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Espaço Instagramável: como essa prática ajuda na divulgação do seu negócio

  • fevereiro 22, 2023
  • Conteúdo criado por Humano
5/5 (1)
Capa espaço instagramável

Quando o espaço instagramável é planejado dentro da loja, os varejistas conseguem fazer a divulgação espontânea do negócio, sem grandes investimentos em campanhas publicitárias ou anúncios. Quem se torna o principal propagandista da marca é o cliente.

O conceito de loja Instagramável engloba estratégias de layout que cativam o cliente, deixando-o à vontade no PDV. Eles se sentem tão encantados e livres a curtir o ambiente, que acabam fotografando e filmando a visita para compartilhar esse momento nas redes sociais. Assim, automaticamente, o negócio é divulgado para outras pessoas.

Com essa estratégia, as chances da sua empresa bombar nas redes é muito maior!

Quer descobrir como isso é possível?

No artigo de hoje, você vai entender o que é um espaço instagramável na loja, e a importância desse conceito no PDV.

Espaço instagramável: origem, conceito e principais tendências

Nos últimos anos, o marketing de influência e o número de instagrammers, ou os chamados influenciadores do Instagram, têm crescido bastante. Eles têm uma enorme capacidade de despertar o interesse de outras pessoas pelo seu estilo de vida e experiências.

Dessa forma, qualquer foto que os instagrammers publicam sempre despertam a curiosidade e o interesse de seus seguidores. Mas não é somente a influência deles que atrai a atenção das pessoas. O lugar e a forma de fazer o registro fazem toda diferença!

Geralmente, essas fotos são feitas em ambientes interessantes, com decoração criativa, iluminação e, claro, no ângulo perfeito. Quando esses ambientes se tornam o cenário perfeito para os registros, cativam a atenção e interesse de outras pessoas, levando-as a fazerem o mesmo.

exemplos-de-espaço-instagramavel-na-loja

Foi assim que o conceito instagramável se espalhou e hoje ele já “está na boca do povo” e qualquer pessoa pode fazer algo instagramável!

Você deve estar pensando: “mas o que minha loja tem a ver com isso?”.

Nos últimos anos, o conceito de loja instagramável tem crescido entre varejistas como estratégia de diferenciação da concorrência e atração de clientes. Por isso, esse tema deve integrar as tendências do PDV e movimentar ainda mais o segmento varejista!

O que é decoração instagramável?

É um tipo de layout construído em ambientes residenciais ou comerciais de forma criativa, que estimula no cliente o desejo de curtir o local e de registrar fotos e/ou para compartilhar nas redes sociais.

No caso das lojas, a decoração instagramável atrai clientes para fotografar a si mesmo ou os produtos e depois publicar nas redes sociais.

Como tudo que é instagramável é compartilhado no Instagram, esse conceito também representa uma excelente ferramenta de marketing. Afinal, cada publicação espontânea dos clientes divulga a loja em uma das maiores redes sociais do momento.

Exemplo de decoração instagramável no ambiente de loja.

No Brasil, o Instagram é a 3ª rede social mais usada, com cerca de 122 milhões de usuários em 2022, sendo que a maioria deles utiliza a rede para buscar novos produtos e serviços. Quanto mais instagramável uma decoração, maiores as chances dela “bombar” nas redes e da sua loja alcançar mais pessoas.

Mas para isso acontecer, é preciso construir um espaço que seja de fato atrativo para as pessoas. Ele deve servir como o cenário perfeito para as fotos que serão publicadas nos perfis do Instagram, mas também promover experiências marcantes no PDV.

No conceito de loja instagramável, o layout de loja e experiência de compra se misturam!

O espaço instagramável deve ser visualmente interessante, proporcionar uma boa experiência e ter um alto potencial de engajamento nas redes sociais. Algumas soluções que os varejistas podem usar para gerar esses resultados são: layout com elementos atrativos ao público-alvo, decoração bem caprichada com a identidade da marca ou painéis instagramáveis.

O que é painel instagramável?

É um espaço criado para despertar o desejo dos clientes de tirar fotos ou fazer vídeos. Ele serve como um fundo de fotos para os clientes tirarem suas fotos para o Instagram.

Por simples e prático, é a solução perfeita para pequenos varejistas que desejam construir espaços instagramáveis atrativos, mas sem gastar muito.

Exemplo de painéis instagramáveis

Para construí-los você pode reservar uma pequena área da loja e decorar com elementos criativos que representam sua marca e despertem o interesse do seu público. Algumas dicas que podem ajudar são:

– Utilize cores atrativas, pensando na composição fotográficas;

– Acrescente elementos que remetam ao universo do seu segmento;

– Utilize elementos naturais (plantas, móveis em madeira, artesanatos, etc.);

– Inclua frases motivacionais ou slogan do negócio.

– Trabalhe bem a iluminação;

– Explore ao máximo sua criatividade!

Qual a importância da loja instagramável?

Ao proporcionar um ambiente agradável e instagramável, mais consumidores são atraídos para o seu negócio através da publicação de outros clientes. Dessa forma, os espaços instagramáveis são importantes ferramentas de propaganda para a loja.

Quando os clientes visitam ambientes bonitos, criativos e acolhedores, se sentem à vontade para fazer fotos e vídeos e divulgar em suas redes sociais. Essas publicações se tornam conteúdo de divulgação para sua loja e isso tende a atrair mais consumidores para visitar o espaço.

As principais vantagens do ambiente instagramável são:

– Experiência de compra marcante para o cliente

– Potencialização do alcance orgânico de pessoas

– Maior divulgação espontânea e gratuita

– Aumento da autoridade, reconhecimento de marca e da recomendação social

Porque ter um espaço instagramável?

Diversos lojistas investem alto em anúncios no Instagram, buscando atrair clientes para o negócio e assim conseguir vender mais.

Segundo dados da Hootsuite:

·         1,1 bilhão de pessoas utilizam o Instagram a cada mês e a taxa de interação atinge cerca de 2,2%, bem acima do Facebook (0,22%);

·         Cerca de 25 milhões das contas ativas enquadram-se como perfis de empresas;

·         Em torno de 80% dos usuários seguem um perfil comercial;

·         Os usuários que buscam o Instagram para conhecer produtos atinge cerca de 60%;

·         Do total, 75% decidem sobre o item de compra a partir da interação com a rede.

Por todos esses motivos, o investimento nessa rede social é imprescindível!

Quando os varejistas promovem um espaço instagramável o custo com anúncios pode ser reduzido e a estratégia de conteúdo se torna mais eficaz.

À medida que os clientes divulgam fotos e vídeos no espaço, a divulgação espontânea e a recomendação social são os primeiros resultados gerados.

Além disso, se o espaço for bem criativo e mais do que uma foto bonita, proporcionar experiências, as postagens podem até viralizar nas redes, ampliando ainda mais o alcance.

Enquanto seu cliente aproveita toda decoração instagramável para criar conteúdo para a rede social dele, sua marca ganha mais visibilidade e aumenta o alcance orgânico na principal plataforma de interação social do momento.

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