Na hora de escolher o móvel para loja, muitos varejistas ficam com uma dúvida sobre o material: MDF ou MDP?
Para descobrir o melhor material para usar no layout da sua empresa, montamos este artigo especial sobre o assunto. Aqui vai encontrar as respostas para as principais dúvidas sobre os tipos de madeira MDP E MDF.
Boa leitura!
O que é MDP?
O MDP (Medium Density Particleboard) é um tipo de madeira cuja sigla no português significa Partículas de Média Densidade. Logo, sua estrutura é formada com pedaços de madeira bem triturados, sendo o pinus a mais usada para esses casos. Conta com três camadas, sendo uma interna (miolo) mais grossa e duas externas mais finas.
No passado, o MDP era conhecido como aglomerado de madeira e costumava esfarelar. Quem escolhia móveis com esse tipo de material, certamente estava fazendo uma escolha ruim por conta da sua baixa qualidade.
Mas hoje, com o avanço da tecnologia, o MDP evoluiu bastante e apresenta um nível de qualidade muito similar com o MDF. Contudo, seu custo ainda é relativamente menor, sendo de 10 a 30% menos, quando comparado ao MDF.
Por conta da dificuldade de usinagem, ele é um pouco mais limitado no uso e costuma ser mais aplicado na produção de estruturas e móveis em linha reta, a exemplo das mesas, divisórias, estantes, prateleiras, armários, entre outros.
O MDP costuma ser utilizado por marceneiros e profissionais que realizam trabalhos manuais, o que não exclui seu uso em indústrias moveleiras voltadas para residências.
Quais são as características do MDP?
O MDP é uma peça ecologicamente sustentável, já que conta com madeira de reflorestamento em sua composição. Possui resistência um pouco maior do que o MDF, mas também é preciso evitar o contato com áreas úmidas ou com a água que, ao penetrar completamente nas camadas internas da madeira, também pode causar danificações.
Uma grande vantagem do MDP é sua resistência a empenamentos, sendo ideal para construção de móveis e estruturas retilíneas, proporcionando a elas maior estabilidade.
E as vantagens do MDP, quais são?
Entre os benefícios promovidos pelo MDP, podemos listar:
- Baixo risco de danificações, a exemplo do empenamento;
- Excelente custo x benefício, com preço mais barato do que o MDF;
- Boa resistência à água e à umidade, com indicação de uso em áreas como cozinha e banheiro.
MDP é melhor do que MDF?
Ambos os materiais são fabricados a partir da mesma madeira: pinus ou eucalipto. Logo, a qualidade tende a ser muito similar, o que muda é o processo de formação dessas madeiras para a indústria moveleira.
Vale ressaltar que o antigo MDP não é o mesmo utilizado hoje em dia. Agora, ele conta com mais tecnologia em sua fabricação e sua qualidade equipara-se ao MDF, sendo o tipo de uso da peça o maior critério de escolha.
O MDP pode ser mais indicado para fabricação de portas e móveis de linha reta, já que empena menos. Já o MDF é mais sugerido para móveis que precisam suportar cargas maiores.
Também é possível conter os dois materiais em partes distintas de um mesmo móvel, para atender a uma demanda específica do projeto. Isso é muito comum na indústria moveleira, na fabricação de mobílias residenciais.
Para que serve o MDF?
O MDF é o tipo de madeira mais utilizado pela indústria moveleira, por conta da sua facilidade de usinagem e boa capacidade para suportar peso. Além do baixo custo, quando comparado a madeira maciça.
Sua estrutura é composta por fibras de madeira de média densidade, o que permite a construção de painéis uniformes e sem orientação das fibras. Isso quer dizer que o MDF pode ser cortado em qualquer sentido que isso não vai comprometer sua superfície lisa.
No mercado, é muito comum ver painéis de MDF com diferentes espessuras, sendo as mais utilizadas: 6mm, 9mm e 15mm. Diferente do MDP, essas estruturas aceitam aplicação de acabamentos nos mais variados tipos de tinta e revestimentos.
Com o MDF pode explorar toda criatividade e caprichar no design do móvel, compondo a peça com mais detalhes e adornos.
Qual vantagem do MDF sobre o MDP?
A principal vantagem do MDF é o preço mais baixo, quando comparado com a madeira maciça. Por ser fabricado com pinus ou eucalipto reciclado, seu custo é muito menor, além de ser ecologicamente responsável. Outros benefícios que ele possui são:
- Sua madeira costuma ser tratada para impedir pragas;
- Estrutura com superfície lisa, homogênea e resistente;
- Facilidade para aceitar pinturas e acabamentos laminados;
- Não se expande ou sofre contrações com variações climáticas.
Entre suas desvantagens, está sua baixa resistência à água. Contato com líquidos podem provocar inchaços na madeira e danificar a peça.
Quais as diferenças entre MDP e MDF?
Enquanto o MDP é fabricado usando partículas ou pedaços de madeira, o MDF é produzido a partir do pó de madeira prensada, já aglutinada com resina sintética. Isso quer dizer que existe apenas uma diferença entre o MDP e o MDF: sua estrutura interna.
Ambos seguem processos de fabricação similares e contam com a mesma tecnologia, mas na hora de montar a parte interna de cada uma, a formação é diferente. O MDP é composto de partículas de madeira dispostas em camadas, e o MDF de fibras, formando uma chapa mais homogênea.
Por isso, com os devidos acabamentos em um móvel, torna-se praticamente impossível discernir a diferença entre as duas a olho nu. Somente serrando a madeira é possível detectar o tipo de material do móvel, tamanha semelhança entre os dois.
Qual a importância da madeira na escolha do móvel para loja?
Quando se trata de um móvel PDV a escolha é bem diferente de um móvel doméstico!
Embora ambos sigam padrões similares de qualidade, o móvel de loja tem exigências maiores em relação à estrutura, durabilidade e suporte de cargas. Por isso, na hora de comprar um expositor, por exemplo, é preciso não apenas considerar a matéria prima, mas também a maneira como o móvel foi projetado.
Na hora de escolher o móvel de loja, deve-se avaliar se a madeira utilizada e a forma de montagem da estrutura é capaz de suportar pesos elevados, se garante sua boa sustentação e proteção contra batidas e acidentes.
Mais do que ser funcional, os expositores de loja precisam promover a durabilidade da peça, usando acessórios para proteção contra choques físicos de carrinhos e as danificações causadas através do contato do cliente, a exemplo das batidas de pé e os apoios que crianças e adultos fazem nos móveis.
Seja MDF ou MDP, ambas são excelentes madeiras para aplicar em móveis e estruturas, dependendo das exigências de uso. Para o uso em lojas, por exemplo, a madeira precisa promover a adequada sustentação das mercadorias, garantindo o bom suporte dos pesos e a e a longevidade da estrutura.
Quer conhecer exemplos de móveis fabricados em MDP e MDF já adequados para uso na sua loja?
Na MUTT, encontrará tudo que precisa para compor o ambiente da sua loja com móveis funcionais e modernos. Somos especialistas em móveis para ponto de venda e cada modelo é projetado considerando as necessidades dos nossos clientes.
Baixe agora o catálogo de expositores da MUTT e conheça os detalhes de cada modelo!