Escolher os móveis para a loja é uma decisão que influencia diretamente na atração dos clientes e no crescimento das vendas. Afinal, a mobília certa consegue destacar as mercadorias e despertar o interesse dos consumidores.
Mas será que qualquer mobília cumpre esse papel?
Com certeza, não!
Inclusive esse é um erro de muitos lojistas ao utilizar mobiliário doméstico no ponto de venda. Os móveis domésticos não cumprem o objetivo de expor bem os produtos. Pelo contrário, dentro de um ambiente de loja eles “roubam a atenção” dos produtos, e ainda se desgastam mais rapidamente.
Ao montar sua loja, é preciso ser estratégico na escolha dos móveis para que o ambiente fique convidativo ao consumidor. Por isso, existem diversos tipos de móveis para a loja, tais como: expositores laterais, centrais, promocionais, balcões, prateleiras e nichos, aparadores etc.
No artigo de hoje, você vai conhecer os principais tipos de móveis para lojas, descobrir o checklist para escolher o modelo ideal e o local para compra.
Como escolher os móveis para loja?
Antes de falar sobre os tipos de móveis para loja, conheça os requisitos que eles devem cumprir, considerando os aspectos da loja e as especificações do setor onde será instalado.
O checklist para escolher o móvel correto deve considerar cinco aspectos:
1. Definição do tipo de loja
Antes de tudo, deve-se ter total clareza sobre qual o segmento que sua loja pertence. Isso vai determinar o tipo de produto que será vendido e as especificações dos móveis que serão necessários para expor as mercadorias.
Em uma joalheria, por exemplo, alguns modelos do tipo mostruário servem para expor os produtos e atrair os clientes. Nesse caso, a exigência de suporte para peso também é menor, por conta de os itens serem mais leves.
Em outras lojas, existe a necessidade de móveis maiores e com maior capacidade para suportar peso. Tudo vai depender do segmento do negócio.
Dessa forma, a escolha do móvel está diretamente relacionada ao segmento de atuação.
2. Avaliação do tamanho da loja.
Agora que já sabe o nicho, é necessário verificar quais móveis você utilizará nas lojas.
Para isso, deve calcular o tamanho do espaço e verificar as áreas disponíveis para a instalação dos móveis, sem comprometer a estética e a circulação dos clientes no local. Tudo deve ser medido com atenção para saber onde encaixar cada móvel.
Vale ressaltar que mesmo lojas pequenas podem ter móveis mais modernos, além das tradicionais prateleiras. Diversas empresas contam com modelos de expositores em variados tamanhos e opções personalizadas para cada demanda.
Parece óbvio, mas é importante escolher um móvel para loja compatível com o espaço. Por exemplo, expositores muito grandes em lojas pequenas tendem a estreitar os corredores, diminuindo o espaço de circulação. Você ganha em exposição de produtos, mas perde em circulação de pessoas, o que é um problema.
O oposto também não deve ser feito, ou seja, usar um móvel pequeno em uma loja grande. Isso dará a impressão de que o ponto de venda está vazio e com poucos produtos.
Para proporcionar um espaço confortável, utilize pelo menos a largura de 1,2M entre os expositores da loja. Já em lojas pequenas, que não possuem cestos ou carrinhos, pode-se manter a distância de 0,90M. Porém, com essa medida, os corredores estarão menos confortáveis com duas ou mais pessoas trafegando.
3. Planejamento do layout de loja.
Para construir um ambiente de loja diferenciado, é fundamental ter um bom layout, de preferência, personalizado para o espaço e ao público que vai atender.
Nesse planejamento, deve-se pensar em toda experiência de compra dentro da loja. Por isso, não deixe de avaliar quesitos como áreas de circulação, posicionamento dos móveis, equipamentos de produção e a localização adequada para cada produto. Tudo isso vai ajudar a compor um ambiente agradável, funcional e atrativo para o cliente.
É bom lembrar que: se a loja tiver máquinas ou refrigerados, é preciso estimar seu espaço no layout também, pois são itens grandes e que tendem a comprometer todo o restante do espaço.
Outro ponto muito importante: se houver consumo no local, é essencial também prever essa área, pois isso impactará diretamente nos móveis utilizados e na capacidade produtiva da loja.
4. Busque móveis para loja que atendam ao projeto do layout.
Com o layout pronto, você vai saber qual é o posicionamento dos móveis e, consequentemente, descobrirá os tipos de móveis mais adequados a sua loja: lateral, central, vasca, mesa ou ilha. Explicaremos melhor cada um deles na próxima seção.
Por hora, você deve saber que cada um deles desempenha um papel específico na exposição dos produtos e serve para armazenar melhor os itens e atrair a atenção dos clientes.
Esses móveis são vendidos com medidas padrão, considerando aspectos gerais dos ambientes de loja, ou podem ser encomendados de acordo com as especificações para o espaço.
5. Escolha móveis de boa qualidade e resistência
Em uma mesma loja existem vários produtos diferentes, sendo necessário móveis adequados para cada item. Alguns ambientes contam com produtos pequenos e leves; outros vendem mercadorias maiores e pesadas. Também tem as áreas com alimentos frescos, secos, congelados ou úmidos.
Na hora de escolher o móvel, essa diversidade de itens deve ser levada em consideração!
De modo geral, a estrutura desses móveis precisa ser bastante firme, com alta resistência a cargas e intempéries do dia a dia, sendo capaz de durar anos sem qualquer dano grave. Além disso, seu design também precisa ser moderno e convidativo, para que o cliente se sinta estimulado a comprar.
Devo utilizar móveis modulados ou móveis planejados?
Tudo vai depender do seu projeto de layout!
Mas para entender melhor a diferença entre os dois, listamos abaixo suas principais características:
Móvel planejado: totalmente personalizado e feito sob medida. Em geral deixa o ambiente com estética mais agradável e envolvente para o cliente pois se adequa perfeitamente ao seu espaço.
– Requer a contratação de um profissional especializado para desenvolver o projeto sob medida. Dê preferência para profissionais com experiência em confeccionar esses tipos de móveis para varejos pois a estrutura precisa ser firme e resistente.
– Por conta dessas características, os móveis planejados têm um custo bem mais elevado que os móveis modulares para a loja.
Móvel modular: possui um padrão de fábrica e conta com um grau menor de personalização. Seu custo tende a ser mais barato, mas pode ter variações de preço dependendo do material e estrutura do móvel.
– É comum encontrar modulares adaptados de projetos de móveis domésticos, com estrutura mais simples. Contudo, comprar móveis domésticos para usar em lojas é um grande erro que pode gerar prejuízos, dependendo do nicho.
Ao escolher o móvel da loja opte por modelos específicos para o ambiente de loja, modulares ou planejados, desde que seja o tipo adequado para atender à sua necessidade.
Principais tipos de móveis para loja
Agora que já sabe como escolher os móveis, conheça um pouco sobre os principais modelos para os varejistas:
Expositores centrais: trata-se de todo expositor utilizado no centro, independente da altura. Promove a acessibilidade aos produtos por todos os lados, facilitando a localização rápida do produto. Costumam ser bem resistentes e comportam grandes volumes de mercadorias.
Expositores laterais: com design parecido com as gôndolas, são modelos instalados próximos à parede e utilizados para sustentar pesos elevados, garantindo maior suporte e segurança para os produtos expostos. Geralmente são mais altos e comportam um alto volume de produtos.
Mesas: usados para os chamados pontos extras de produtos, para expor pequenos volumes. Pode ser usada de forma central e lateral. Sendo lateral próximo a parede ou vitrine.
Vascas: é um móvel do tipo bancada para uso em supermercados e Hortifrutis, especificamente para expor frutas, verduras e legumes. Elas garantem a conservação desses itens e evita as perdas no setor. Comumente utilizado de maneira central.
Promocionais: São usados para despertar o interesse do cliente e atraí-lo para ofertas. Costumam ter um design que quebra o “padrão visual” do layout da loja e por isso atraindo o olhar do cliente.
Ilhas: Semelhante aos quiosques de shopping, trata-se de um agrupamento de expositores ou balcões que formam uma grande área central, porém com alguma área específica para comportar atendentes.
Check stand: um tipo de móvel para lojas instalado na frente do caixa para influenciar as vendas por impulso e delimitar o espaço do checkout.
Onde comprar os móveis para loja?
Existem diversas empresas que fabricam móveis para o varejo, mas nem todas são rigorosas no padrão de qualidade exigido para os expositores. Além das recomendações básicas do móvel, é fundamental escolher empresas que ofereçam benefícios adicionais, a exemplo da proteção contra as batidas de carrinhos, ou estrutura específica para suportar peso.
Por isso, é importante ficar atento na hora de comprar ou contratar um profissional para produzir o expositor, independentemente do tipo de móvel.
Caso decida trabalhar com expositores de madeira, o mais importante é escolher Marcas que trabalham com projetos de alto padrão e que, de fato, transformam a experiência de compra na sua loja. Fabricantes de móveis como a MUTT garantem não só a qualidade estética e ergonômica, como também a durabilidade das peças.
Agora que já sabe como escolher móveis para loja e os modelos disponíveis, já pode começar seu planejamento solicitando um orçamento mais preciso. Assim, vai ter mais clareza sobre o investimento necessário para a personalização da sua loja.
Depois, se quiser avaliar melhor o impacto das decisões financeiras, faça o teste de viabilidade financeira com nossa planilha gratuita. Com certeza, vai ter uma visão muito mais panorâmica das finanças da empresa.
Baixe agora!