Para você saber como montar um empório de sucesso, é preciso considerar alguns fatores para conseguir alavancar os lucros e se diferenciar da concorrência logo nos primeiros dias de funcionamento.
Confira no artigo de hoje tudo sobre os tipos de empório, as etapas para abertura e as principais estratégias para ter um resultado lucrativo.
Tipos de empórios: das mercearias aos empórios
Antes de tudo, é preciso definir qual tipo de empório deseja abrir.
Mas antes, um esclarecimento: as pessoas costumam confundir muito empório e mercearia. Contudo, embora sejam semelhantes em alguns aspectos, eles não são iguais.
Começando pelos pontos em comum, os dois são espaços pequenos voltados para comercialização de variados produtos. Porém, na mercearia são encontrados itens básicos do dia a dia e marcas mais populares. Já no empório, por se tratar de um ambiente mais gourmetizado, os itens possuem maior qualidade, podendo possuir produtos importados.
A principal diferença entre esses dois tipos de negócio está no tipo de valor ou proposta. As mercearias podem ser comparadas aos pequenos mercadinhos locais, enquanto os empórios são voltados mais para experiências gastronômicas das pessoas que estão dispostas a conhecer produtos diferenciados, ainda que paguem mais caro por isso.
Dessa forma, as características principais do empório são:
-Ambientes com aspectos mais aconchegantes e atrativos;
– Vendas voltadas para experiência única de compra;
– Produtos diferenciados, com maior qualidade e/ou importados;
– Atendimento mais personalizado;
– Preços podem ser mais caros.
A partir disso, derivam vários tipos de empório. Cada um deles assume um objetivo ainda mais específico, proporcionando ao consumidor distintas experiências de compra. São eles:
Empório Bar
É o tipo perfeito para empreendedores que buscam misturar os serviços e produtos de bares com a gastronomia do empório.
Como o nome indica, nesses locais os produtos mais vendidos são, principalmente, bebidas. Porém, as opções vendidas são mais sofisticadas, tais como: vinhos nos mais variados tipos e nacionalidades, drinks, cervejas especiais (importadas, artesanais, sabores diferenciados), entre outras.
Ao abrir um empório bar é preciso proporcionar uma experiência gastronômica completa, e também vender produtos alimentícios que harmonizam bem com essas bebidas: embutidos, queijos, pães artesanais, entre outros petiscos e refeições.
Para melhorar a experiência de compra desse público, é muito comum ver eventos de degustação e ofertas especiais como estratégia para atrair o consumidor e fidelizar novos clientes.
Como a proposta é gerar uma nova experiência gastronômica mesclando bebida e comida, é bom investir em um bom sommelier para que possa atender bem aos clientes e fazer boas sugestões de harmonização.
Características:
– Facilita a venda casada de produtos;
– Voltado para um público mais sofisticado;
– Possui maior margem de lucro aos negócios;
– Incentiva a degustação dos produtos alimentícios através de pequenas porções;
– Promove constantemente eventos para degustações (de bebida ou alimentos).
Empório Mercado
Inicialmente, o nome pode lembrar as tradicionais mercearias. Porém, na prática, o empório mercado é um pouco diferente.
Enquanto os populares mercadinhos comercializam produtos básicos do dia a dia e com preços mais acessíveis, o empório mercado oferece esses mesmos produtos com alta qualidade, preço um pouco mais elevado e dentro de um ambiente mais harmônico e atrativo.
Outro aspecto importante é o público-alvo, composto por consumidores com renda mais elevada e interesse maior em experiencias gastronômicas.
Entre os produtos vendidos nesse tipo de empório, estão: massas, bebidas, geleias, frutas e legumes, embutidos, pães artesanais, entre outros.
Características:
– Promove experiências gastronômicas;
– Proporciona um ambiente mais gourmetizado;
– Comercializa produtos de alta qualidade, marcas valorizadas e importadas;
– Atende um público mais qualificado do que dos mercados tradicionais.
Empório Bistrô
Totalmente gourmetizado, o empório bistrô combina a finesse a sofisticação dos restaurantes com os mercadinhos de alto nível.
Por isso, o layout da loja é bem refinado e seus produtos são de alta qualidade. Alguns estabelecimentos inclusive contam com cardápio próprio de refeições servidas no local.
Empório-cafeteria
O empório-cafeteria mistura o setor alimentício com o das bebidas cafeinadas. Para quem deseja investir em um produto brasileiro sempre em alta, é o modelo ideal!
Atualmente, o Brasil é o segundo maior consumidor de café do mundo (ABIC), o que torna o empório-cafeteria um negócio super proveitoso e nunca fora de moda. Por outro lado, exige mais diferenciação para que possa se destacar das tradicionais cafeterias e cativar o consumidor.
No mix de produtos, são encontrados: cafés em grãos de alta qualidade (brasileiros, importados e produtos alimentícios artesanais que complementam o produto principal: café).
Ao abrir um empório café, é preciso pensar que seu ambiente costuma ser bem acolhedor para os visitantes encontrarem amigos ou lerem um bom livro. Também é possível promover eventos com especialistas de café (baristas) e/ou degustações para atrair os degustadores de café.
Características:
– Tem como estrela principal o café;
– Promove um ambiente acolhedor para os visitantes;
– Exige ações mais inovadoras para atrair os consumidores;
– Oferece produtos alimentícios que combinem com a bebida.
Empório de Produtos Naturais
Aproveitando a tendencia das pessoas ao cuidado com a saúde, esse tipo de empório tem crescido bastante por conta demanda de produtos naturais para um público fit e/ou vegano.
No empório de produtos naturais é comercializado itens como: ervas, suplementos alimentares, cereais, temperos, sementes, frutas desidratadas etc. Já o atendimento costuma ser mais personalizado e profissional, pois os clientes geralmente precisam de ajuda na tomada de decisão.
Para garantir o sucesso desse empório, é fundamental que a loja seja instalada próxima a academias, espaços de beleza e estética e clubes.
Características:
– Atendimento mais personalizado;
– Perfil de público fit e/ou vegano;
– Exige maior capacitação dos atendentes;
– Localização próxima a academias, clubes e espaços de beleza.
Agora que já conhece os principais tipos de negócio e consegue ter mais clareza sobre como montar um empório, já pode começar a pensar nas principais etapas de abertura.
Dicas de como montar um empório de sucesso:
Antes de falar das etapas básicas sobre como montar um empório, você precisa fazer um planejamento. Ele é o marco zero de qualquer negócio e serve para definir os objetivos e recursos operacionais e financeiros, analisar o público e a concorrência local, assim como as ações de marketing e vendas.
Para esse momento inicial, pode utilizar o Canva da Proposta de Valor, uma ferramenta que ajuda na criação do modelo de negócio e na construção de uma marca forte para atrair e fidelizar os clientes.
Nesse documento detalhar o perfil do seu consumidor, listar possíveis locais para a loja, definir os principais produtos e os recursos necessários (operacionais, humanos e financeiros), além de traçar caminhos para atrair e fidelizar o cliente.
Entre os itens que fazem parte desse planejamento, estão:
Localização
Você deve se recordar que cada tipo de empório atende a um perfil de público específico. Portanto, na hora de escolher a região para instalar sua loja, considere as características dessas pessoas.
Uma coisa que já podemos adiantar é que, em geral, esse público faz parte das classes A e B. Então, a dica para encontrar o lugar certo é começar por essas áreas da cidade.
Ao definir as etapas e como irá montar seu empório, o importante é optar por um espaço amplo e com boa circulação de pessoas, mas que também não exceda seu orçamento.
Orçamento
Esse ponto mais delicado para muitos empreendedores, mas não tem como fugir dele.
Se deseja saber como montar um empório de sucesso é necessário dedicar tempo avaliando a viabilidade econômica do seu negócio!
Para isso, vai precisar fazer um orçamento completo com todas as informações financeiras do empório, tais como: custos fixos (locação, energia, água, internet, etc.), projeção de custos variáveis (a exemplo dos fornecedores e aplicativos de entrega, entre outros), despesas com funcionário, equipamentos, entre outros.
Buscando facilitar essa etapa, montamos uma planilha automatizada para você fazer simulações de gastos e saber o tempo aproximado que consegue recuperar o dinheiro investido no negócio.
Para usar é muito simples!
Você deve baixar a planilha gratuitamente, inserir os dados solicitados, sobretudo o número de visitantes, pois ela funciona com base na quantidade de pessoas que visitam o local e considerando o ticket médio dos produtos e serviços do seu empório. Assim, consegue obter uma previsão de receita e o faturamento total.
Assim que realizar o download, logo na primeira tela vai colocar os custos que já pesquisou ou tem mãos.
Em seguida, na segunda tela, vai inserir a projeção para visualizar o comparativo do que ele precisa reduzir ou aumentar nos lucros para melhorar seus resultados.
Baixe agora a planilhe e comece a fazer sua análise econômica!
Ambiente e Infraestrutura
Os clientes que visitam os empórios, em sua maioria, buscam uma experiência de compra diferenciada. Para que isso aconteça, deve investir tanto na qualidade dos produtos quanto na decoração e layout do espaço físico.
Outro ponto a se pensar quando pretende montar um empório é o ambiente. Ele precisam ser modernos e aconchegantes, sem deixar de lado a funcionalidade. Para garantir a sensação acolhedora, o investimento em uma decoração rústica com forte presença de expositores de madeira compõe muito bem o design dos empórios.
Vale ressaltar também que a escolha correta dos expositores faz toda diferença. Além de compor a decoração dos ambientes, esses móveis garantem o bom armazenamento dos produtos (até os mais pesados), além de uma boa visibilidade, facilitando a localização dos itens.
Quais produtos vendem num empório?
Os clientes dos empórios não estão procurando por produtos triviais. Eles buscam por uma experiência gastronômica diferente e preferem itens de melhor qualidade.
Logo, no seu estoque, não pode faltar produtos diferenciados para o seu público. Algumas opções são:
- Queijos
- Cafés selecionados
- Linha Fit e Saudáveis
- Pães, Bolos e Biscoitos
- Doces, Compotas e Geleias
- Massas e acompanhamentos
- Ervas, sementes e cereais a granel
- Vinhos dos mais variados tipos e nacionalidades
- Bebidas típicas do Brasil, cervejas artesanais e cachaças
Para garantir o mix de produtos mais variado, o ideal é ficar por dentro das tendências do segmento e manter bons fornecedores por perto.
Marketing
Por fim, mas não menos importante para montar um empório: invista em ações de marketing. Isso vai ajudar na divulgação do negócio e na atração de novos clientes. Diante da era digital que o mundo vive é imprescindível manter sua presença online. Para isso, deve criar perfis nas redes sociais (Facebook e Instagram), cadastrar sua loja no Google Minha Empresa, utilizar o WhatsApp Business como canal de comunicação direto com o atendimento. Além disso, nos dias de hoje, é
imprescindível ter um site, e mantê-lo atualizado com os principais pratos, produtos e cardápio.
Oferecer opções para Delivery, também é um grande diferencial competitivo, mas fique atento: a experiência no Delivery precisa ser tão boa quanto no PDV. Nada de embalagens amassadas ou produtos chegando frios aos clientes
No âmbito físico, invista no layout da sua loja, construindo também uma comunicação com o cliente. Os expositores devem facilitar a divulgação dos produtos, mas também os informes promocionais e campanhas da loja.
Agora que você já está por dentro de como montar um empório, mãos à obra!
Escolha o tipo de empório que deseja abrir, avalie bem a região e procure o local mais perto do seu público. Faça também a sua viabilidade econômica e comece a montar sua loja.
Lembre-se de cuidar do layout interno, mantendo-o atrativo, acolhedor e funcional e não se esqueça das ações de marketing, elas são fundamentais para atrair clientes e promover o crescimento das vendas.
Se quiser saber mais sobre estratégias de negócio, continue acompanhando nosso blog.