Para tornar sua loja mais atrativa e gerar uma boa experiência de compra ao cliente é preciso aplicar algumas dicas de visual merchandising. Isso contribui para a otimização do espaço, organização de produtos de forma estratégica e, claro, mais vendas.
Sabemos que montar o layout de loja para exposição de produtos nem sempre é uma tarefa fácil, principalmente para lojistas mais acostumados somente com a gestão do negócio. Por isso, trouxemos algumas dicas de visual merchandising para ajudá-los a deixar a loja mais convidativa ao público.
Dicas de visual merchandising para melhorar as vendas
Com as técnicas de visual merchandising você consegue planejar o layout da sua loja com mais assertividade, tornando o espaço mais cativante e com posicionamento estratégico de produtos para impulsionar as vendas.
Para gerar esses resultados, sete dicas de visual merchandising podem te ajudar:
1. Coloque itens populares na parte de trás
Manter os produtos essenciais na parte de trás da loja é uma estratégia que tem sido muito aceita recentemente pelo varejo. Contudo, em espaços como mercearia, por exemplo, essa prática já era muito comum. Itens como pão, feijão e leite sempre ficaram mais longe da entrada da loja.
Por que essa prática está cada vez mais ganhando força em todo varejo?
Enquanto se direciona para a parte de trás do mercado, o cliente vai observando outras mercadorias ao longo do caminho. Essa estratégia usa o estímulo visual da psicologia humana para impulsionar o contato visual do cliente com outros produtos. Isso se aplica tanto ao posicionamento de mercadorias, quanto à forma de organização e posicionamento dos expositores. Ambas as táticas visuais têm grande poder para influenciar diretamente a compra por impulso.
Alguns estudos comprovaram que o estímulo visual melhora as vendas em todas as categorias, sendo a forma de exposição o motivo principal.
Portanto, manter uma exibição padrão nos expositores dentro de supermercados, empórios e adegas, influencia positivamente nas compras por impulso. Do mesmo modo, quando varejistas de roupas exibem peças em manequins ao longo da loja, têm forte chance de realizar uma venda por impulso.
Para descobrir quais caminhos são mais usados para chegar aos itens populares, pode usar o mapa do calor para entender a movimentação do cliente na sua loja. Mapeando os trajetos mais usados vai saber onde colocar displays, cartazes promocionais e organizar expositores de forma mais estratégica.
Portanto, manter os itens populares na parte de trás da loja é uma estratégia para exibir outros produtos para o cliente, impulsionar a visita aos setores da loja e promover a compra por impulso.
2. Mantenha os itens no nível dos olhos, pois é o nível da compra
Garantir que os produtos estejam expostos à altura dos olhos é uma das ações de visual merchandising mais importantes. Quando os itens ficam no nível dos olhos, eles chamam mais atenção do cliente. Isso é tão crucial, que existem empresas pagando prêmios para que seus produtos ocupem essa posição nas prateleiras.
A zona do nível dos olhos é a área de ouro das prateleiras e seu uso deve ser planejado estrategicamente. Esse posicionamento no nível dos olhos pode ser usado como complemento para outras ações de marketing, por exemplo.
Pode usar essa área privilegiada para introduzir produtos novos. Isso pode melhorar o alcance da sua campanha, complementando as outras táticas de sinalizações e anúncios sobre o lançamento.
Avalie bem sua estratégia para otimizar seu espaço da melhor forma e aproveite ao máximo o potencial da zona dos olhos.
3. Use Ponta de gôndola para otimizar espaços e melhorar o visual merchandising
Seguindo a estratégia de otimização e máximo aproveitamento de espaços, o uso de ponta de gôndola é uma excelente opção.
As pontas de gôndola servem para maximizar suas vendas por metro quadrado, garantindo que nenhum potencial espaço de exibição fique esquecido. Com isso ganha mais áreas para divulgar produtos e realizar ações promocionais de impacto.
Mas atenção, alguns cuidados são fundamentais na hora de usar esse tipo de expositor:
- Não use banners promocionais excessivamente bombásticos ou simples demais. Mantenha o espaço com uma organização atrativa e moderadamente vívida. Pesquisas mostram que esse estilo de composição visual fornece o estímulo adequado para a compra.
- Equilibre a comunicação, mantendo as informações do produto exibidas com espaços em branco, cores mais neutras e com textos fáceis de ler.
- Para ajudar a chamar atenção dos clientes, também pode usar áudios, como música, jingle, spots e vinhetas. Mas lembre-se de evitar algo que seja desagradável, tais como ruídos, alta temperatura, espaços lotados, etc.
4. Anuncie os descontos da forma certa
Pesquisas recentes sobre o melhor formato de tamanho e cor para sinalizações promocionais dentro do PDV revelaram alguns padrões de sucesso:
- Os anúncios dos descontos em fontes grandes causam mais impacto. Promova o destaque dessa informação na loja.
- As sinalizações sobre vendas devem ser colocadas em locais com ampla visão de modo que o cliente consiga ler mesmo que esteja mais distante. Isso aumenta as chances de visualização.
- Optar por sinalização digital é um jeito mais moderno, dinâmico e eficaz de se comunicar com os consumidores. Além disso, gera mais engajamento, sendo fundamental para anunciar descontos e oferecer recomendações personalizadas.
Ainda sobre as sinalizações no PDV, é importante ressaltar que seus clientes esperam experiências de compra personalizadas. Quando foge do banner tradicional em papel e inova com displays digitais, está reposicionando sua loja na mente do consumidor e se destacando da concorrência.
5. Demonstre seus produtos.
Construa espaços para os clientes experimentarem os produtos. As sensações promovidas a partir da interação com as mercadorias influenciam diretamente a compra.
Além da experiência com o produto, ao colocar o item nas mãos, o cérebro aumenta a sensação de propriedade percebida, o que pode impulsionar o cliente à compra. Por isso, mesmo fora dessas áreas de demonstração, treine seus colaboradores para incentivar o cliente a segurar o produto.
Caso sua loja não possa realizar demonstrações dos produtos físicos, pode promover experiências digitais, como por exemplo a realidade aumentada que exibe os produtos em detalhes e proporciona o fator “uau”. Também pode explorar outros recursos tecnológicos para que o cliente experimente o produto à distância.
6. Deixe espaço para o luxo
Todo ser humano tem a irracionalidade enraizada dentro de si e, por isso, todos estão propensos a serem levados pelos desejos de comprar bens de luxo ou não, ainda que não precisem do produto.
Diferente das necessidades, que são cruciais para a sobrevivência das pessoas, o luxo está diretamente relacionado com o desejo. Quando adquiridos, promovem uma sensação de bem-estar nas pessoas, gerando nelas a sensação de realização e pertencimento.
Ainda que sejam mais caros, o prazer gerado pela compra desses produtos não deixa que os consumidores esqueçam desses itens. Podem até reduzir o consumo, mas nem sempre eliminam da lista.
A boa notícia vem agora: para os varejistas, os itens de luxo são produtos com alta margem. Por serem itens mais caros, é preciso combinar diferentes táticas de promoção e layout para despertar a atenção e o desejo do cliente.
Uma boa estratégia é explorar a zona dos olhos, mantendo os itens de desejo e sua oferta à altura dos olhos do cliente. Os anúncios devem ser nítidos, com letras grandes com bastante destaque no display da seção.
7. Mantenha uma comunicação envolvente
Por fim, mas não menos importante, construa um ambiente acolhedor para seus clientes. Faça ele se sentir à vontade e tão bem recebido que nem vai sentir o tempo passar dentro da loja. Essa permanência no espaço físico contribuirá para que ele consuma mais produtos.
Lembre-se também de usar uma comunicação envolvente, cujo tom de voz e linguagem aproxima você do seu público. Mas não espere que ele sempre vá até você. Desloque seus colaboradores para a área de vendas e incentive-os a conversarem com o cliente. Isso vai estreitar o relacionamento e promover uma experiência diferenciada na sua loja.
Quando se trata de visual merchandising, cada detalhe do layout e atendimento da loja importa muito. Desde a forma de fazer as chamadas promocionais, o uso de etiquetas de preço do produto, a comunicação com o cliente e, principalmente, a disposição dos produtos e expositores, precisam ser bem pensados.
Na hora de montar sua loja, não esqueça as sete dicas de visual merchandising:
- Colocar os produtos mais populares e essenciais na parte de trás da loja.
- Manter os produtos de maior destaque no nível dos olhos.
- Usar ponta de gôndola para otimizar os espaços e maximizar as vendas.
- Anunciar os descontos conforme o padrão de sucesso do mercado.
- Criar uma área para demonstração de produtos.
- Construir um espaço premium para expor produtos de luxo, com alta margem de lucro.
- Utilizar uma comunicação envolvente.
Aplicando essas estratégias, vai deixar sua loja muito mais interessante para seu cliente.
Gostou desse conteúdo?
Confira outros artigos sobre o segmento varejista.