Durante a pandemia, houve um crescimento no consumo de bebidas no Brasil. Com isso, muitos empresários decidiram abrir sua adega e explorar uma nova oportunidade de negócio. Hoje, esse tipo de estabelecimento é tão popularizado que está se espalhando nos mais diversos locais do país. Originalmente, a palavra adega se refere a um compartimento subterrâneo de uma casa, cuja temperatura é apropriada para armazenamento de vinhos e azeites. Depois do boom no consumo de bebidas no Brasil, esse termo passou a englobar também os locais que oferecem bebidas alcoólicas em geral. Agora, quando nos referimos a uma adega, estamos falando tanto da tradicional adega bistrô com seus vinhos sofisticados, quanto das adegas de bairro que fornecem variadas bebidas. Se você quer aproveitar a oportunidade de mercado e descobrir como montar a sua adega, confira o artigo completo e descubra por que e como investir no negócio. 1. Introdução 2. Por que montar adega é um bom negócio? 3. O que precisa saber antes de montar sua primeira adega? 4. Tipos de adega: tradicional e de bairro 5. Os requisitos para montar sua adega 6. Planejamento 7. Localização 8. Estrutura 9. Fornecedores e mix de produtos 10. Marketing
Por que montar adega é um bom negócio?
Tanto o consumo de vinhos quanto o de bebidas alcóolicas em geral têm crescido nos últimos anos no Brasil. O principal fator por trás desse crescimento é a pandemia.
Durante o isolamento social, a frequência na apreciação de vinhos subiu para 28% entre os brasileiros, segundo estudo do Mercado do Vinho. Do outro lado, uma pesquisa da Ibrafig verificou que 17,2% dos entrevistados declararam ter aumentado o consumo de bebidas alcoólicas em geral.
Esses não são os únicos motivos para abrir uma adega!
Segundo dados do Sindicerv, o Brasil ocupa o terceiro lugar no ranking mundial de produção de cerveja. Esse número se justifica ao observar a pesquisa da Ibrafig , onde relata-se que uma em cada três pessoas no país consome álcool pelo menos uma vez na semana.
Sobre o consumo de vinho, um estudo do mercado constatou que 20% dos brasileiros consomem a bebida em ocasiões especiais e 15% quando estão sozinhos.
Para completar esse cenário de oportunidade, em dezembro de 2022 será realizada a Copa do Mundo, um evento que acontecerá bem próximo do verão, estação de maior consumo de bebidas. Por conta disso, estima-se que haja maior aumento de vendas no setor.
Diante disso, a resposta é: sim, adega é um bom negócio!
Aqueles que aproveitarem a chance e abrir um adega agora, podem ter bons resultados em poucos meses.
Se você quer aproveitar a oportunidade, fique por dentro dos principais requisitos para abrir sua adega!
O que precisa saber antes de montar sua primeira adega?
A primeira coisa que deve saber é o perfil de clientes que pretende atender e a estrutura adequada para cada tipo de adega. Confira!
Tipos de adega: tradicional e de bairro
Por conta da ampliação no conceito de adega, hoje esse estabelecimento está dividido em dois tipos:
- Adega de vinhos: é a mais tradicional que serve para armazenar e garantir bom condicionamento de vinhos e bebidas mais sofisticadas. Ela também conta com bistrô e serviços adicionais com comidas e iguarias em geral. Sua estrutura é mais requintada e específica para garantir o bom armazenamento das garrafas. É comum encontrar esses espaços dentro de supermercados, restaurantes ou como loja individual em shoppings e pontos comerciais. O público visitante desses ambientes tem um perfil apreciador e, por isso, gosta de passar tempo escolhendo e avaliando a bebida. Por isso, costumam priorizar lojas com boa estrutura e clima aconchegante.
- Adega de bairro: refere-se aos estabelecimentos comerciais de menor porte, que comercializam bebidas alcoólicas e não alcoólicas, tais como: cervejas, vinhos, vodka, uísque, refrigerantes, sucos, entre outras opções.
Diferente das adegas de vinho, as adegas de bairro não contam com bistrô ou serviço de comida, vendem apenas as bebidas. Contudo, também precisa de boa estrutura para garantir o bom armazenamento e localização das bebidas.
Agora que já conhece a diferença entre adega de vinho e de bairro, chegou a hora de descobrir como montar sua própria adega.
Os requisitos para montar sua adega
Para abrir uma adega é necessário seguir 5 etapas:
1. Planejamento
Não adianta correr para aproveitar a oportunidade de abrir uma adega e mais à frente acabar parando por falta de organização!
Antes de fazer qualquer coisa, todo negócio precisa de um bom planejamento. Por isso, deve tirar um tempo e detalhar em um documento itens como:
– Pesquisa de mercado
– Definição do seu público-alvo
– Análise da sua concorrência local
– Estratégias de marketing (como vai divulgar seu negócio)
– Mix de produtos oferecido na loja
– Processos de gestão financeira
– Vendas e atendimento
– Fornecedores
Paralelo a isso, liste também os principais objetivos e metas que deseja alcançar com o negócio. Coloque tudo em um documento e siga à risca o que planejou. Isso vai gerar melhores resultados no negócio.
2. Localização
Tão importante quanto o planejamento é o local onde instalará sua adega!
Se for instalar a adega em lojas de rua ou shopping, durante a pesquisa de mercado avalie as regiões da cidade e procure o bairro mais apropriado para abrir sua loja. Esse local precisa corresponder com o perfil de público que definiu. Isso fará toda diferença para manter a demanda pelos produtos sempre em alta.
Mas se sua adega for dentro de um supermercado, é importante escolher um local mais próximo ao setor de bebidas ou de iguarias. Também pode criar um espaço específico para os vinhos e proporcionar melhor experiência ao cliente.
Seja qual for a opção, a estrutura fará toda diferença!
3. Estrutura
Seja para adega de vinho ou adegas de bairro, é a estrutura que vai deixar o ambiente mais atrativo, com boa visibilidade para o produto e mais organização no dia a dia.
Na montagem das adegas de vinho, é importante investir em estruturas que combinem funcionalidade com sofisticação. De um lado, deve se preocupar com a qualidade, capacidade de sustentação, ergonomia e maior durabilidade dos expositores. Do outro, precisa buscar um layout que combine sofisticação e aconchego para tornar o ambiente mais atrativo para os clientes.
Já para as adegas de bairro, o quesito estético não é tão importante para o cliente. Contudo, a qualidade da estrutura tem a mesma exigência. Afinal, para suportar bem os produtos, é preciso um material resistente e com alta durabilidade para evitar danos futuros à peça.
Para ambos os casos, uma excelente opção é o expositor de madeira para o setor de adega. Fabricados com reforço em metalon, ele garante excelente sustentação aos produtos, além de ter um acabamento excelente e estrutura ergonômica que melhora a visibilidade dos produtos, com espaçamentos e inclinações que também facilitam a limpeza no dia a dia.
Outro fator importante é saber o local onde os expositores serão instalados. Dependendo da área, a estrutura deve mudar um pouco. Por exemplo, expositores centrais têm diferenças em relação aos expositores laterais, por exemplo.
A escolha da estrutura deve respeitar os requisitos de funcionalidade, estética e layout do espaço. Assim poderá expor os produtos da forma correta, aumentando a permanência do cliente na loja e estimulando novas compras.
4. Fornecedores e mix de produtos
Por fim e não menos importante: escolha o tipo de bebida que vai compor o seu mix de produtos.
Lembrando que ela deve corresponder ao estilo de adega. Se for mais tradicional, deve investir nas bebidas mais sofisticadas, um bom cardápio e nas iguarias. Se for a adega de bairro, escolha as marcas mais consumidas pelo cliente e ofereça as principais opções da categoria.
Nesta fase, também vai precisar escolher um bom fornecedor. Então, depois de listar os produtos, pesquise sobre fornecedores e faça cotações.
5. Marketing
Depois de tudo pronto, chegou a hora de divulgar a loja!
Crie campanhas , promoções e anúncios para avisar ao cliente sobre sua adega. Ele deve ser o primeiro a saber da novidade. Por isso, explore bastante o marketing para atrair ele com vantagens e ofertas.
Após a pandemia, a adega se tornou um estabelecimento bem popularizado. Hoje seu conceito foi ampliado e serve tanto para definir as tradicionais adegas de vinho, que serve para armazenar e garantir o bom condicionamento de vinhos mais tradicionais, quanto é sinônimo para adegas de bairro que fornecem bebidas alcoólicas e não alcoólicas mais populares, como cerveja e refrigerante.
Na hora de montar uma adega, é fundamental fazer um bom planejamento para conhecer as preferências do público-alvo, a concorrência, o melhor local para a adega e, claro, ter um boa gestão financeira. Além disso, é fundamental ter uma boa estrutura para armazenar os vinhos, de forma a garantir o correto condicionamento e visibilidade das bebidas.
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