O investimento no layout de loja é uma das estratégias mais eficazes para atrair clientes e aumentar o volume de vendas. Quanto mais convidativo ele for, mais positivo será o impacto nos resultados do negócio. Porém, a maioria dos varejistas tem deixado a desejar nesse aspecto!
Para construir um bom layout no ponto de venda, é importante conhecer e aplicar todas as estratégias de Visual Merchandising. A técnica ajuda na valorização e destaque dos produtos da loja, através da combinação de técnicas de design, marketing e arquitetura. Dessa forma, o aspecto visual fica mais atraente, a experiência de compra mais agradável e, claro, o cliente se sente mais inclinado a consumir.
Mas como melhorar o layout e aumentar as vendas?
Confira neste artigo as principais formas de aplicar o Visual Merchandising e os melhores modelos de expositores para usar na sua loja!
- Introdução;
- Layout de loja: porque e como investir no aspecto visual da loja;
- 1- Caprichar na aparência externa – Fachadas e Vitrines;
- 2- Escolher o melhor layout da planta, de acordo com seu espaço físico;
- 3- Explorar fatores sensoriais;
- 4- Utilizar displays internos e expositores;
- 5- Aplique a técnica de Cross Merchandising na loja;
- Principais diferenças entre os tipos de expositores para layout de loja;
- Como decorar as lojas com móveis de madeira e atrair mais clientes.
Layout de loja: porque e como investir no aspecto visual da loja
O layout de loja engloba todos os espaços físicos usados para exposição dos produtos, desde a fachada até o caixa de atendimento. Ele inclui tanto a parte de decoração, quanto iluminação, organização e sonorização do ambiente. A forma de combinar esses elementos pode tanto atrair quanto afastar o cliente da sua loja.
Mas será que todos os varejistas sabem disso?! Provavelmente, não!
Poucos lojistas investem realmente no visual da loja e com um pensamento estratégico. O que eles talvez não saibam é que, mesmo com todo crescimento do e-commerce, 70% das decisões de compra ainda são tomadas no ponto de venda e em frente às gondolas. Por isso, quanto maior o investimento no visual da loja, maior o potencial de vendas.
Entre as principais vantagens do bom layout de loja, estão:
– Mais autoridade para a marca
– Aumento no volume de vendas
– Experiência de consumo positiva
– Diferenciação da concorrência local
– Maior atração e retenção de clientes
– Sentimento de confiança e segurança por parte do consumidor
Para alcançar esses resultados, não basta apenas pensar numa simples disposição de produtos. É necessário explorar todas as técnicas de Visual Merchandising para montar um layout estratégico, que vai atrair o consumidor, promover uma boa experiência na loja e favorecer a venda.
Dentro desse conceito de Visual Merchandising (VM), o mais importante é a experiencia do consumidor. Afinal, quanto mais agradável ela for, mais tempo ele vai permanecer comprando na loja. Por isso, o VM busca combinar diferentes elementos da arquitetura, decoração e exposição de produtos para promover o ambiente mais confortável e atraente ao consumidor.
Entre todas as estratégias usadas no Visual Merchandising para melhorar o layout de loja, cinco são imprescindíveis para qualquer tipo de negócio:
1- Caprichar na aparência externa – Fachadas e Vitrines
A partir daquilo que o consumidor enxerga, a primeira decisão já é tomada: entrar ou não na loja. Este interesse inicial é determinante para o sucesso do negócio. Se a aparência externa não for convidativa, poucas pessoas vão entrar e, consequentemente, suas vendas não serão expressivas.
Por isso, é fundamental planejar o aspecto visual externo, de modo que comunique a identidade do negócio sem esquecer dos elementos atraentes para o consumidor.
2- Escolher o melhor layout da planta, de acordo com seu espaço físico
Cada ambiente tem uma arquitetura diferente que serve como guia para o consumidor andar na loja. Alguns contam com uma organização de expositores de forma retangular e com divisão por sessões, outros contam com espaços mais livres e estrutura descontraída.
Esses layouts de planta estabelecem a disposição dos produtos na loja, mostrando como será o “desenho” da loja e a forma de circulação das pessoas. No Visual Merchandising, quanto mais espaços vazios, melhor para a ampla movimentação dos clientes.
3- Explorar fatores sensoriais
Por essência, o visual merchandising considera a visão como sentido principal a ser explorado. Mas ele não é o único!
Dentro do conceito de Brand sense, diferentes estímulos são usados aos sentidos corporais para promover uma experiência marcante do cliente com as marcas. Isso significa dizer que, além da visão, outros sentidos como audição, olfato, paladar e tato devem servem como gatilho de consumo. Bons exemplos para aplicar estímulos sensoriais são: iluminação mais aconchegante, playlists montadas para a loja, perfumes para determinados ambientes, rótulos de produtos bem elaborados, etc.
4- Utilizar displays internos e expositores
Essas peças são estruturas usadas para destacar produtos e otimizar o espaço no ponto de venda. Geralmente são produzidas em acrílico, poliestireno ou madeira, sendo os modelos de madeira melhores, sobretudo pela estética mais convidativa, aconchegante e moderna.
O uso de displays e expositores nas lojas e supermercados torna os ambientes mais funcionais e organizados, o que facilita a visualização por parte do cliente e promove uma experiência de consumo mais agradável.
Investir em bons displays e expositores de alto padrão é fundamental para atrair os clientes.
5- Aplique a técnica de Cross Merchandising na loja
Assim como o investimento em expositores é importante, a forma de organização dos produtos também é fundamental. Uma técnica muito usada no visual merchandising é a Cross Merchandising, que explora a exposição cruzada dos produtos de acordo com a relação que possuem.
Nesses casos, os expositores de pães integrais, por exemplo, terão por perto expositores com itens complementares como queijo e manteiga.
O principal objetivo dessa estratégia é cruzar produtos semelhantes, despertando o interesse do consumidor ou até mesmo lembrando da necessidade de compra. Isso gera um aumento de venda dos produtos adicionais e no lucro das vendas.
Além de melhorar as vendas, todas essas estratégias impactam diretamente na experiência do cliente, tornando o momento da compra mais agradável.
Agora que já sabe como melhorar o layout de loja, chegou a hora de escolher os modelos de expositores que podem promover esses resultados de Visual Merchandising.
Principais diferenças entre os tipos de expositores para layout de loja
Cada ambiente da loja pede um tipo de expositor diferente. Afinal, cada área conta com um objetivo específico na jornada de compra do cliente.
Entre os expositores disponíveis para layout de loja, os modelos mais usados são para:
Expositores Frente de loja:
Promove uma recepção mais harmoniosa para os clientes, mantendo a organização do ambiente mais elegante. Os expositores frente de loja também garante mais funcionalidade com estruturas de guarda-volumes, balcões de atendimento, entre outros apoios operacionais.
Expositores para vitrine:
Eles exercem um papel muito importante na atração do cliente, pois é o primeiro contato feito com o produto. Por isso, são instalados sempre na frente da loja ou de setores para dar mais visibilidade aos produtos e chamar atenção dos consumidores que passam do lado de fora.
Para atender às diversas vitrines, seus modelos contam com diversos formatos, cores e tamanhos, podendo ser usados tanto em supermercados e padarias, quanto em lojas de calçados, acessórios, eletrônicos e roupas.
Corredor:
Esse tipo de expositor é mais comum em supermercados e grandes lojas. São bem conhecidas como gôndolas, um tipo de prateleira que forma corredores no espaço e permite que os compradores caminhem pela loja e escolham as mercadorias. É um item muito comum no varejo e fundamental para as estratégias de visual merchandising.
Expositor central:
Como o nome indica, eles ficam localizados na parte central das lojas, dando mais acessibilidade aos produtos por todos os lados. Eles são projetados para facilitar a circulação dos clientes nos espaços e melhorar a visualização dos produtos. Entre os modelos disponíveis no mercado, os expositores da MUTT são mais indicados para quem busca excelência em design, funcionalidade e acabamento.
Esse modelo é uma ótima opção para aplicar a técnica de Cross merchandising e aumentar a venda de produtos adicionais.
Expositor lateral:
Os modelos laterais servem para dar ao consumidor uma visão panorâmica dos produtos. Além de proporciona ampla visualização, também permite a organização dos itens por seções, otimizando ainda mais o tempo do cliente na hora da compra. Sua instalação costuma ser feita em espaços como paredes de loja ou colunas.
Como decorar as lojas com móveis de madeira e atrair mais clientes
Como você já sabe, o investimento em bons expositores atrai clientes para visitar a loja. Mas para que isso aconteça é importante escolher modelos com estrutura de alto padrão e fabricadas em madeira. Elas peças contam com estética visual mais moderna e aconchegante, além da estrutura de alto padrão mais funcional.
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A maioria dos clientes que entram numa loja, antes é cativada pela aparência das fachadas e vitrines. Se uma empresa que não investe no layout de loja, pode acabar perdendo espaço no mercado e ficar para trás da concorrência. Mas não é apenas a parte externa que importa, todo a decoração e organização interna são imprescindíveis.
Os varejistas que desejam melhorar as vendas do negócio precisam aplicar as estratégias de Visual Merchandising, usar expositores de boa qualidade e com alto padrão, para assim gerar uma experiência de consumo marcante para os clientes.
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