Com uma rotina cada vez mais intensa, muitos consumidores têm preferido otimizar o tempo nas tarefas domésticas, principalmente no preparo das refeições. Outros, por não saberem cozinhar, optam por adquirir refeições quase prontas ou prontas para comer. Isso tem impulsionado a criação do setor de rotisseria nas lojas e supermercados.

Talvez esteja pensando: “mas comprar comida pronta não é algo novo”.
E realmente não é!
Desde os anos 90, supermercados e mercearias comercializam alimentos congelados e alguns pratos semiprontos. Logo, comodidade e praticidade na hora de comer são buscas antigas do consumidor.
Então, qual é a novidade no crescimento da rotisseria?
Desde a pandemia, o serviço de delivery cresceu exponencialmente, consolidando a compra de alimentos prontos como um novo hábito de consumo.
Segundo pesquisa feita pela Abrasel em parceria com o Sebrae (2023), 76% dos consumidores pedem delivery ao menos uma vez por mês.
E pra fechar com chave de outro, a pesquisa Consumer Eating Share Trends (Crest), feita pelo Instituto Foodservice Brasil (IFB), revelou que os brasileiros gastaram aproximadamente R$ 61,4 bilhões em refeições fora de casa ou via delivery, no 2º trimestre de 2024.
Diante desse crescente hábito de consumo, um novo modelo de negócio começou a emergir nas lojas e supermercados: take away (pegue e leve).
Abaixo explicamos detalhadamente qual é a relação entre take away e rotisseria. E, claro, compartilhamos dicas estratégicas para implementar esse modelo de negócio na sua loja. Confira!
Take away: o modelo por trás da rotisseria
Diferente do delivery, cuja entrega é feita em domicílio, o modelo take away estimula a retirada do prato pronto na própria loja. E para garantir a melhor experiência de compra, é imprescindível que os produtos tenham uma boa apresentação e alta qualidade.
Embora estejam fugindo das filas gigantescas dos restaurantes ou do longo tempo na cozinha, de uma coisa esses consumidores não abrem mão: da qualidade da comida. Afinal, gostam de comer bem!
Por isso, as refeições devem ser bem preparadas, saborosas, agradáveis aos olhos e, claro, estar na temperatura correta. Para entregar tudo isso com eficiência, a melhor opção é criar uma rotisseria.

O que é rotisseria e como funciona na prática?
A rotisseria, também chamada de rotisserie, é um espaço dedicado à exposição de refeições, petiscos, sobremesas e alimentos prontos ou semiprontos, para que o cliente consuma imediatamente ou depois em casa/trabalho. Sua implementação pode ser feita em três tipos de ambientes: restaurante, supermercado ou loja independente.
Considerando esse conceito, até mesmo aquelas áreas que vendem frangos assados podem ser consideradas uma rotisseria.
Mas para se destacar da concorrência, não basta somente produzir os alimentos e expor na prateleira. Toda a jornada de compra deve ser projetada para promover a melhor experiência ao cliente.
Logo, você precisa entender bem o perfil desse cliente para oferecer os produtos certos e da forma correta.
Como é o perfil de cliente da rotisseria?
- Possuem estilo de vida agitado e sem tempo para preparar refeições.
- Não tem interesse ou habilidade para preparar refeições elaboradas, mas ama comidas saborosas.
- Alguns moram sozinhos e preferem comprar porções menores ou refeições prontas para não desperdiçar comida.
- Valorizam o tempo livre e buscam mais conveniência e praticidade no dia a dia.
- Desejam otimizar o preparo das refeições adquirindo porções prontas.
Tudo que é oferecido para o cardápio da rotisseria deve levar em consideração essas características do consumidor moderno. A partir disso, é possível fazer diversas combinações culinárias para garantir um mix bem diversificado de alimentos prontos.

Assim, é possível vender nas rotisserias:
- Proteínas assadas (frango, carne linguiça, etc.)
- Tortas (salgadas e doces) e sobremesas
- Porções de acompanhamentos
- Frios, antepastos e molhos, etc.
- Marmitas fitness ou tradicionais
- Saladas prontas
- Kits de lanches
- Pães artesanais
Quanto maior a variedade de produtos, maiores as chances de conquistar diferentes tipos de clientes.
Agora que já entendeu como funciona o modelo take away e a rotisseria, chegou a hora de conhecer as vantagens desse ambiente na sua loja ou supermercado.
Por que trabalhar com o setor de rotisseria?
O modelo take away é uma das frentes do crescente segmento de foodservice – um setor em forte ascensão no mercado.
Segundo a pesquisa Alimentação Hoje, realizada pela ANR, Galunion e ABIA , 55% dos operadores desse nicho tiveram aumento de faturamento no primeiro semestre de 2024 , comparando o mesmo período de 2023.
Para o futuro, estima-se que até 2028, o setor cresça 7% ao ano , segundo a Redirection International.
Além do cenário otimista do food service, a criação da rotisseria garante excelentes benefícios para a loja. Entre eles:
- Aumento do ticket médio
- Maior autonomia para o cliente
- Aumento da venda por impulso
- Redução de perdas em setores de hortifruti, açougue e padaria
Aumento do ticket médio
Clientes que compram alimentos prontos buscam por comodidade e praticidade. E eles sabem que adquirir um produto de alta qualidade também significa ter um custo maior. Logo, estão mais propensos a pagar mais caro pelos itens já prontos.
E mais, quando eles encontram itens diferenciados , difíceis de serem achados em outros locais, estão mais dispostos a gastar.
Então, vale muito a pena investir na rotisseria, sobretudo oferecendo itens como marmitas, saladas prontas, pães artesanais e kits de lanches. Essas opções são práticas para o cliente e extremamente rentáveis para o supermercado. Isto porque, possuem margens mais altas, aumentam o ticket médio e fidelizam o consumidor que busca conveniência.
E para alcançar esse resultado:
Invista em produtos prontos de alta demanda, tais como: refeições para o dia a dia, cortes especiais de carnes e porções saudáveis.
Destaque os produtos na loja com exposição estratégica, usando expositores de alto padrão.
E o mais importante: priorize a qualidade dos produtos. Alimentos saborosos vão ajudar a fidelizar o cliente.
Aumento da venda por impulso
Diante da variedade de comidas apetitosas expostas da rotisseria, é quase impossível resistir. O desejo bate à porta e o cliente acaba levando algum produto por impulso. Esse tipo de compra impulsiona a lucratividade da loja, já que são produtos com maior margem.
Redução de perdas em setores de hortifruti, açougue e padaria.
Nos supermercados , a matéria-prima dos alimentos está no próprio estoque. Não precisa investir em novos produtos. Dê preferência para aqueles que estão mais próximos do vencimento. Assim otimiza seu uso e evita prejuízos.
Também é possível aproveitar as frutas e verduras mais maduras para preparar sucos , doces e bolos – evitando desperdícios no setor de hortifruti.
Com essa estratégia, aumenta sua lucratividade comercializando produtos saborosos para o cliente.
Promove maior autonomia para o cliente
A exposição dos alimentos prontos é feita em expositores projetados no conceito take away. Assim, todo o layout da rotisseria estimula o autosserviço. Ou seja, o próprio cliente escolhe e pega o que deseja, sem precisar da ajuda de um atendente.
Isso garante mais autonomia e liberdade durante as compras, além de reduzir o custo com atendentes ou operadores.
Gostou dessas vantagens e quer testar a estratégia na sua loja?
Confira abaixo os melhores posicionamentos para sua rotisseria!
Como e onde posicionar o expositor de Rotisseria?

Para expor os pratos prontos de forma estratégica, é essencial escolher os pontos certos dentro do supermercado. Como o expositor de rotisseria é um móvel que naturalmente chama atenção, o ideal é posicioná-lo no centro das seções e em um local de destaque. Dessa forma, ele atrai mais clientes, estimula a compra por impulso e, consequentemente, impulsiona as vendas.
Outro fator crucial para o sucesso da rotisseria é a escolha de produtos expostos em cada expositor. O ideal é agrupar itens de um mesmo setor, facilitando a visibilidade e localização dos produtos.
Para cada área do supermercado, pode ter um expositor rotisseria diferente:
Tipos de produtos e áreas para rotisseria:
Próximo às Padarias: é ideal para expor salgados, tortas , doces, pães especiais, lanches pré-prontos e embalados.
Próximo ao açougue: espaço perfeito para promover a venda de proteínas, tais como frango assado, cortes especiais de carne, além de porções de churrasco.
Perto de hortifrutis: área estratégica para atrair o público fitness e que busca alimentação saudável. Nesse espaço, pode expor mix de legumes cozidos, marmitas fit, caldos e sopas.
Dicas bônus:
Aproveite o final de semana e datas comemorativas
Além dos espaços tradicionais listados acima, também pode usar datas comemorativas para montar rotisserias temáticas com pratos prontos para Páscoa, Dia dos Namorados, São João, Natal, Ano Novo, entre outras celebrações.
Outra prática comum entre os lojistas é criar uma rotisseria para o domingo, voltada para expor pratos para o almoço em família. Os expositores estão posicionados perto da área de check-stand e apresentam ao cliente assados irresistíveis como carnes , linguiça e frango. Isso estimula a compra por impulso e, claro, aumenta as vendas.
Crie um menu para o Happy Hour
A sexta-feira é nacionalmente conhecida como o dia do happy hour. Aproveite a tradição e monte uma rotisseria especial com petiscos, hambúrgueres, pizzas e cachorro-quente. Posicione o expositor próximo ao check-stand e veja a “mágica” acontecer.
Rotisseria como estratégia de Cross Merchandising
Para rentabilizar ainda mais a rotisseria, uma área de tradição e sabor nos supermercados, indicamos explorar a estratégia de cross merchandising – uma técnica consagrada no varejo que combina produtos complementares em um mesmo expositor, promovendo a venda cruzada desses itens.
Dessa forma, o cliente escolhe o que precisa e é incentivado a comprar itens relacionados.
Quer saber mais sobre essa estratégia na sua loja?
Confira um artigo especial sobre Cross Merchandising!
Melhor expositor para rotisseria
Na rotisseria, a exposição dos produtos desempenha um papel fundamental na percepção de qualidade. Por outro lado, quando os alimentos são dispostos de forma desorganizada, em móveis comuns, com estrutura frágil e sem funcionalidade, isso pode afastar os clientes.
O expositor de rotisseria precisa ter uma estrutura adequada tanto para a exposição quanto conservação dos pratos prontos.
Um bom expositor de rotisseria deve ter:
- Alta funcionalidade
- Estrutura robusta e resistente
- Sistema para aquecimento dos alimentos
- Recursos que estimulem autosserviço
Na MUTT , projetamos um expositor com tudo isso e diversos recursos tecnológicos para facilitar a operação da loja e manter a boa conservação dos pratos prontos.
Expositor para Rotisserie Mesa Quente Flamma

Projetada para o ambiente de supermercados e pequenos varejos, a Mesa Quente Flamma conta com um sistema de termostato que desliga a indução térmica ao atingir 62ºC e mantém o calor por até 1h30 (média), religando automaticamente após o termostato baixar.
Outro diferencial da Mesa Flamma é seu sistema de aquecimento que forma uma cortina de ar quente ao redor do expositor, impedindo que o ar-condicionado resfrie os pratos prontos.
Com esses dois recursos inovadores, consegue entregar produtos sempre aquecidos, com um custo menor de energia.

Outros benefícios da Mesa Flamma:
Estrutura otimizada para cross merchandising: composta por prateleiras inferiores para exposição de produtos complementares, iluminação em LED e design estratégico – recursos que garantem mais visibilidade, destaque para os produtos e praticidade na hora das compras.
Sistema de segurança antichoque: caso algum líquido caia no painel ou na parte elétrica, o sistema contra choque aciona automaticamente o desligamento da energia da mesa, evitando danos ao equipamento e garantindo mais segurança para o cliente.
Com todos esses recursos do Expositor de Rotisseria Mesa Flamma vai destacar sua loja da concorrência e aumentar as chances de fidelização do cliente.
Lembrando que, se você quiser aproveitar a tendência take away, vai precisar fazer mais do que vender algo pronto. Boa experiência de compra , alta qualidade do produto e exposição atrativa são requisitos indispensáveis para o sucesso da sua rotisseria.
Adquira sua Mesa Quente Flamma e aumente a rentabilidade da sua loja!