Ponta de gôndola no merchandising é um tipo de móvel para layout de loja que ajuda a impulsionar as vendas de produtos com alta margem, em promoção ou com pouca saída.
Além disso, a exposição estratégica promovida por esse tipo de expositor promove melhor experiência de compra ao consumidor, facilitando a fidelização do cliente.
Aqui você vai aprender as dicas mais importantes para organizar as pontas de gôndolas de forma lucrativa.
O que são pontas de gôndola?
A ponta de gôndola é uma seção extra que fica instalada no final dos corredores da loja, buscando destacar determinados produtos no PDV e, assim, gerar mais rentabilidade para a loja. Esse ponto adicional é muito importante, pois garante mais visibilidade às mercadorias e, consequentemente, impulsiona as vendas.
Nos supermercados e empórios, a ponta de gôndola, por exemplo, costuma ser usada para expor promoções dos encartes, biscoitos, bebidas, enlatados, entre outros. Além disso, promove mais praticidade para os consumidores escolherem produtos.
Os principais benefícios de usar a ponta de gôndola são:
– Impulsionamento de produtos de margem alta e de baixo giro.
– Mais destaque para mercadorias dentro do PDV.
– Melhor experiência de compra para os clientes.
– Alto potencial para ampliar a rentabilidade.
– Agilidade no processo de compra.
Para alcançar todas essas vantagens, a montagem da ponta de gôndola precisa ser estratégica e otimizada, portanto os produtos devem estar bem distribuídos e posicionados corretamente, além de outras boas práticas recomendadas.
Confira abaixo as principais dicas para ter bons resultados no seu negócio!
Dicas para usar as pontas de gôndola
Para os lojistas que desejam aproveitar ao máximo o potencial deste expositor, três dicas para usar as pontas de gôndola são essenciais:
1. Posicionar a ponta de gôndola com foco na rentabilidade
2. Selecionar poucos itens para expor na gôndola
3. Organizar estrategicamente os produtos
Posicionar a ponta de gôndola com foco na rentabilidade
Você já deve saber que toda loja tem as chamadas zonas frias e quentes. Elas determinam as áreas com maior e menor circulação de pessoas.
Por exemplo, espaços como fundo e cantos de loja, ou até mesmo o checkout, são áreas mais movimentadas, por isso, são chamadas zonas quentes. Já as áreas menos frequentadas são chamadas zonas frias.
Por isso, na hora de escolher as áreas para instalação das pontas de gôndola, é preciso pensar quais zonas são mais rentáveis e podem impulsionar as vendas.
Que tipo de produto expor na ponta de gôndola em cada zona da loja?
Para aproveitar o potencial das zonas quentes, o ideal é escolher produtos com boa margem. No entanto, ao abordar as zonas frias, a estratégia muda para expor mercadorias de alta procura, preferencialmente destacadas em promoções nos encartes, mesmo que apresentem margens mais baixas
Com essa estratégia, a área menos movimentada receberá mais visitas, impulsionando a venda de outros produtos. Já as zonas quentes, utilizam o alto fluxo de pessoas para gerar mais lucratividade.
O que deve ter na Ponta de Gôndola em cada zonas da loja | |
Zona Quente | Zona Fria |
2 a 3 produtos correlacionados entre si; Produtos de alta margem | 2 a 3 produtos correlacionados entre si; Mercadorias em promoção nos encartes; Itens com margem mais baixa. |
Dessa forma, a ponta de gôndola nas zonas quentes potencializa a rentabilidade e a zona fria impulsiona produtos de baixo ticket.
Selecionar poucos produtos para as pontas de gôndolas
Os produtos que devem ser expostos na ponta de gôndola são aqueles que o lojista deseja promover a venda, que estão em promoção ou possuem margem alta. Mas dizer isso, não significa que deve encher o expositor com uma grande variedade de mercadorias.
Como a ponta de gôndola promove um grande destaque, muitos lojistas acabam colocando vários produtos para aproveitar a visibilidade. Porém, essa estratégia é prejudicial para as vendas.
A alta variedade de produtos acaba não destacando nenhum, eliminando assim a função principal da ponta de gôndola!
O ideal é expor no máximo três tipos de produtos, contudo eles precisam estar correlacionados entre si e um deve ter uma margem de lucro alta. Esta simples mudança estratégica pode aumentar mais de 40% o ticket médio.
Evitar o acúmulo de mercadorias na ponta de gôndola pode gerar mais rentabilidade aos negócios, tornando o planejamento fundamental para o negócio.
Organizar estrategicamente os produtos
Trabalhar com ponta de gôndola significa pensar estrategicamente o impulsionamento das vendas. Por isso, a organização e exposição dos produtos devem ser planejadas por pessoas que conhecem o perfil da loja e do cliente.
Conhecendo bem o fluxo no PDV, o gestor do negócio ou gerente da loja vai saber quais produtos podem gerar maior rentabilidade em cada área da loja.
Além de entender o funcionamento da ponta de gôndola nas zonas quentes e frias, é preciso selecionar as mercadorias certas para cada espaço. Elas precisam atender a algum dos seguintes requisitos:
· Ter relação direta ou complementar com os itens expostos nos corredores;
· Estar em promoção e aparecer no encarte da loja;
· Ter um dos melhores preços do mercado;
· Combinar entre si.
Considerando esses requisitos, uma ponta de gôndola instalada para expor café deve estar em um corredor de café ou em uma seção complementar, tais como, biscoitos e commodities não perecíveis. Também é possível mesclar produtos de uma mesma marca, ainda que não sejam complementares.
Essas diferentes combinações vão promover tanto o cross merchandising quanto garantir mais rentabilidade.
Erros que deve evitar ao trabalhar pontas de gôndola
Mesmo sendo de fácil montagem, alguns lojistas ainda cometem erros na hora de estruturar a ponta de gôndola. A seguir, listamos quais são os principais erros que deve evitar.
1. Não montar o planejamento do layout da loja
Antes de instalar a ponta de gôndola, já deve existir um plano para o layout do PDV. Neste estudo, entenderá melhor como cada equipamento, expositor e produto deve estar posicionado. A partir disso, podemos identificar as chamadas zonas quentes e frias, determinando quais produtos expor em cada ponta de gôndola
2. Expor os produtos sem estratégia
Muitos lojistas escolhem aleatoriamente mercadorias de diferentes categorias e em promoção para colocar na ponta de gôndola. Contudo, muitas vezes elas não têm qualquer correlação entre si e nem estão associadas à seção do corredor.
Para ter sucesso nas vendas, é importante seguir as dicas que ensinamos anteriormente. Priorize itens iguais ou complementares à seção mais próxima.
3. Não cuidar da estética na exposição dos produtos
O aspecto visual é uma das primeiras coisas que o consumidor observa. Por isso, manter uma estética atrativa é fundamental para cativar o cliente que passe pela ponta da gôndola.
4. Usar expositores comuns
Alguns lojistas usam qualquer tipo de expositor para ocupar a área da ponta de gôndola. Mas eles esquecem que nem todos os móveis desempenham essa função. Existem características específicas presentes apenas na ponta de gôndola.
Móveis utilizados para ponta de gôndola e sua importância no layout de loja
Os móveis utilizados para ponta de gôndola têm características específicas que a diferenciam dos demais expositores.
A ponta de gôndola tem um estilo mais tradicional, sendo projetada com foco na funcionalidade e praticidade operacional. Sua fabricação é feita com materiais resistentes (madeira, metal ou aço) e o acabamento tem design mais simples. Alguns modelos personalizados contam com acabamento mais sofisticado, tornando a estética ainda mais atrativa.
Outra característica notável é a alta resistência a cargas. Além disso, a ponta de gôndola é projetada para garantir a boa exposição dos itens destacados, assegurando o armazenamento de grandes volumes sem comprometer a segurança e estética do ambiente.
A instalação da ponta de gôndola no PDV facilita a identificação pelos clientes dos produtos de maior destaque, podendo aumentar as vendas.
Na MUTT, a ponta de gôndola é projetada para atender às necessidades do PDV e promover mais lucratividade às lojas e supermercados. São vários modelos disponíveis para diferentes segmentos do mercado.
Agora que você já sabe como usar a ponta de gôndola, conheça nosso catálogo e descubra o melhor modelo para sua loja.