Saber como expor produtos na loja é um dos primeiros passos para impulsionar suas vendas. Uma boa exposição atrai o olhar do cliente e desperta o interesse pela compra — inclusive de quem apenas passa em frente à loja.

Mas atenção, o contrário também é verdade!
Uma loja que descuida da exposição pode acabar desestimulando a compra dos produtos ou pior: perder vendas.
Se deseja vender mais e ainda melhorar a experiência de compra do seu cliente, este artigo é para você. Aqui vai aprender o jeito certo de expor produtos no layout da loja!
Como expor produtos na loja?
Boa visibilidade, layout voltado para a experiência de compra, expositores que destacam os produtos e elementos visuais atrativos são características indispensáveis para expor os produtos na loja. Essa combinação valoriza os itens expostos, despertando o interesse do cliente para a compra e, consequentemente, ajuda a impulsionar as vendas.
Além dessas estratégias, os lojistas devem seguir algumas regras básicas de visual merchandising no layout de loja:
1. Se um produto não é visto, não pode ser vendido
Boa visibilidade é um fator indispensável para a exposição de produtos. Ela facilita o processo de compra na loja e melhora a experiência do cliente.
Mas sabemos que expor todo o mix de produtos é algo bem desafiador para os lojistas!
Mesmo querendo manter tudo à mostra, o espaço físico limitado impede a ampla exposição dos itens. Por isso, antes de expor os produtos, é essencial definir as principais linhas de mercadorias e planejar bem a distribuição delas no ambiente. Essa setorização vai otimizar o layout, tornando a exposição mais atrativa.

E mais, esse posicionamento estratégico ajuda a impulsionar a venda de outros itens complementares expostos próximos a ele. Ou seja, mais chances de aumentar as vendas!
2. Fuja do paradoxo da escolha
Um estudo realizado pelos psicólogos norte-americanos Mark Lepper e Sheena Iyengar, revelou um dado importante sobre a grande variedade de itens expostos numa prateleira.
Eles montaram ilhas de produtos, algumas com muita variedade de produtos e outras com poucas opções. Aquelas que tinham mais variedade, atraíram mais pessoas. Porém, vendiam muito menos (apenas 3%).

Aqui fica uma lição: se você deseja vender mais, limite o número de opções de produto.
Assim como muitos de nós passeamos pelo vasto catálogo da NETFLIX e acabamos desistindo de ver o filme/série, às vezes o cliente também desiste da compra ao ver tantas opções à sua frente.
Esse fenômeno foi estudado pelo Barry Shwartz e resultou no livro “Paradoxo da Escolha”. Na obra, Barry mostra que o excesso de opções gera nas pessoas desconforto e muita ansiedade pela escolha. Com isso, as pessoas acabam “sofrendo ansiedade” com a tomada de decisão. Esse sentimento pode gerar desistência ou adiamento da compra.
Agora imagine: o cliente chega na sua loja buscando uma experiência de compra prazerosa e acaba tendo um momento de “ansiedade”. O que vai acontecer?
Além de prejudicar as vendas, talvez o cliente não retorne mais à loja!
E mais, manter muitos produtos em conjunto transmite a imagem de preço barato e qualidade inferior – estratégia comum em lojas de produtos da China, do Brás, entre outros. Essa baixa percepção de valor atrai o cliente errado, impactando nas vendas.
Se quer vender mais e fidelizar seus clientes, fuja do paradoxo da escolha. Deixe à mostra opções mais atrativas para o perfil do seu cliente.
3. Segmentar o mix estrategicamente
Você já sabe: produto que não é visto, não é comprado. Mas também já entendeu que exagerar na variedade pode confundir o cliente e prejudicar as vendas.
Então surge a dúvida: como expor produtos na loja de forma eficiente?
A resposta está na segmentação estratégica do mix. Isso significa encontrar o equilíbrio ideal — sem esconder demais os produtos, mas também sem deixá-los bagunçados ou excessivamente expostos.
O segredo está em organizar o mix por critérios visuais e comerciais, como: cor, categoria, faixa de preço ou tamanho. Dessa forma, o layout da loja se torna mais agradável, intuitivo e funcional.
Veja este exemplo: imagine dois expositores com os mesmos itens. Um deles está bem agrupado por categorias e cores, o outro parece aleatório e visualmente confuso. Qual deles passa mais credibilidade e convida à compra?

Essa organização visual, além de melhorar a experiência do cliente, é parte essencial da hierarquia visual — que veremos no próximo tópico.
Para segmentar corretamente, analise o comportamento do seu público-alvo. Quais produtos ele mais busca? Quais despertam desejo? Use essa informação para criar um layout que destaque o que realmente importa e ajude o consumidor a tomar decisões com mais facilidade.
4. Manter a Hierarquia visual
A Hierarquia visual é uma técnica aplicada em diversos segmentos para organizar elementos por ordem de importância. No varejo, a estratégia é usada para mesclar diferentes layouts na exposição dos produtos, evitando que itens diversificados sejam expostos da mesma maneira, sem qualquer destaque atrativo.
Por meio da hierarquia visual permite combinar variadas mercadorias em um mesmo expositor, mantendo o layout de loja harmônico e convidativo.
Como aplicar a hierarquia visual no layout de loja?
Para aplicar a hierarquia visual na loja, toda organização de produtos deve ser feita a partir da relevância de cada item sobre os demais. Para isso, pode usar técnicas de exposição separando os produtos por:
- produtos premium;
- itens em promoção ou ofertas do dia;
- peças favoritas ou da estação (varejo de moda);
- categorias complementares (Cross Merchandising);
Essas classificações ajudam a montar uma exposição, evitando aquela organização padrão e uniforme nas prateleiras.
Mas lembre-se: nada de exagerar!
Na hierarquia visual, continue cumprindo as regras básicas para uma boa exposição:
- Ser minimalista na variedade de itens expostos.
- Fazer a pré-seleção dos produtos, conforme a jornada de compra.
- Destacar os itens de forma simples e prática.
- Se preciso, utilizar banners e cartazes para destacar ofertas.
Isso vai te ajudar a manter uma sequência lógica e visualmente atrativa, sem comprometer a visibilidade de outras seções. Além disso, vai tornar o ambiente mais convidativo para o cliente.
5. Crie um ambiente bonito e aconchegante para expor produtos na loja
Por fim, mas não menos importante: monte um layout que seja, ao mesmo tempo, aconchegante e impactante visualmente.
Uma loja bonita e atrativa faz toda diferença na percepção do cliente, influenciando no seu interesse de visitar a loja. Mais do que uma loja organizada, monte um ambiente que encante o cliente e o faça sentir bem à vontade.
Para entender melhor, considere os dois exemplos abaixo e responda: qual dessas lojas é mais atrativa?

Percebeu como o agrupamento de peças por cores e com diferentes tipos de expositores fez toda diferença na estética da segunda loja?
Essa combinação de estilos de exposição foi possível graças aos variados modelos de expositores usados na loja. Essa estratégia é muito comum em ambientes que precisam otimizar o espaço e deixar o layout mais versátil.
Se quiser também pode explorar isso na sua loja, usando prateleiras, colmeias, nichos e outros expositores versáteis. Assim vai ter mais liberdade para renovar o layout, mantendo o layout sempre harmônico e atrativo.
Pronto! Agora já sabe como expor produtos na loja!
Lembre-se que na montagem do layout de loja, o principal objetivo é apresentar os produtos de modo atrativo, facilitando o processo de compra do cliente.
Mantenha os produtos bem expostos, sem poluir visualmente, segmente o mix de forma estratégica, mantenha a hierarquia visual e deixe tudo bem bonito e aconchegante para receber o cliente.
Faça essas mudanças e me conte depois como foi o resultado.
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