![Consumidor degustando vinho em uma adega](https://blog.mutt.ind.br/wp-content/uploads/2022/08/Capa-_-Como-abrir-uma-adega-1-1024x576.jpg)
Durante a pandemia, houve um crescimento no consumo de bebidas no Brasil. Com isso, muitos empresários decidiram abrir sua adega e explorar uma nova oportunidade de negócio. Hoje, esse tipo de estabelecimento é tão popularizado que está se espalhando nos mais diversos locais do país. Originalmente, a palavra adega se refere a um compartimento subterrâneo de uma casa, cuja temperatura é apropriada para armazenamento de vinhos e azeites. Depois do boom no consumo de bebidas no Brasil, esse termo passou a englobar também os locais que oferecem bebidas alcoólicas em geral. Agora, quando nos referimos a uma adega, estamos falando tanto da tradicional adega bistrô com seus vinhos sofisticados, quanto das adegas de bairro que fornecem variadas bebidas. Se você quer aproveitar a oportunidade de mercado e descobrir como montar a sua adega, confira o artigo completo e descubra por que e como investir no negócio. 1. Introdução 2. Por que montar adega é um bom negócio? 3. O que precisa saber antes de montar sua primeira adega? 4. Tipos de adega: tradicional e de bairro 5. Os requisitos para montar sua adega 6. Planejamento 7. Localização 8. Estrutura 9. Fornecedores e mix de produtos 10. Marketing
Por que montar adega é um bom negócio?
Tanto o consumo de vinhos quanto o de bebidas alcóolicas em geral têm crescido nos últimos anos no Brasil. O principal fator por trás desse crescimento é a pandemia.
Durante o isolamento social, a frequência na apreciação de vinhos subiu para 28% entre os brasileiros, segundo estudo do Mercado do Vinho. Do outro lado, uma pesquisa da Ibrafig verificou que 17,2% dos entrevistados declararam ter aumentado o consumo de bebidas alcoólicas em geral.
![Shoppers escolhendo vinho em uma adega](https://blog.mutt.ind.br/wp-content/uploads/2022/08/Aumento-do-consumo-de-vinhos-1.jpg)
Esses não são os únicos motivos para abrir uma adega!
Segundo dados do Sindicerv, o Brasil ocupa o terceiro lugar no ranking mundial de produção de cerveja. Esse número se justifica ao observar a pesquisa da Ibrafig , onde relata-se que uma em cada três pessoas no país consome álcool pelo menos uma vez na semana.
Sobre o consumo de vinho, um estudo do mercado constatou que 20% dos brasileiros consomem a bebida em ocasiões especiais e 15% quando estão sozinhos.
Para completar esse cenário de oportunidade, em dezembro de 2022 será realizada a Copa do Mundo, um evento que acontecerá bem próximo do verão, estação de maior consumo de bebidas. Por conta disso, estima-se que haja maior aumento de vendas no setor.
Diante disso, a resposta é: sim, adega é um bom negócio!
Aqueles que aproveitarem a chance e abrir um adega agora, podem ter bons resultados em poucos meses.
Se você quer aproveitar a oportunidade, fique por dentro dos principais requisitos para abrir sua adega!
O que precisa saber antes de montar sua primeira adega?
A primeira coisa que deve saber é o perfil de clientes que pretende atender e a estrutura adequada para cada tipo de adega. Confira!
Tipos de adega: tradicional e de bairro
Por conta da ampliação no conceito de adega, hoje esse estabelecimento está dividido em dois tipos:
- Adega de vinhos: é a mais tradicional que serve para armazenar e garantir bom condicionamento de vinhos e bebidas mais sofisticadas. Ela também conta com bistrô e serviços adicionais com comidas e iguarias em geral. Sua estrutura é mais requintada e específica para garantir o bom armazenamento das garrafas. É comum encontrar esses espaços dentro de supermercados, restaurantes ou como loja individual em shoppings e pontos comerciais. O público visitante desses ambientes tem um perfil apreciador e, por isso, gosta de passar tempo escolhendo e avaliando a bebida. Por isso, costumam priorizar lojas com boa estrutura e clima aconchegante.
![Shopper escolhendo vinho em uma adega](https://blog.mutt.ind.br/wp-content/uploads/2022/08/Adega-bistro-com-expositor-de-vinhos-em-madeira-1.jpg)
- Adega de bairro: refere-se aos estabelecimentos comerciais de menor porte, que comercializam bebidas alcoólicas e não alcoólicas, tais como: cervejas, vinhos, vodka, uísque, refrigerantes, sucos, entre outras opções.
![Adega de bairro](https://blog.mutt.ind.br/wp-content/uploads/2022/08/Adega-de-bairro-em-sao-paulo-1.jpg)
Diferente das adegas de vinho, as adegas de bairro não contam com bistrô ou serviço de comida, vendem apenas as bebidas. Contudo, também precisa de boa estrutura para garantir o bom armazenamento e localização das bebidas.
Agora que já conhece a diferença entre adega de vinho e de bairro, chegou a hora de descobrir como montar sua própria adega.
Os requisitos para montar sua adega
Para abrir uma adega é necessário seguir 5 etapas:
1. Planejamento
![Planejamento do negócio](https://blog.mutt.ind.br/wp-content/uploads/2022/08/Planejmaneto-do-negocio-1.jpg)
Não adianta correr para aproveitar a oportunidade de abrir uma adega e mais à frente acabar parando por falta de organização!
Antes de fazer qualquer coisa, todo negócio precisa de um bom planejamento. Por isso, deve tirar um tempo e detalhar em um documento itens como:
– Pesquisa de mercado
– Definição do seu público-alvo
– Análise da sua concorrência local
– Estratégias de marketing (como vai divulgar seu negócio)
– Mix de produtos oferecido na loja
– Processos de gestão financeira
– Vendas e atendimento
– Fornecedores
Paralelo a isso, liste também os principais objetivos e metas que deseja alcançar com o negócio. Coloque tudo em um documento e siga à risca o que planejou. Isso vai gerar melhores resultados no negócio.
2. Localização
Tão importante quanto o planejamento é o local onde instalará sua adega!
Se for instalar a adega em lojas de rua ou shopping, durante a pesquisa de mercado avalie as regiões da cidade e procure o bairro mais apropriado para abrir sua loja. Esse local precisa corresponder com o perfil de público que definiu. Isso fará toda diferença para manter a demanda pelos produtos sempre em alta.
Mas se sua adega for dentro de um supermercado, é importante escolher um local mais próximo ao setor de bebidas ou de iguarias. Também pode criar um espaço específico para os vinhos e proporcionar melhor experiência ao cliente.
Seja qual for a opção, a estrutura fará toda diferença!
3. Estrutura
Seja para adega de vinho ou adegas de bairro, é a estrutura que vai deixar o ambiente mais atrativo, com boa visibilidade para o produto e mais organização no dia a dia.
Na montagem das adegas de vinho, é importante investir em estruturas que combinem funcionalidade com sofisticação. De um lado, deve se preocupar com a qualidade, capacidade de sustentação, ergonomia e maior durabilidade dos expositores. Do outro, precisa buscar um layout que combine sofisticação e aconchego para tornar o ambiente mais atrativo para os clientes.
Já para as adegas de bairro, o quesito estético não é tão importante para o cliente. Contudo, a qualidade da estrutura tem a mesma exigência. Afinal, para suportar bem os produtos, é preciso um material resistente e com alta durabilidade para evitar danos futuros à peça.
Para ambos os casos, uma excelente opção é o expositor de madeira para o setor de adega. Fabricados com reforço em metalon, ele garante excelente sustentação aos produtos, além de ter um acabamento excelente e estrutura ergonômica que melhora a visibilidade dos produtos, com espaçamentos e inclinações que também facilitam a limpeza no dia a dia.
![Expositor de vinhos para uma adega](https://blog.mutt.ind.br/wp-content/uploads/2022/08/expositor-de-vinhos-para-uma-adega-1.jpg)
Outro fator importante é saber o local onde os expositores serão instalados. Dependendo da área, a estrutura deve mudar um pouco. Por exemplo, expositores centrais têm diferenças em relação aos expositores laterais, por exemplo.
A escolha da estrutura deve respeitar os requisitos de funcionalidade, estética e layout do espaço. Assim poderá expor os produtos da forma correta, aumentando a permanência do cliente na loja e estimulando novas compras.
4. Fornecedores e mix de produtos
Por fim e não menos importante: escolha o tipo de bebida que vai compor o seu mix de produtos.
Lembrando que ela deve corresponder ao estilo de adega. Se for mais tradicional, deve investir nas bebidas mais sofisticadas, um bom cardápio e nas iguarias. Se for a adega de bairro, escolha as marcas mais consumidas pelo cliente e ofereça as principais opções da categoria.
Nesta fase, também vai precisar escolher um bom fornecedor. Então, depois de listar os produtos, pesquise sobre fornecedores e faça cotações.
5. Marketing
Depois de tudo pronto, chegou a hora de divulgar a loja!
Crie campanhas , promoções e anúncios para avisar ao cliente sobre sua adega. Ele deve ser o primeiro a saber da novidade. Por isso, explore bastante o marketing para atrair ele com vantagens e ofertas.
Após a pandemia, a adega se tornou um estabelecimento bem popularizado. Hoje seu conceito foi ampliado e serve tanto para definir as tradicionais adegas de vinho, que serve para armazenar e garantir o bom condicionamento de vinhos mais tradicionais, quanto é sinônimo para adegas de bairro que fornecem bebidas alcoólicas e não alcoólicas mais populares, como cerveja e refrigerante.
Na hora de montar uma adega, é fundamental fazer um bom planejamento para conhecer as preferências do público-alvo, a concorrência, o melhor local para a adega e, claro, ter um boa gestão financeira. Além disso, é fundamental ter uma boa estrutura para armazenar os vinhos, de forma a garantir o correto condicionamento e visibilidade das bebidas.
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