No mundo dos negócios, saúde mental e empreendedorismo andam lado a lado. Isto porque, a complexidade da gestão de negócios apresenta desafios que podem levar o empreendedor a níveis elevados de estresse e ansiedade.
Além disso, o empreendedor não costuma ter uma fronteira bem delimitada entre a vida pessoal e a profissional, o que torna a situação mais complicada.
Se esse é o seu caso, está na hora de parar e reformular alguns comportamentos!
Do mesmo jeito que você cuida dos negócios, é importante cuidar da sua saúde mental. Isso vai melhorar sua qualidade de vida, além de impactar positivamente na gestão da sua empresa.
A seguir, compartilhamos alguns dados e dicas importantes para evitar impactos negativos em sua saúde mental.
Cenário da saúde mental e o alerta para os empreendedores
Muitos ressaltam a resiliência dos empreendedores, exaltando-os como verdadeiros heróis, como se fossem mais preparados para lidar com dificuldades. Mas a verdade é que essas pessoas são humanas e estão sujeitas ao sofrimento como qualquer outra!
Carga horária extensa, rotina estressante, incertezas do mercado varejista, sobrecarga de responsabilidade, desequilíbrio entre vida pessoal e trabalho são os principais fatores que prejudicam a saúde mental de qualquer “herói empreendedor”!
De acordo com o estudo feito pela Endeavor Brasil , em parceria com o BID Lab, cerca de:
94,1% dos empreendedores entrevistados já sofreram com algum sintoma de doença mental em sua jornada.
Dentro desse percentual, os diagnósticos mais comuns foram:
- Ansiedade (85,6%)
- Burnout (37%)
- Depressão (21%)
- Ataques de pânico (22%)
E mais, a pesquisa revelou que para 56,8% dos empreendedores, a rotina de trabalho é percebida como muito estressante ou estressante. Estas qualificações mudam conforme o tempo de experiência do empreendedor:
- empreendedores mais experientes ou entre o segundo e terceiro negócio, consideram a rotina menos estressante;
- empreendedores iniciantes experimentam uma rotina mais estressante.
Para completar o cenário, o Brasil ocupa a 4ª posição entre os piores do mundo na qualidade da saúde mental, segundo o The Mental State of the World 2024 (O Estado Mental do Mundo).
Mesmo sendo um povo marcado pela leveza e alegria , o relatório mostrou que os brasileiros estão entre os que mais relatam sentir dificuldades e stress no aspecto mental de saúde.
Desse modo, seja pelo cargo ou pelo contexto local, os tais “heróis empreendedores” sofrem duplamente em sua jornada empreendedora.
É preciso cuidar bem da saúde mental, pois isso traz inúmeros benefícios para você, empreendedor, e para o seu negócio!
Por que empreendedores devem priorizar a saúde mental ?
Os empreendedores que mantêm a saúde mental bem cuidada, não sofrem tanto com as oscilações emocionais geradas pelas incertezas do mercado e pelos desafios na gestão do negócio.
Pelo contrário, dotados de mais inteligência emocional, conseguem se livrar da enxurrada de preocupações, passando a administrar a rotina com mais leveza. Assim, aproveitam ao máximo as habilidades técnicas e comportamentais para tornar a gestão mais prazerosa, produtiva e eficiente.
Agora conta pra gente, com toda sinceridade: você tem mantido uma rotina de cuidados com a saúde mental?
Como já citamos, não cuidar da sua mente pode gerar sérios transtornos mentais que prejudicam você e a gestão do seu negócio.
Além de garantir seu bem-estar e qualidade de vida, a saúde mental ajuda você a desenvolver inteligência emocional e priorizar o que realmente importa. Isso traz vários benefícios:
- Rotina menos estressante
- Facilidade para resolver conflitos
- Redução no acúmulo de tarefas
- Jornada empreendedora mais leve
- Melhorias na tomada de decisões rápidas
- Redução dos quadros de burnout e crises de ansiedade
Para você desfrutar desses benefícios, compartilhamos abaixo dicas para cuidar melhor da sua saúde mental.
7 hábitos para conciliar saúde mental e empreendedorismo
Talvez ache difícil conciliar sua rotina com os cuidados da saúde mental e empreendedorismo. Mas o que precisa ter em mente é: se não priorizar o autocuidado, toda gestão do seu negócio pode ficar comprometida, caso seu estado emocional se agrave com o estresse da jornada empreendedora.
O primeiro passo é priorizar sua saúde mental. O valor dado ao autocuidado, deve ser igual ou superior à atenção dada às atividades profissionais. Assim, vai ficar mais fácil se comprometer com seu bem-estar!
Pronto! Agora é só praticar os 7 hábitos de saúde mental para os empreendedores:
- Manter uma alimentação nutritiva
- Praticar atividades físicas
- Ter uma boa noite de sono
- Visitar o médico periodicamente
- Ter momentos de lazer com amigos e familiares
- Ampliar network com outros empreendedores
- Estabeleça limites saudáveis
1. Mantenha uma alimentação nutritiva
Evite alimentos ultraprocessados, pois têm um alto teor de gordura e açúcar. Prefira os alimentos in natura e mantenha seu prato o mais colorido possível. Essa diversidade de cores também indicará variedade de nutrientes para o seu corpo.
Se alimentar bem vai proporcionar a energia que precisa para sua rotina empreendedora.
2. Pratique atividades físicas regularmente
Somado à alimentação, siga uma rotina de exercícios aeróbicos e musculação, tais como, natação, crossfit, caminhada, entre outros.
Além de ajudar a emagrecer, essas atividades promovem liberação de endorfina, gerando sensação de bem-estar e felicidade.
3. Tenha uma boa noite de sono
Problemas com o sono podem alterar o humor, atingir a memória e a concentração, além da sensação de fadiga. Portanto, dê valor a suas horas de sono, dormindo em média 8 horas por noite.
4. Visite o médico periodicamente
Corpo e mente devem ser cuidados na mesma proporção. Por isso, periodicamente, faça uma visita ao médico e realize exames para ver se está tudo bem com seu organismo. Às vezes, a falta de vitaminas pode estar deixando você menos disposto(a).
Ir ao médico ajuda a prevenir doenças e descobrir áreas que precisam de mais atenção.
5. Reserve momentos de lazer com amigos e familiares
A rotina de um empreendedor é bem puxada, mas com uma agenda bem planejada consegue ter bons momentos ao lado de quem você ama. Além de ser sua principal rede de apoio, investir tempo em relacionamentos saudáveis ajudam no bem-estar mental.
Organize sua rotina, reservando dias ou intervalos específicos para um tempo de qualidade com seus amigos e familiares.
6. Participe de grupos com outros empreendedores
Faça parte de alguma rede de contatos para trocar experiências empreendedoras ou apenas conversar sobre o mundo dos negócios. Isso será fundamental para o seu crescimento profissional .
7. Estabeleça limites saudáveis
No dia a dia da jornada empreendedora, é muito fácil trabalhar mais horas do que o previsto, acumular tarefas e se enrolar com as demandas do negócio. Mas isso não é o mais saudável!
É importante estabelecer limites de horário para o trabalho e vida pessoal.
Defina sua rotina diária, com hora pra iniciar e terminar, use listas de tarefas e determine um tempo para cada uma delas. Com esse cronograma diário, conseguirá ser mais produtivo.
Uma dica bônus: Fique atento(a) aos sinais !
Antes de entrar em colapso, nosso corpo emite sinais de que algo não está bem. Mesmo cuidando da sua saúde mental e mantendo os 7 hábitos do empreendedor saudável, não despreze os alertas do seu organismo.
Sinais que podem indicar alto estresse no empreendedor:
- Cansaço crônico
- Baixa concentração
- Pensamentos negativos
- Constantes dores de cabeça
- Excesso ou falta de apetite
- Mau humor e irritabilidade
- Sensação de fracasso frequente
- Dores no corpo, coceiras e/ou alergias
- Irregularidades no sono( insônia, muito sono, acordar várias vezes)
Apesar de resilientes e persistentes, os empreendedores têm limites, assim como todo ser humano. Excessos e descuidos com a saúde mental podem prejudicar sua vida , impedindo-os de gerenciar seu negócio.
O correto é equilibrar saúde mental e empreendedorismo. Essa combinação vai garantir bons resultados na gestão do negócio e na vida pessoal.
Aplique nossas dicas e cultive um estilo de vida mais saudável! 🙂