Todos os varejistas entendem que os produtos precisam ter seu devido destaque na loja. Mas a maioria não sabe que a forma de organizar as prateleiras influencia diretamente no volume de vendas de cada setor.
Por isso, neste artigo, vamos explicar os níveis de organização das prateleiras e compartilhar algumas estratégias de como organizá-las de forma eficiente e atrativa para cada consumidor.
Continue a leitura e descubra como alavancar suas vendas através da organização das prateleiras!
Como organizar as prateleiras?
É importante ressaltar que cada tipo de loja poderá ter um layout diferente, entretanto, existem maneira mais comuns de proporcionar uma maior eficiência na exposição.
A forma mais comum e eficaz de organizar as prateleiras é utilizando cinco níveis de organização. Sendo esses: acima da cabeça, na altura dos olhos, na linha da cintura, abaixo da cintura e no chão.
Esses níveis de organização permitem que os produtos sejam posicionados de forma estratégica para atrair a atenção de cada tipo de consumidor e impulsionar a venda das mercadorias.
Mas vale ressaltar que antes de qualquer organização em níveis, é fundamental conhecer o público-alvo que frequente aquele ambiente.
Se for uma seção de brinquedos, por exemplo, a altura de visão da criança é um pouco mais abaixo. Logo, os produtos atrativos para ela devem ser posicionados em prateleiras inferiores.
Considere seu público-alvo na organização das prateleiras e na disposição de produtos em cada nível.
Os 5 níveis de organização para prateleiras de loja
A organização das prateleiras deve ser feita em cinco níveis. São eles:
Acima da cabeça | É o nível de menor visibilidade, por ficar localizado acima da linha de visão das pessoas. Nesses locais, deve manter produtos de baixo interesse do seu público. |
Altura dos olhos | Popularmente chamado de área nobre, pois trata-se do campo de visão dos clientes. Esse nível expõe produtos com maior margem de lucro e maior impacto positivo nas vendas. |
Linha da cintura | É o segundo maior nível de atração do cliente e opção perfeita para expor os produtos de alta procura. |
Abaixo da cintura | Totalmente fora do campo de visão dos clientes, esse nível comporta os produtos mais baratos e essenciais que, geralmente, são os mais comprados pelos consumidores. Nesse caso, ainda que essas mercadorias não estejam tão visíveis nas prateleiras, os clientes sempre procuram por eles, já que são imprescindíveis no dia a dia. |
Chão | É o último nível da prateleira, sendo mais utilizado para alocar produtos pesados |
Como organizar os níveis de prateleira da loja?
Além de organizar as prateleiras por níveis, os varejistas devem seguir uma lógica coerente e atrativa na hora de expor os produtos. Isso pode acontecer através de 4 formas:
1. vertical e por produto:
O impacto visual maior fica por conta do produto exposto. Dessa forma, o consumidor vai localizar o produto com mais facilidade à medida que caminha pela loja.
Vantagens:
– Promove excelente impacto visual;
– Permite que o consumidor veja de longe o produto.
2. em blocos e por marca:
Estratégia muito usada em supermercados para organizar itens de uma mesma marca, mas usando produtos diferentes. Nesse caso, são montados blocos verticais de produtos nas prateleiras, dividindo-os por pequenas categorias da mesma marca.
Vantagens
– Agrupamento por tipo de produto ou marca;
– Facilita a comparação de preço entre mercadorias.
3. Horizontal
Embora seja uma das menos eficientes, a organização horizontal ainda tem sido usada por alguns varejistas. Ela consiste no enfileiramento de diferentes produtos nos níveis das prateleiras.
Desvantagens:
– Reduz o impacto visual;
– Dificulta a visualização dos produtos;
– As pessoas tendem a ver somente um nível do expositor.
4. Aleatória
Ao invés de atrair, a organização aleatória vai confundir o consumidor e proporcionar uma experiência ruim na hora da compra. Logo, é a pior forma de organizar os produtos, pois não atinge o público certo e pode até diminuir as vendas.
Sempre opte por uma organização estratégica das prateleiras, planejando um layout que promova sua lucratividade e facilite a localização do item procurado pelo cliente.
5. Organização por data sazonal
Em períodos festivos como Natal, Ano Novo, Páscoa, Dia das Mães, entre outras datas, pode explorar as prateleiras de forma especial dando destaque para produtos da época.
Além de dar destaque às mercadorias em alta, também pode investir na decoração temática para atrair os clientes e também influenciar na compra por impulso.
Dicas extras sobre organização das prateleiras de lojas
Agora que já sabe como organizar as prateleiras, é hora de colocar a mão na massa e planejar seu layout de forma estratégica.
Para você aproveitar ao máximo as prateleiras, é importante avaliar todo o ambiente da loja e os espaços disponíveis para cada tipo de prateleira.
Toda loja tem áreas bem estratégicas para instalar prateleiras. Esses locais são os ideais para exposição e maior visibilidade dos produtos de alto giro e/ou maior rentabilidade. São elas:
– Entrada de loja: considerada uma zona de transição é o espaço que mais recebe pessoas e, por isso, são ambientes mais usados para prateleiras com itens promocionais.
Por ser o primeiro contato do cliente, as prateleiras nessas áreas devem estar sempre organizadas e abastecidas.
– Área de pagamento: também recebe alto fluxo de pessoas diariamente e contam com prateleiras do tipo checkstand para aumentar as vendas por impulso.
– Corredores: são os locais distribuídos por categorias. Alguns deles são mais visitados pelos clientes e outros não. Nesses casos, algumas estratégias de ponta de gôndola ajudam a atrair os consumidores para as seções.
A organização das prateleiras é uma das principais etapas na construção do layout de loja e parte fundamental na exposição dos produtos. Isso sem falar na sua influência direta no volume de vendas e nas compras por impulso.
Para ter prateleiras organizadas e eficazes na atração do consumidor, deve primeiro atentar para o seu público-alvo. Ele vai determinar como cada nível da prateleira será organizado.
De acordo com o perfil do seu cliente, vai distribuir os produtos nos cinco níveis de prateleira: .
Mas lembre-se: não organize as prateleiras de forma aleatória!
O melhor jeito de organizar cada nível é usando a forma vertical, por produto ou em blocos, por marcas ou tipos de produtos. Isso vai garantir maior impacto visual, dar mais destaque para cada mercadoria e aumentar a visibilidade dos produtos.