A presença digital é um pré-requisito para qualquer negócio que busca crescer no mercado varejista, ainda que o atendimento seja apenas no espaço físico.
No Brasil, existem cerca de 152 milhões de usuários na Internet, segundo o estudo TIC Domicílios 2020. Diante desse número, é natural que o ambiente online tenha se tornado a vitrine para as lojas. Por isso, todos que fazem parte do segmento varejista, devem posicionar sua marca no digital para ganhar mais visibilidade junto ao seu público e atrair mais clientes para a loja física.
No artigo de hoje, vamos ensinar como usar os recursos digitais para melhorar sua presença online de forma estratégica, se diferenciar da concorrência e atrair mais clientes. Confira!
- Introdução
- O que fazer para aumentar a presença digital da sua loja
- Uma das principais estratégias para ampliar a presença digital da sua loja é investir no Google.
- Como fazer minha loja aparecer no Google
- 5 passos para cadastrar sua loja no Google Empresas
- Como melhorar sua visibilidade no Google Empresa
- Dicas bônus
- Conclusão
O que fazer para aumentar a presença digital da sua loja
Hoje em dia, a maioria dos consumidores utilizam os meios digitais para localizar um produto de sua preferência ou até mesmo encontrar a loja mais perto da sua casa. Hoje em dia, se a sua empresa não está presente nesse ambiente, é como se ela não existisse.
A presença digital é, portanto, um posicionamento e forma de comunicação utilizada por sua empresa nos diferentes canais virtuais: site, Google, redes sociais, blogs, portais, entre outros. Ela está diretamente relacionada à visibilidade e imagem da sua marca no online. Também engloba todos os conteúdos produzidos pela sua empresa nesse ambiente até a maneira de atender e se relacionar com o cliente.
Uma das principais estratégias para ampliar a presença digital da sua loja é investir no Google.
Muitos já conhecem o poder das redes sociais para ganhar visibilidade, mas poucos se lembram que é no Google que grande parte das pesquisas são feitas. Quando um cliente quer comprar algo, ele “dá um Google” e logo encontra as marcas que estão bem posicionadas na plataforma. E os números não nos deixam mentir…
Por dia, cerca de 3.5 bilhões de pesquisas são realizadas no Google. Com certeza, algumas delas estão relacionadas com seu segmento. E mais…
- 46% das pesquisas de produtos na internet começam pelo Google. ( Jumpshot, 2018)
- 84% dos usuários Google realizam 3 ou mais pesquisas por dia. (Moz, 2019)
- 90% dos usuários Google acessam apenas os links dos primeiros colocados. ( Search Engine Land, 2018)
As empresas que entendem esse mecanismo de busca, já estão à frente da concorrência e cada vez mais visíveis ao público. Construir sua presença digital através do Google é o primeiro passo para quem tem negócios locais.
Como fazer minha loja aparecer no Google
Uma das formas de aparecer nas pesquisas de busca é através do Google Empresa. Ela é uma ferramenta disponibilizada pela própria plataforma, que sincroniza informações de negócios locais com o Google Maps. Assim, todas as vezes que alguém procurar por serviços na região, vai encontrar os mais próximos já cadastrados no Google.
Também chamado de Google Meu Negócio, esse recurso permite que sua marca tenha exposição gratuita na internet e possa ampliar sua presença digital. Tudo isso é feito de forma muito prática, simples, completa e gratuita!
Também chamado de Google Meu Negócio, esse recurso permite que sua marca tenha exposição gratuita na internet e possa ampliar sua presença digital. Tudo isso é feito de forma muito prática, simples, completa e gratuita!
5 passos para cadastrar sua loja no Google Empresas
Agora que já conhece a ferramenta, chegou a hora de colocar a mão na massa!
Para fazer seu cadastro, basta seguir os passos abaixo:
1. Acesse a página do Google Empresa e selecione “comece agora”. Se já tiver uma conta Google, basta fazer o login para prosseguir. Caso não, crie uma e depois retorne ao cadastro.
2. Preencha as informações solicitadas sobre seu negócio clicando no item “adicionar seu negócio”. Depois de inserir os dados, avance.
3. Confirme sua autorização para gerenciar o perfil no Google.
4. Finalmente, confirme o local do negócio. Nesta fase, o Google deve perguntar como quer receber o código de confirmação. Às vezes isso pode acontecer segundos depois através de uma ligação automática para o número informado ou por meio de carta via Correios (que pode levar até 15 dias úteis para chegar).
5. Seu acesso à plataforma já está criado! Agora pode preencher todos os campos com as informações do seu negócio, enquanto aguarda o código de verificação chegar (caso seja por carta). Aqui deve ter bastante atenção, pois o adequado preenchimento dos itens fará você se destacar da concorrência!
Como melhorar sua presença digital no Google Empresa
Além de manter o cadastro completo, para ter sucesso nesse canal, é importante:
Manter o perfil atualizado
Isso é super óbvio, mas muitas empresas esquecem de fazer depois que realizam o cadastro. Constantemente deve atualizar com informações essenciais ao seu consumidor: funcionamento aos finais de semana e feriado, canais de atendimento (telefone e e-mail).
Inserir fotos do estabelecimento, produtos e eventos realizados
De acordo com o Google, as empresas que acrescentam fotos às fichas contam com 35% mais cliques para os sites e cerca de 42% mais solicitações de rotas de carro no Google Maps.
A maioria dos consumidores são atraídos pelo que veem. Para se diferenciar da concorrência, vai precisar explorar todos os elementos visuais possíveis, principalmente se sua loja comercializar alimentos e roupas.
Utilizando fotos do layout da loja, mostre ao público como seu espaço é bonito, aconchegante e moderno. Se quiser entender melhor como fazer isso, confira nosso artigo sobre Layout de Loja!
Explorar o Google Postagens para compartilhar conteúdo do seu negócio.
Promova conteúdos sobre sua loja. Pode ser em formato de texto, vídeo, foto e até eventos. Isso vai ajudar no ranqueamento da empresa na busca local.
Trabalhar as avaliações da loja feitas pelo Google.
A quantidade de avaliações no perfil do Google Meu Negócio também é muito importante. Por isso, sempre que o cliente visitar sua loja, incentive ele a deixar um comentário relatando a experiência. Isso vai servir como indicação para outras pessoas que procurarem seu serviço.
Uma pesquisa feita pela Provokers, mostrou que 55% dos entrevistados confiam em avaliações online do mesmo jeito que acreditam naquelas recebidas pessoalmente.
Mas atenção, se prepare para receber avaliações negativas também!
Quando isso acontecer, deve responder de imediato e se colocar à disposição para resolver qualquer problema ou insatisfação. Seu pronto atendimento ao comentário ruim também será válido para a imagem da sua loja.
Também é válido responder seus clientes agradecendo ao feedback.
Dicas bônus
Para melhorar um pouco sua visibilidade na internet, invista em um site. Assim conseguirá exibir os principais diferenciais do seu negócio, mostrar seus produtos de forma detalhada e gerar conteúdos mais aprofundados para o seu público.
As padarias, por exemplo, podem mostrar produtos e todo o ambiente aconchegante do espaço. Já as lojas de roupas, podem explorar bastante as fotos das roupas, do layout de loja, etc.
Caso não consiga contratar um profissional para criar um site mais estruturado, algumas alternativas paliativas são: Wix e Canva. Eles ajudam você a construir o site do zero e com um custo bem menor.
Viu como é importante ter uma boa presença digital?
Para construir uma presença digital, a primeira estratégia é aparecer no Google, usando essa simples e gratuita ferramenta: o Google Empresa. Assim, sua empresa consegue:
- Aumentar a autoridade do negócio
- Divulgar a loja para mais pessoas
- Aumentar as vendas da loja física
- Facilitar o relacionamento com seu público
- Contribuir para a imagem positiva da sua loja
- Ganhar mais visibilidade para a marca no ambiente online
- Reduzir os gastos publicitários com campanhas físicas (panfletos, revistas…)
Faça o seu cadastro na plataforma e explore bastante as fotos. Mostrar que sua loja é atrativa e acolhedora, vai ajudar a atrair mais clientes.
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