O visual merchandising é uma das melhores estratégias para se diferenciar da concorrência e reter a atenção do cliente. Sua aplicação utiliza elementos visuais atrativos que despertam o interesse daqueles que estão do lado de fora da loja, atraindo-os para entrar e comprar.
Os lojistas que ainda não estão explorando esta técnica, provavelmente estão perdendo vendas!
Neste artigo você vai descobrir o que é, quais são os benefícios e como aplicar o Visual Merchandising no seu PDV.
O que é visual merchandising?
O Visual Merchandising é uma técnica de marketing que explora diferentes elementos visuais no ponto de venda, buscando despertar o interesse das pessoas pela compra dos produtos. Sua aplicação impacta diretamente no layout dos ambientes, exposição e venda das mercadorias, bem como na experiência do cliente.
Através do visual merchandising é possível reforçar a identidade da marca e destacar melhor os produtos, incentivando o cliente a entrar na loja.
Isso acontece porque a estratégia possui forte apelo visual, sendo capaz de atrair o olhar do consumidor para a vitrine ou loja, retendo sua atenção de forma sutil. Por isso, muitos varejistas utilizam a técnica para cativar os clientes e vender mais.
Veja também: 7 dicas de visual merchandising para aplicar em sua loja
Por que investir em visual merchandising?
Como o próprio nome indica, o principal sentido explorado pelo visual merchandising é a visão. É por meio desse sentido que cerca de 70% das informações são recebidas por uma pessoa. Por isso a estratégia é tão importante para os varejistas!
Ao olhar o conjunto de elementos visuais usados no PDV, o cliente tem a chamada “primeira impressão”. É por meio dela que ele decide entrar ou não em uma loja, comprar ou não de uma determinada empresa.
Mas não apenas a visão é explorada nesta técnica!
Usando diferentes elementos visuais , tais como, iluminação, cores, imagens, cheiros e texturas, é possível construir um ambiente agradável, acolhedor e funcional para quem visita a loja.
Com um ambiente mais atrativo, o cliente se sente mais à vontade e desfruta de um momento de compra mais prazeroso.
Dessa forma, além de promover uma boa primeira impressão ao olhar, o visual merchandising também ajuda a gerar uma experiência de compra diferenciada.
Com isso, os seguintes benefícios do merchandising para negócios são gerados:
· Aumentar nas vendas
· Criar uma experiência única para o cliente
· Gerar mais reconhecimento de marca
· Atrair e fidelizar novos clientes
A seguir, você vai conhecer melhor os impactos gerados por cada um dos benefícios.
Agora que você já sabe o que é visual merchandising e conhece seus principais benefícios, chegou a hora de aprender como aplicar a estratégia no PDV.
Visual merchandising na prática
Por ser uma estratégia voltada para a estética dos ambientes e experiência sensorial dos clientes, a primeira coisa que precisa saber é: o visual merchandising pode causar mudanças visuais na sua loja. Mas não se preocupe, o resultado vai valer a pena!
As transformações geradas no PDV têm um objetivo bem definido: chamar a atenção do consumidor e promover a melhor experiência de compra.
A partir desses pilares , encontramos as melhores formas de colocar o visual merchandising em prática. São elas:
1. Investimento no layout e ambientação
2. Estímulo aos cinco sentidos
3. Montagem de ambientes confortáveis e acolhedores
4. Áreas para circulação
Deixe espaços vazios
A seguir detalhamos como aplicar a técnica em cada uma dessas etapas. Confira abaixo!
Invista no layout e ambientação da loja
O layout e a ambientação têm relação direta com o segmento e público atendido pelo negócio.
Considere como exemplo, um empório que atende clientes em um bairro nobre e um mercadinho localizado nesse mesmo bairro. Analisando somente o público atendido, vai perceber que ambas as lojas não podem ter o mesmo tipo de estética.
O empório tem maior valor agregado, comercializa produtos importados e premium. Além disso, atende a um público bem exigente que busca por experiências diferenciadas no momento da compra.
Por outro lado, o mercadinho vende commodities e possui pouco valor agregado. Seus clientes buscam praticidade e funcionalidade no momento da compra.
Dessa forma, investir em layout e ambientação é sobre escolher os elementos que expressem os valores do negócio e seu público-alvo. As cores, a forma de comunicação, expositores e iluminação devem ser pensados a partir da experiência desejada por esse cliente e da identidade da marca.
Outro elemento muito importante no layout da loja é a disposição dos móveis e exposição dos produtos. A correta definição desses pontos, promove a organização do espaço, melhorando a visibilidade dos itens e a circulação pela loja.
Na hora de planejar a montagem do ambiente, existem três tipos de layout bastante usados:
- De forma livre: estruturas mais descontraídas para os clientes que gostam da experiência de compra e preferem escolher sem pressa.
- De grade: muito usado em supermercados, é uma estrutura mais retangular que otimiza os espaços e promove praticidade e rapidez nas compras.
- De pista: é uma estrutura que constrói um caminho forçado no PDV, fazendo o cliente seguir uma rota específica na loja, ainda que deseje visitar apenas uma seção.
Depois de definir o melhor layout para sua loja, é importante:
– Padronizar o visual do ambiente
– Organizar os produtos de forma atrativa
– Iluminar bem os ambientes e produtos
– Evitar poluição visual
Estimule os sentidos humanos
Como explicamos anteriormente, o visual merchandising explora os sentidos humanos, principalmente a visão, com o intuito de atrair a atenção do cliente. Logo, a técnica utiliza diferentes recursos sensoriais para gerar estímulos no cliente, entre eles:
Visão
A forma mais conhecida de promover estímulos visuais é explorando cores, textos, formas e iluminação na comunicação estética. É importante que esses elementos tenham relação com o estilo do negócio, para fortalecer o reconhecimento da marca na mente do consumidor.
Se sua marca trabalha com as cores azul e branco, é importante que a decoração interna e/ou externa conte com elementos desse tipo na comunicação.
É importante lembrar que as cores influenciam no comportamento de consumo das pessoas e podem ser usadas para incentivar uma ação do cliente. Trata-se da chamada psicologia das cores, onde cada tonalidade transmite emoções e sensações diferentes. Logo, cada cor expressa e desperta um determinado sentimento nas pessoas.
Explore as cores e os elementos visuais de forma estratégica para aumentar as vendas.
Tato
O incentivo ao toque em produtos, tecidos e/ou texturas faz parte desse tipo de estímulo. Ele pode ser explorado na decoração ou através dos itens expostos.
Na área de utensílios domésticos de um supermercado ou em lojas de roupas, por exemplo, o cliente pode ser estimulado a tocar e sentir as peças.
Olfato
Você sabia que a mente tem a capacidade de construir memórias a partir do odor que sentimos?
Seja um cheiro ruim ou bom, o cérebro guarda experiências olfativas e sempre que um odor é sentido novamente, você se recorda de momentos associados a isso.
Consegue imaginar quão poderosa é essa estratégia de visual merchandising?
Além de receber bem o cliente, quando as lojas usam um determinado perfume na loja, esperam que o cliente guarde aquela experiência na memória. Assim, todas as vezes em que sentir o cheiro, vai recordar da marca ou vice-versa.
Audição
Enquanto o cliente visita a loja, é possível estimular a audição através de músicas relacionadas ao nicho do negócio ou playlists específicas que estimulem a compra. Também é interessante aproveitar para divulgar promoções relâmpagos da loja, movimentando assim as vendas de um determinado setor.
Paladar
Para estimular o paladar dos clientes pode construir espaços para experimentar os produtos, oferecer drinks, porções ou doces dentro da loja.
Inclusive, essa é uma das técnicas de cross merchandising que, por meio da degustação de produtos, promove ao mesmo tempo a divulgação de mercadorias e uma experiência nova para o cliente.
Torne o ambiente agradável e acolhedor
Todos os clientes gostam de se sentir bem quando entram em uma loja. Isso está diretamente relacionado com:
· Temperatura do ambiente ( climatização )
· Facilidade para circulação entre os espaços
· Informações clara sobre preços
· Organização e limpeza da loja
· Iluminação adequada
· Acessibilidade
· Atendimento
Em lojas de roupa, a lista acima ganha um requisito obrigatório: a presença de acessórios funcionais nos provadores. Peças como puffs, suportes para roupas e espelhos auxiliam no experimento das roupas.
Escolha os elementos certos, construa um ambiente agradável e promova a melhor experiência ao seu cliente.
Evite a poluição visual
Às vezes, na tentativa de chamar a atenção do cliente, os lojistas enchem o PDV de informações. Variados cartazes com cores intensas e acúmulo de produtos nos expositores são apenas alguns dos erros cometidos no varejo.
Antes de poluir o ambiente com tantos elementos, é preciso pensar na experiência do cliente. O ambiente deve estar organizado e transmitir uma sensação de acolhimento para quem entrar.
Na construção do layout, equilibre bem a disposição dos itens, pensando na estética, conforto e funcionalidade da loja. Não tenha medo de deixar espaços vazios. O conceito minimalista também atrai os clientes.
O papel dos móveis no visual merchandising
Por fim, mas não menos importante: escolha com cuidado os móveis da sua loja.
Os móveis são peças-chave no visual merchandising da loja, pois deixam os ambientes funcionais e mais acolhedores para os clientes. Também desempenham um papel fundamental para as operações do dia a dia.
O uso de bons expositores ajuda a promover:
– Suporte adequado aos produtos expostos.
– Destaque de mercadorias no PDV.
– Acabamento estético aos ambientes.
– Segurança no armazenamento dos produtos.
Para garantir uma boa experiência no PDV, escolha expositores de alta qualidade, com design moderno e funcional. Priorize os móveis projetados em madeira, pois promovem um acabamento mais atrativo e um clima mais aconchegante para a loja.
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