O expositor para loja é muito mais do que uma peça para organizar itens no PDV. Ele é, e sempre foi, uma das estratégias de venda mais eficazes para atrair o cliente até o ponto físico.
E mais…
Pesquisas apontam que 70% das decisões de compra são tomadas justamente diante de expositores. Por isso, investir em bons expositores não é luxo ou sinônimo de loja cara. Pelo contrário, é item de sobrevivência para os varejistas que querem aumentar as vendas e ver o negócio crescer.
Mas atenção, antes de escolher os expositores, os lojistas precisam estar por dentro das principais especificações dos expositores. Caso negligencie essas recomendações, transtornos futuros podem ocorrer após a compra.
Confira neste artigo os principais requisitos para um bom expositor de produto e faça a escolha correta.
- Introdução
- O que não pode faltar em um bom expositor de produtos
- Todo expositor precisa ter um layout clean que valorize mais o produto
- O material usado na fabricação do expositor precisa ser de qualidade, para garantir a boa durabilidade da peça.
- Os expositores devem ter alta capacidade de resistência a cargas e intempéries
- Na hora da escolha, precisa considerar os recursos adicionais que atribuem mais estilo aos ambientes e aumentam o tempo de vida útil do expositor de produtos
- É importante que os diferentes expositores atendam a especificações básicas de uso
- Como solicitar orçamentos de expositores: checklist com os principais itens
O que não pode faltar em um bom expositor para loja
Talvez você não saiba, mas para cada tipo de mercadoria, existe um modelo de expositor específico. Do mesmo modo, cada nicho de mercado também precisa de um expositor diferente. Por exemplo, os expositores usados para pães não são os mesmos para iogurte, assim como o expositor para lojas de bijuterias não é igual ao de supermercados.
Mesmo com essa diferenciação de segmento, cinco elementos não podem faltar em qualquer expositor de produtos, seja qual for a área ou tipo de item comercializado. São eles:
1. Todo expositor para loja precisa ter um layout clean que valorize mais o produto
Sabemos que o layout do expositor deve combinar com a decoração do espaço e compor um ambiente atrativo para o consumidor. Porém, esse aspecto estético não pode sobrepor o protagonismo do produto. Os expositores precisam ser modernos, mas sem ofuscar a visibilidade dos produtos; eles devem ser somente o lindo palco para que o produto possa brilhar.
Quando se trata da organização das lojas, o bom móvel é aquele que sabe vender. Por isso, os expositores não devem chamar mais atenção que os produtos. Precisam ser minimalistas e com o toque certo de elegância e modernidade.
Os melhores modelos para essa função são os expositores de madeira, que carregam a dose certa de beleza e funcionalidade. Essa combinação é a fórmula perfeita para manter o produto destacado na loja e promover um ambiente agradável ao consumidor.
2. O material usado na fabricação do expositor precisa ser de qualidade, para garantir a boa durabilidade da peça.
Uma reclamação recorrente dos lojistas que adquirem expositores de baixa qualidade é sobre o pouco tempo de vida útil da peça. Estruturas desse tipo se desgastam facilmente e suas partes se soltam ou quebram rapidamente. Isso exige que o lojista sempre tenha que mobilizar uma equipe para retirar o móvel da loja e substituir por outro.
O ideal é que você escolha modelos fabricados com MDF ou MDP de qualidade, de alto padrão e feitos numa estrutura rígida que auxilie na sustentação e durabilidade da peça.
O expositor para loja quando mal projetado pode fazer as prateleiras empenarem, gerando vários prejuízos posteriormente.
3. Os expositores para loja devem ter alta capacidade de resistência a cargas e intempéries
O dia a dia das do varejo é bem intenso. Em 24 horas, dezenas de pessoas costumam circular por lojas e supermercados, seja para fazer compras ou trabalhar. Imagine essas cenas:
Entre o vai e vem de pessoas nas lojas e mercados, algumas estão pegando produtos nas prateleiras, outras estão devolvendo de forma brusca os itens nos expositores, algumas crianças tentam subir nessas estruturas, os funcionários tentam repor os produtos fazendo limpeza e reorganização …
Conseguiu imaginar?!
É por causa dessas e de muitas situações que os expositores precisam ter boa resistência. Estruturas assim, capazes de resistir a grandes impactos, são fabricadas somente por empresas como a MUTT. Marcas como a nossa projetam os expositores com alto padrão de qualidade, design industrial moderno e com todas as características funcionais que ele precisa.
Os expositores fabricados por marceneiros, por exemplo, não são capazes de conter esse tipo de impacto. Ainda que eles sejam muito usados em pequenos comércios, são similares ao do móvel doméstico e não se aplicam ao contexto varejistas. É um tipo de estrutura que desconsidera completamente as características de usabilidade da rotina de uma loja.
Escolha expositores que são produzidos especificamente para o contexto lojista. Com certeza isso vai atrair muito mais clientes e reduzir despesas operacionais.
4. Na hora da escolha, precisa considerar os recursos adicionais que atribuem mais estilo aos ambientes e aumentam o tempo de vida útil do expositor para loja
O primeiro item adicional em alguns expositores é o para-choque bate carrinho.
Semelhante à figura abaixo, ele é uma estrutura com aparato de borracha que evita o “choque físico” com o carrinho de compra usados por clientes e com os carrinhos de cargas manipulados por entregadores e repositores de produtos. Dessa forma, o para choque bate carrinho, protege os expositores de danificações e arranhões na estrutura.
Algumas marcas de expositores, a exemplo da MUTT, possuem esses para-choques em todos os níveis de exposição. Outras fabricantes de móveis comuns, normalmente usam “fita de borda” no lugar do para-choque. O problema é que essa fita não tem boa resistência e dura pouco mais de 1 mês em lojas maiores e com fluxo grande de pessoas.
Nas lojas menores, aquelas bem apertadas, o para choque continua sendo o ideal, pois evita os desgastes da primeira prateleira, geralmente danificada pelo contato do pé do cliente na estrutura.
Seja em ambientes maiores ou menores, optar por expositores para choque vai proteger o móvel e evita o aumento dos custos operacionais. Além disso, o ambiente da loja fica mais aconchegante e atrativo com esse detalhe nos móveis, fazendo o consumidor se sentir mais confortável e consumir mais.
Outro recurso adicional muito importante nos expositores é a ergonomia do móvel de loja. A estrutura precisa ter boa acessibilidade e facilitar o alcance dos produtos nas prateleiras , seja para reposição dos itens ou escolha do produto pelo cliente
No exemplo ao lado, o expositor proporciona uma inclinação que auxilia a visibilidade do produto, ou seja, promove a ergonomia visual e auxilia na reposição pela parte traseira.
Além de ergonômicos e práticos, os expositores também precisam ser ajustáveis. Esse expositor pratik, mostrado na figura abaixo, por exemplo, possui um fundo regulável que permite tanto a redução da altura se houver mais produtos para serem armazenados, quanto a elevação caso precise expor menos produtos. Em ambos os casos, o expositor sempre vai parecer cheio.
5. É importante que os diferentes expositores atendam a especificações básicas de uso
Os expositores centrais, por exemplo, precisam ter um porta preço, principalmente se for um expositor para loja de bebidas. Esse acessório além de dar suporte aos preços, vai ajudar a segurar os produtos e evitar acidentes. Outro exemplo são as vitrines para pães, onde o sistema basculante se torna fundamental para incentivar o autosserviço e dar mais autonomia ao consumidor.
Como solicitar orçamentos de expositores de produtos: checklist com os principais itens
O expositor de produto é uma peça muito importante para aumentar as vendas nas lojas e supermercados. Mas para garantir seu bom desempenho é importante observar todas as orientações que deixamos na sessão anterior. Para te ajudar a avaliar melhor os pontos listados, na hora de solicitar um orçamento para os móveis da sua loja, siga os seguintes passos:
– Peça fotos dos móveis de loja e verifique se se o layout dos expositores não vai competir com seus produtos.
– Pergunte sobre os materiais usados na fabricação do seu expositor para loja. Certifique-se que são de boa qualidade, capazes de resistir a cargas e intempéries do dia a dia.
– Busque informações adicionais que podem dar maior garantir de proteção para os expositores, a exemplo da estrutura ergonômica, do para choque bate carrinho e da regulagem de altura.
Pronto! Agora com essas informações em mãos, você já pode comprar o seu expositor de produtos.
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