Algumas tendências de design de loja física têm feito o varejo proporcionar aos clientes uma nova experiência de compra, muito mais interativa e prazerosa. Além disso, têm sido o “trunfo” de muitos lojistas para enfrentar a concorrência no segmento.
Se deseja melhorar as vendas na sua loja, confira a seguir o que está por trás dessas novidades e como aplicar cada estratégia no seu ponto de venda.
Mercado de consumo: e-commerce x loja física
No primeiro trimestre de 2024, cerca de 16% das vendas do comércio no Brasil vieram de canais digitais, segundo Pesquisa da FGV Ibre. Esse percentual é o maior do segmento, desde o segundo trimestre de 2021. Outros dados da Revista Super Hiper, publicada em junho de 2024, revela informações interessantes sobre o varejo digital:
70% das pessoas têm o costume de pesquisar online, antes de visitar uma loja para fazer uma compra;
66% das pessoas fizeram ao menos uma compra online nos últimos 30 dias.
Esse cenário de crescimento tem sido impulsionado pelos hábitos de consumo dos jovens adultos e dos idosos. Sim, o público que muitos achavam não ser adepto às compras online, está consumindo cada vez mais no âmbito digital.
Segundo levantamento feito pela Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC), em parceria com a AGP Pesquisas, entre as pessoas 60+ que compram na internet, 67% afirmam que a principal motivação para comprar online é “Comprar a hora que quiser”.
Essa facilidade é um dos principais atrativos para quem compra em e-commerces. Por outro lado, é uma preocupação para varejistas de lojas físicas.
Para se destacar da concorrência, muitos desses lojistas estão aderindo à competição por preço, acreditando que reduzir as margens de lucro e aumentar a variedade de produtos vão ajudar a competir com os grandes players do mercado.
Contudo, você, lojista, deve saber que o preço não é o único fator considerado na tomada de decisão!
Em lojas físicas, a experiência de compra tem valor muito importante para o cliente!
Na atual configuração do varejo físico, o lojista precisa escolher entre focar na experiência ou preço baixo.
Acreditamos que a experiência é melhor, pois os consumidores de loja física desejam mais do que comprar um produto. Eles buscam se envolver com lojas que proporcionem uma experiência de compra diferenciada.
Esse novo comportamento tem impulsionado as tendências de design de loja física.
Tendências de design de loja física em um mundo digital
Ao fazer compras em lojas físicas, os consumidores buscam experiências que gerem prazer. Logo, comprar na loja física vai além do preço, é sobre se permitir ter um momento de felicidade.
Quanto mais acolhedor for o ambiente da loja, melhor será a experiência de compra.
Considerando esse cenário do varejo físico, o Mercado consumo listou quatro tendências de design de loja física que devem crescer no próximo ano:
- Visual merchandising: storytelling e minimalismo
- O poder das mídias sociais: espaços instagramáveis
- “10 minutos de férias” por dia: espaços confortáveis e que lembram a casa
- Tecnologia: interatividade e serviços omnichannel
A seguir, detalhamos o que é e como aplicar cada uma dessas estratégias.
1. Visual merchandising como estratégia de storytelling e minimalismo
O visual merchandising é uma técnica que explora elementos visuais e sensoriais para destacar produtos, marcas e lojas. Sua principal função é construir um ambiente de loja convidativo, capaz de atrair o consumidor à primeira vista.
Além de explorar auxiliar na montagem de uma loja bonita, o visual merchandising também é um aliado importante nas estratégias de comunicação, desempenhando duas funções importantes:
- contar histórias (storytelling)
- construir espaços minimalistas
Visual Merchandising e o storytelling
Como storytelling, o visual merchandising enfatiza na retenção e atração de clientes, a partir de uma comunicação integrada que explora elementos visuais, sonoros e sensoriais convidando o consumidor a realizar seus sonhos e desejos. Assim, a loja física se torna o lugar de reforçar e concretizar as promessas feitas pelas campanhas promocionais (digital ou presencial).
Visual Merchandising e o minimalismo
O minimalismo aplicado ao visual merchandising promove layouts mais intimistas, com o intuito promover um ambiente mais acolhedor para o cliente, bem como melhorar a percepção de valor da loja.
Como montar um layout minimalista?
Os layouts minimalistas contam com espaços mais cleans, com estoques menos aparentes, expositores mais sofisticados e que destacam os produtos, iluminação que valoriza o ambiente, entre outros.
Dentro dessa linha, também existe o conceito de minimalismo vibrante que torna os ambientes mais leves e fluídos a partir da aplicação de:
- Peças sofisticadas e simples na decoração
- Móveis com alta funcionalidade e versatilidade
- Estruturas com desenhos em formas orgânicas
- Exposição otimizada para dar mais praticidade nas compras
Ao mesmo tempo em que tornam os espaços mais confortáveis e acolhedores, essas estratégias minimalistas tornam as lojas cheias de estilo.
2. O poder das mídias sociais: espaços instagramáveis
A maioria dos compradores usa muito as redes sociais, principalmente o Instagram – considerada a preferida por 35,9% dos usuários (Data Report 2024). Somente no Brasil, a rede conta com 134.6 milhões de usuários (Pesquisa We Are Social e da Meltwater).
Buscando integrar esses mundos: físico e digital, as empresas devem construir lojas esteticamente atrativas que despertem nos clientes o desejo de registrar fotos e/ou vídeos para compartilhar no Instagram, seja de si mesmo, do produto ou do ambiente. Isso torna a experiência de compra mais interativa e marcante para o cliente.
Além disso, essas publicações espontâneas ajudam nas estratégias de marketing, divulgando a loja nas redes e melhorando o alcance de público da marca.
Como montar uma loja instagramável?
Para montar um espaço instagramável na sua loja, é preciso reservar uma área no seu ponto de venda, pequena ou média, e decorar projetando o espaço para compor pensando nos possíveis registros fotográficos do consumidor.
É importante respeitar a identidade da sua marca e o perfil do seu público. Afinal, deseja que ele se sinta atraído a registrar sua visita à loja.
Dicas para montar um espaço instagramável:
- Usar elementos criativos (cores, acessórios, expositores)
- Incluir elementos naturais : plantas, peças em madeira, artesanato etc.
- Se possível, expor frases inspiradoras ou slogan do negócio.
- Boa iluminação, pensando na composição fotográficas
3. Tendência de Design de Loja que veia para ficar: ambientes aconchegantes que lembram a casa do consumidor
Buscando incrementar a experiência de compra nas lojas físicas, alguns varejistas estão incorporando serviços diferenciados para criar uma experiência imersiva para os clientes. Um exemplo marcante é o novo mercado St. Marche, que sacrificou parte da área tradicional de exposição de produtos para projetar espaços que simulam a “casa” do consumidor. O ambiente inclui áreas que funcionam como sala de estar e home office, onde é servido café da manhã, almoço e dentro de um espaço de coworking, alinhando-se ao estilo de vida do mundo pós-pandemia.
O principal objetivo dessa estratégia é promover micro momentos de descompressão, proporcionando bem-estar e prazer durante as compras. A proposta, apelidada de “10 minutos de férias por dia”, busca criar uma conexão emocional com o consumidor, tornando o ato de frequentar o espaço algo mais acolhedor e convidativo.
Como tornar o momento da compra mais prazeroso para o cliente:
- Promovendo ambientes intimistas e aconchegantes;
- Quando possível, oferecer uma cafeteria local acolhedora;
- Oferecer espaços para eventos, demonstração e degustação de produtos;
- Manter decoração que remete ao clima aconchegante de casa;
- Construir seções acolhedoras com boa climatização, iluminação, cadeiras confortáveis etc.;
4. Tecnologia impulsionando a interatividade e serviços omnichannel
A era atual é marcada pela tecnologia. Por isso, espera-se que as lojas estejam atualizadas com recursos tecnológicos que facilitem o processo de compra.
A tendência é que a comunicação do novo varejo físico explore mais elementos digitais e integre diferentes canais para melhorar a experiência de compra com a loja. Será cada vez mais comum:
- disponibilizar wi-fi banda larga para os clientes da loja;
- explorar a comunicação digital usando telas e paineis de LED
- serviços omnichannel (compra online e retirada na loja ou entrega)
- drive-thru inteligentes (nichos de alimentação)
- disponibilizar plataformas digitais de e-store (quando o cliente não encontra produto na loja física e pode comprar online para receber em casa, com frete grátis)
Com a chegada da pandemia, houve um grande crescimento nas compras online – realidade que se mantém até hoje. Para vencer essa concorrência, as lojas físicas precisam se destacar no varejo seguindo as tendências de design de loja. Essas novidades têm ajudado a fidelizar clientes, a partir de uma experiência de compra diferenciada.