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Comércio varejista: Mitos que atrapalham as vendas

  • outubro 23, 2024
  • Conteúdo criado por Humano
5/5 (2)
comércio varejista

O comércio varejista é o principal setor onde os consumidores fazem suas compras. Sua abrangência é tão vasta e diversificada que abrange desde itens básicos de alimentação e higiene, até produtos mais supérfluos como roupas e eletrônicos. Essa amplitude torna o segmento com grande potencial de vendas.

Segundo a Pesquisa Mensal de Comércio (PMC), realizada pelo IBGE no mês de junho de 2024, mesmo com um recuo no volume de vendas, o comércio varejista se mantém positivo pelo 13º mês consecutivo, apresentando uma alta anual de 4%.

Essa notícia é excelente, principalmente para as lojas que precisam melhorar as vendas. Mas para os varejistas que ainda acreditam em mitos do comércio varejista, é preciso atenção.

Algumas crenças do varejo estão fazendo muitos lojistas perderem vendas!

Para te ajudar a identificar esses erros, explicamos neste artigo os cincos principais mitos do comércio varejista para evitar na sua loja.

O que é comércio varejista e quais são suas principais características?

Comércio Varejista é um modelo de negócios que promove a venda de bens e/ou serviços diretamente ao consumidor final. Toda sua estratégia é pensada a partir do perfil do consumidor e sua jornada de compra. Já sua estrutura, da aquisição à entrega dos produtos, tem um objetivo claro: promover uma experiência de compra diferenciada, fidelizando o cliente à sua loja.

Existem diferentes tipos de comércio varejista que se enquadram nessas características, entre eles:

  • Outlet
  • Supermercado
  • Loja de conveniência
  • Empórios e mercearias
  • Lojas de roupas e acessórios
  • Estabelecimento de Materiais de construção civil

Mas atenção: classificar uma loja como supermercado, não significa que o modelo é varejista, por exemplo.

Para ter uma loja de varejo, algumas características devem ser seguidas.

Características que definem um comércio varejista:

  • Operação física e/ou virtual
  • Condições de pagamento mais flexíveis
  • Ter como público-alvo principal o consumidor final.
  • Relacionamento mais próximo com o cliente
  • Vender em unidades e/ou em pequenas quantidades.
  • Preços mais caros, em comparação com o atacado.

Essas características são determinantes para saber se um negócio é realmente um comércio varejista ou atacadista. Confundir esses conceitos pode atrapalhar as vendas e a fidelização do cliente.

Comércio Varejista x Atacadista: quais são as diferenças?

Enquanto no modelo varejista o cliente final adquire apenas algumas unidades de itens variados, no atacado o consumidor tem a possibilidade de comprar um mesmo produto em grande escala, seja para revender ou economizar.

É muito importante entender essa distinção, pois alguns mitos do comércio varejista surgem pela falta de clareza do modelo de negócio e público-alvo.

Veja abaixo todas as diferenças entre varejo e atacado:

Comércio varejistaComércio Atacadista
· O consumidor preza pela qualidade dos produtos e boa experiência de compra .· Consumidor busca uniformidade dos produtos e grandes quantidades
· Vendas em unidades e/ou em pequenas quantidades.· Vendas em grande quantidade
· Público-alvo principal é o cliente final (pessoa física).· O público é , principalmente, empresas e revendedores.
· Estoque limitado e com produtos específicos.· Possui estoque com alto volume de mercadorias
· Preços mais elevados, em comparação aos atacados.· Preços mais baixos em compras de grandes quantidades
· Condições de pagamento mais flexíveis· Condições de pagamento pouco flexíveis

5 mitos do comércio varejista para evitar na sua loja

Agora que já conhece o conceito de comércio varejista e suas diferenças com o modelo atacado, é hora de entender o que está por trás dos mitos do varejo.

MITO 1: Deixar os preços a mostra reduz vendas

Sabendo que o preço é um dos fatores analisados pelo cliente na tomada de decisão, muitos lojistas acreditam que mantê-lo à mostra pode prejudicar no momento da compra. Mas isso não é verdade!

Preços a mostra - calça Jeans

Antes de decidir pela compra, os consumidores analisam aspectos como:

  • Atendimento
  • Qualidade da mercadoria
  • Valor agregado do produto
  • Condições de pagamento

A decisão pela compra é feita a partir desse conjunto de fatores, sendo que um pode ser mais importante do que o outro.

Por exemplo, diante de um produto com excelente qualidade e boas condições de pagamento, ainda que o preço seja elevado, o cliente pode ser influenciado a comprar pelo conjunto de benefícios.

MITO 2: Quanto menor o preço, maiores as vendas

Complementando esse mito, é comum ouvir dos lojistas a frase: “Cliente só quer saber de preço”. Será que é verdade?

Como já explicamos, preço é um dos fatores na tomada de decisão. Mas ele não é o único aspecto considerado pelo cliente!

Em alguns casos, ter o menor preço pode ser sinônimo de mais vendas. Em outros, sinônimo de baixa qualidade do produto.

Considere um atacado, por exemplo: se tiver preços elevados, pode espantar o consumidor. Afinal, o principal interesse desses clientes é o menor preço e grande escala. Quanto mais baixo o preço, maiores as vendas.

Agora, considere uma loja que busca promover experiência de compra diferenciada e diz oferecer produtos exclusivos de marcas renomadas. Mesmo em promoção, preços muito baixos podem gerar desconfiança sobre a qualidade do produto, gerando desistência da compra.

Antes de considerar esse mito, precisa avaliar o perfil do seu cliente. Se descontos e ofertas forem importantes para ele, faça isso com moderação. Lembre-se que preços baixos também espantam os clientes!

MITO 3: Loja bonita afasta cliente – “cliente gosta de loja feia!”

Esse mito é muito comum no varejo, principalmente entre lojistas de segmentos populares ou com lojas em áreas periféricas. Eles acreditam que quanto mais feio e bagunçado for o ambiente, mais o cliente se sentirá atraído para comprar.

Isso é um engano e tem prejudicado as vendas e a fidelização de clientes da classe C e D!

comércio varejista - layout de loja adequado
Expositores da MUTT contribuindo para um layout mais harmonioso e organizado.

Seja de classe econômica alta ou baixa, todo cliente busca por uma boa experiência de compra na loja física. Inclusive, isso ajuda para ele se sentir mais à vontade e consumir mais.

Loja popular não é sinônimo de feiura, pelo contrário, é sinônimo de layout otimizado para a jornada de compra, com climatização agradável e decoração atrativa. Isso é fundamental tanto para vender mais quanto gerar maior diferenciação no segmento popular – um nicho de alta concorrência.

MITO 4: Quanto mais produtos expostos, melhor

Esse penúltimo mito trabalha com crença bem antiga: o alto volume de itens na prateleira indica loja bem abastecida e mix de soluções para o cliente.

Mas a verdade é que isso pode gerar impactos negativos:

  • Sensação de ambiente desorganizado;
  • Poluição visual, impedindo o cliente de identificar os produtos – o que espanta o cliente;
  • Baixa percepção de valor do produto, reduzindo o interesse do cliente e, consequentemente, as vendas.

Para evitar esses erros, a exposição de produtos deve considerar o lema “menos é mais”.

comércio varejista - Organização de produtos

O jeito correto de expor é selecionando os itens mais atrativos, expondo-os de forma organizada e respeitando o princípio do espaço em branco. Este conceito determina espaçamento maior entre os produtos , dando a sensação de amplitude e elegância.

MITO 5: Quanto mais gente na loja, melhor

O último mito reflete a preocupação de vários lojistas e tem um “fundo” de verdade. Afinal, quanto mais pessoas estiverem na loja, maiores as chances de vender mais.

Porém, ter a loja cheia não significa que todos realmente vão comprar algo. Podem ser apenas visitantes curiosos que facilmente podem se sentir frustrados e desistir da compra.

Loja com alto fluxo de pessoas

A estratégia correta para, de fato, gerar vendas é projetar um layout de loja que vende. Isso significa: analisar a jornada de compra, escolher móveis adequados ao varejo e posicionar produtos em locais estratégicos, tornando as ofertas mais irresistíveis à primeira vista!

Quer descobrir como atrair o cliente certo para sua loja e vender mais?

Confira o catálogo de móveis projetados para o ponto de venda!

Invista no seu ambiente de loja e proporcione uma excelente experiência de compra para o seu cliente. Isso vai te destacar no segmento e impulsionar suas vendas!

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