do layout é planejado com o objetivo de captar o interesse e estimular a compra.

O grande destaque dessa técnica é o apelo visual, seja nas vitrines ou dentro da loja. Cores, iluminação, imagens e texturas são os principais recursos usados: cores, iluminação, imagens e texturas. Esses aspectos são fundamentais, pois aguçam a visão – um dos principais sentidos para a captar a atenção do cliente.

Estudo revela que a visão representa 80% da percepção capturada pelos sentidos. E mais:

  • Cerca de 65% de uma informação é retida quando exibida com recursos visuais relevantes (Brain Rules)
  • 65% da população é formada por aprendizado visual (Papers SSRN)
  • Por meio das cores, é possível aumentar o reconhecimento de marca em até 80% (Xerox)

Por meio desta técnica é possível atrair o olhar e interesse dos consumidores, gerando uma boa primeira impressão da marca.

Mas o V.M não se limita apenas aos aspectos visuais!

A técnica coopera para a construção de um ambiente agradável e acolhedor para quem visita a loja, garantindo uma experiência de compra diferenciada.

Enquanto o layout de loja é usado para planejar o espaço físico e otimizar o ambiente operacional, promovendo maior comodidade durante as compras, o Visual Merchandising se preocupa em fisgar o cliente à primeira vista, atraindo-o para a loja.

Principais benefícios do Visual Merchandising para o varejo:

  • Posicionamento diferenciado frente à concorrência
  • Promoção de experiência única para o cliente
  • Relacionamento mais próximo do cliente
  • Maior reconhecimento de marca
  • Maior conversão na atração de clientes
  • Aumento nas vendas e fidelização novos clientes

Para entender na prática como conseguir esses resultados, selecionamos três cases de sucesso da aplicação do visual merchandising. Você vai se inspirar com os exemplos e descobrir como aplicar as técnicas em seu negócio!

Exemplos de visual merchandising: cases para se inspirar e vender mais

Como inspiração para o seu negócio, selecionamos três cases de sucesso da aplicação do Visual Merchandising: Payless, C&A e Riachuelo.

Case Payless: visual merchandising para aumentar o ticket médio

Conhecidos por ser um produto popular, os sapatos da Payless – empresa norte-americana – tinham um custo bem barato no mercado. Para testar o poder do V.M a empresa investiu em um experimento social, alterando todo o visual da loja

Somente os produtos permaneceram os mesmos. O restante da loja foi completamente modificado para transmitir uma imagem diferenciada:

  • O nome popular deu espaço para uma marca “falsa” mais elegante e sofisticada: Palessi.
  • A vitrine que antes tinha produtos em expositores simples, se tornou mais sofisticada com uma exposição mais discreta e com poucas peças.
  • Na vitrine e dentro da loja, foi aplicado o princípio do espaço em branco: entre os produtos, havia um espaçamento maior, destacando o fundo branco. Isso não só manteve o design clean, como também deu uma sensação de amplitude ao ambiente. Essa técnica ajuda a valorizar cada produto individualmente.
  • Iluminação, cores e até mesmo o espaçamento entre os sapatos foram alterados para deixar o ambiente mais aconchegante.
Antes
Depois

Essas mudanças influenciaram na melhor percepção de valor da marca, atraindo um público diferenciado e disposto a pagar mais pelos mesmos produtos. O ticket médio aumentou, elevando o preço dos sapatos de $20,0 – $40 para $200 – $600.

A lição é simples: Mesmo que o produto seja de qualidade inferior, apresentá-lo de uma forma diferenciada gera no cliente uma percepção de exclusividade e maior valor agregado.

Investir no visual merchandising é essencial para o processo de venda, pois melhora a percepção do cliente sobre a marca e produtos, elevando a lucratividade.

Case C&A: visual merchandising para melhorar percepção de valor

Apostando no visual merchandising, a C&A transformou algumas unidades da marca em flagships (loja conceito – New Concept). Nessa repaginada, os produtos não mudaram, apenas o ambiente da loja. Mas a reação dos clientes foi surpreendente!

Nas unidades antigas e sem o novo conceito, os clientes pensavam que os produtos eram de segunda mão. Já nas lojas New Concept, enxergavam os produtos como premium, por conta do ambiente diferenciado. No entanto, ambas as lojas comercializam os mesmos itens.

Para corrigir esse equívoco, a C&A reformou todas as lojas com o novo design, igualando o visual das unidades com:

  • Novos conceitos de exposição;
  • Ambientes mais modernos e amplos;
  • Técnicas de visual merchandising mais elaboradas.

Isso alinhou a percepção de valor da marca em todas as unidades, proporcionando também melhor experiência de compra para o cliente.

A lição da C&A é clara: misture elementos modernos e diferencie-se no conceito visual da sua loja. Isso não só atrai a atenção dos clientes, como também agrega valor ao produto e aumenta a lucratividade.

Case Riachuelo: visual merchandising para estreitar relacionamento com o cliente

Lembra que o Visual Merchandising não é apenas sobre elementos visuais na vitrine?

O case da Riachuelo demonstra isso muito bem!

Durante o rebranding, em 2018, o visual merchandising da Riachuelo foi projetado para promover um ambiente mais envolvente, portanto, da vitrine ao interior da loja, tudo foi pensado para estreitar os laços com os clientes.

Os layouts se tornaram mais flexíveis e simples para valorizar os produtos. Preços grandes e chamativos foram retirados. A exposição se tornou minimalista e distribuída, proporcionando assim mais destaque para a qualidade do produto em vez dos preços.

Essas estratégias melhoraram a percepção de valor da marca, deixando a loja muito mais convidativa e acolhedora.

Uma lição que a Riachuelo deixa é: nem sempre preço é o melhor atrativo. Layout com maior ênfase nos produtos em um ambiente acolhedor e envolvente, ajuda a gerar experiências únicas para os clientes.

Quais os principais pontos para se considerar no layout de loja?

Além das lições extraídas dos cases varejistas, três fatores são importantes para o layout da sua loja:

1. Menos é mais: minimize as escolhas dos clientes.

Destaque apenas alguns produtos. Priorize os mais importantes, concentrando a atenção dos consumidores. Não deixe os produtos “abarrotados”.

 2. Exponha com qualidade

Mantenha o espaço necessário entre os produtos e evite a sensação de poluição visual. Destaque cada produto de forma atrativa e funcional, facilitando sua localização e retirada.

Portanto, escolha expositores específicos para o varejo, como os móveis da MUTT, projetados para melhorar a experiência de compra no varejo e oferecer uma melhor exposição.

Expositor Arara Cremalheira – MUTT

3. Evite destacar muito os preços, caso não seja uma loja popular.

Cartazes de desconto e banners muito grandes podem roubar a atenção dos produtos, por isso, promova a qualidade dos itens, sem deixar de lado a precificação.

Com essas estratégias de visual merchandising sua loja será capaz de reter a atenção do consumidor, gerando uma boa primeira impressão e experiência de compra.

Aplique as lições apreendidas com os exemplos de visual merchandising e veja na prática como a técnica continua sendo uma excelente estratégia para atrair o consumidor.

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