Sabe aquele momento em que o cliente está na fila do caixa e é surpreendido por diversos itens de desejo na prateleira ao lado? É para esse tipo de estratégia que serve o uso do expositor check-stand: para chamar a atenção dos consumidores e gerar uma compra por impulso.
Para aproveitar os benefícios do expositor, é preciso conhecer bem sua estrutura, função e estratégias complementares que podem despertar maior interesse do cliente, potencializando assim suas vendas no momento do checkout.
Descubra neste artigo como tirar maior proveito do check-stand e alavancar as vendas!
- Introdução
- O que é Check Stand?
- Onde usar e quais produtos trabalhar no check stand
- Os melhores expositores para supermercado
- Como melhorar a exposição dos produtos
O que é e por que usar check-stand nos pontos de venda?
A melhor definição para check-stand é ilha de produtos, um tipo de expositor que fica instalado próximo à área do caixa para delimitar o checkout. Mas por que utilizar essa estrutura justamente na hora que o cliente está indo embora? Enquanto que nas demais gôndolas os produtos não necessários passam longe da visão do consumidor, no check-stand é justamente o contrário. Por minutos, os produtos ficam à vista do cliente atraindo completamente sua atenção e despertando nele o interesse pelo consumo.
Como todos os clientes precisam passar pelo caixa, o fluxo de pessoas nessa área é muito grande. Isso significa que muitas pessoas vão ter esse momento de atenção focada nos itens do check-stand. Além disso, cerca de 15% das compras no mercado é feita durante a espera na fila de pagamento.
Ao aguardar sua vez na fila, cerca de 40% dos consumidores interagem de alguma forma com os rótulos dos produtos de desejo expostos no caixa. Por ser um tipo de decisão com menor análise, muitos acabam levando o produto. Quando isso acontece, a venda é chamada de compra por impulso. Afinal, ele pegou um produto fora da lista pré-definida e, portanto, um item não necessário.
Por conta dessa eficácia na promoção das vendas, o check-stand é um tipo de estrutura presente em praticamente todo tipo de loja e serve para aumentar as vendas de produtos de desejo.
Descubra quais são os itens presentes nessa categoria e como montar seu mix para o check-stand!
Onde usar e que tipos de produtos trabalhar no expositor
O check-stand pode ser usado em diversos tipos de pontos comerciais, desde supermercados e lojas de conveniência, até farmácias, padarias e estabelecimentos de delivery. Em cada um desses locais, são expostos diferentes produtos conforme o público-alvo principal do comércio.
Como a maioria das decisões de compra na hora do checkout é feita por impulso, é preciso explorar os produtos mais atrativos, de desejo do consumidor e de venda rápida. Geralmente, esses itens não são tão necessários, mas também pode ter algum desse tipo para os casos de esquecimento do cliente.
Confira abaixo quais produtos explorar no check-stand supermercado:
- Chocolates e doces diversos: chocolates (em todas as variações: branco, meio amargo e ao leite), balas, chicletes, doces, biscoitos, salgadinhos, entre outros.
- Bebidas: sucos de caixinha, energéticos, refrigerantes e água, bebidas alcoólicas em geral.
- Presentes: a exemplo dos cartões de presente dos mais diversos serviços de streaming e aplicativo de transporte.
- Itens de papelaria: Pequenos cadernos, lápis, canetas, borrachas, agendas, notepad e acessórios de papelaria.
- Objetos e brinquedos infantis pequenos: bonecos, lápis para colorir, revistas para pinturas infantis, entre outros
- Alimentos prontos: Pequenas porções de comidas frescas, bolos, entre outros pratos.
- Itens necessários que podem ter sido esquecidos: utensílio para cozinha, lâminas de barbear, pilhas, fósforo, isqueiro, entre outros.
Os melhores expositores para check-stand supermercado
O check-stand possui uma estrutura geralmente composta por 3 a 4 bandejas ou cestos, sendo alguns modelos capazes de conter até 50 ganchos. Para garantir a boa sustentação dos produtos, sua capacidade de carga pode suportar até 30kg por bandeja ou cesto.
Os principais modelos ideais para uso nos supermercados são:
O check-stand prateleiraconta com até 4 prateleiras intermediárias, sendo uma a mais na parte superior com até 24 ganchos laterais para melhor exposição dos produtos.
Por fim, o modelo de check-stand ganchoé feito com matéria-prima de qualidade, estrutura robusta e design funcional, conta com painel canaletado que suporta os ganhos frontais e laterais, além das prateleiras no lado oposto ao gancho. Este modelo serve para garantir a praticidade na organização e melhor exposição dos produtos.
Todas essas variações são ideais para otimizar espaço e dar mais visibilidade aos produtos.
Como melhorar a exposição de produtos no check-stand
Além de definir os principais itens de venda rápida que serão expostos e escolher o modelo de check-stand, é preciso incrementar a estratégia com outras ações. São elas:
- Escolher produtos com boa margem de lucro para aumentar a rentabilidade da loja.
- Explorar ofertas e promoções . Pode incluir, por exemplo, vendas do tipo “Leve 3, pague 2”, marcações com desconto, ofertas de setores específicos.
- Tornar os preços mais convidativos, explorando a chamada psicologia dos preços, onde o uso do “99” nos centavos, como por exemplo R$7,99, gera no consumidor a sensação de pagar menos. Isso também ajuda na hora de promover a compra por impulso.
- Manter o check-stand sempre limpo, organizado e com as prateleiras bem abastecidas. Para isso, é bom criar uma escala interna para limpeza e reposição periódica dos produtos. Essa estratégia vai gerar uma boa impressão da loja.
- Explore os sentidos, sobretudo a visão e o tato. Exponha os produtos mais atrativos visualmente, que podem ser tocados e pouco risco de danificações.
Uma dica extra é: se as filas do caixa da loja formam um longo caminho à frente do caixa, tente preencher toda essa área com check-stands e explore diferentes tipos de produtos ao longo da fila. Mas lembre-se: eles precisam ser atrativos e de venda fácil.
Buscando atrair a atenção do consumidor para os produtos mais supérfluos, o check-stand é um tipo de expositor usado de forma estratégica para organizar os objetos de desejo próximos ao caixa e corredores das filas em lojas e supermercados. Seu uso em conjunto com estratégias promocionais e gatilhos sensoriais podem impactar positivamente as vendas dos supermercados.
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