O final de ano é um dos períodos mais aguardadas pelos varejistas, por conta do alto volume de compras para celebração das festas natalinas e ano novo. Para aproveitar esse momento aquecido do mercado, é preciso saber como atrair clientes para loja através de estratégias de vendas e marketing.
É isso que vamos ensinar para você neste artigo!
Aqui você vai encontrar as principais formas para se diferenciar da concorrência e atrair os consumidores para o seu estabelecimento.
- Introdução
- Por que preparar sua loja para as vendas de fim de ano?
- Como atrair clientes para loja: dicas de planejamento, vendas, marketing e organização de ambientes
- Antecipe o Planejamento
- Explore diferentes canais de divulgação
- Promova uma experiência de consumo diferente
- Prepare seu ponto de venda para atrair os consumidores
- Fidelize o consumidor com vantagens exclusivas
Por que preparar sua loja para as vendas de fim de ano?
Você já deve saber que o final do segundo semestre é muito aquecido para o comércio. Mas neste ano de 2022, existem outros fatores que podem impulsionar ainda mais as vendas do período.
O primeiro deles é a projeção para o setor varejista que, segundo a Associação Brasileira do Varejo (ABV), pode ter um aumento de 12% nas vendas. Outro motivo é a Copa do Mundo, realizada entre novembro e dezembro, que pode impulsionar o comércio com as compras de
artigos esportivos e eletrônicos, bem como itens alimentícios e embutidos em geral que servem como petiscos para acompanhar os jogos.
Esses dois elementos combinados com a demanda do final de ano, compõem um cenário otimista para as vendas!
Como atrair clientes para loja: dicas de planejamento, vendas, marketing e organização de ambientes
Depois de ficar por dentro das projeções de vendas do segmento varejista, chegou o momento de descobrir como explorar todo potencial das festas de fim de ano para alavancar o seu negócio.
Confira abaixo 5 dicas para aumentar sua lucratividade com as festas de Natal e Ano Novo!
Antecipe o Planejamento
Não espere as festas se aproximarem para definir quais serão as ações promocionais
É preciso planejar tudo com antecedência! Somente dessa forma será possível negociar melhor com os fornecedores, montar um mix de produtos mais diversificado e ter tempo hábil de organização e divulgação.
Entre as ofertas, promova kits prontos, combos, promoções em setores específicos de maior procura nessa época, etc. Tudo isso pode facilitar na hora do cliente escolher os produtos.
Dentro desse planejamento, avalie as projeções de vendas para o segmento e observe o histórico da sua loja. Esses dados vão ajudar a definir as metas e os caminhos para atingi-las.
Explore diferentes canais de divulgação
Nesse período é comum ver diversas propagandas na TV, internet ou ruas, com forte apelo emocional. Sabe o porquê disso?
Geralmente os consumidores ficam mais reflexivos sobre a vida nesse tempo e encaram as comemorações como um fechamento de ciclo. Por isso, muitos comerciais carregam mensagens de esperança, vida e amor (vide exemplo na imagem abaixo).
Por outro lado, existe também aquelas pessoas que preferem celebrar as datas presenteando amigos e familiares ou se divertindo numa viagem. Esses são facilmente cativados por qualquer oferta superespecial. Uma boa propaganda com gatilho de escassez é ideal chamar a atenção dele.
Explore todos os recursos disponíveis, seja digital ou físico, para alcançar esses dois públicos. Na produção das campanhas, pode usar imagens estáticas ou vídeos, mensagens emocionais, as ofertas especiais. Divulgue à vontade e das mais diferentes formas.
Promova uma experiência de consumo diferente
Mais do que comprar um produto, os consumidores buscam por experiências de compra. Desde o primeiro contato com sua empresa, seja de forma presencial ou online, até a entrega/pagamento do produto, os clientes esperam:
– Mais praticidade na compra usando soluções inovadoras;
– Mix variados e com produtos de qualidade;
– Layout moderno e bem aconchegante;
– Ambiente organizado e atrativo
– Atendimento de excelência
Quando essas coisas estão funcionando corretamente, acontece a recompra e a fidelização do cliente. Portanto, se quiser transformar o público em clientes fiéis, é bom fazer esse tipo de investimento.
Prepare seu ponto de venda para atrair os consumidores
Na hora de atrair o consumidor para sua loja, a decoração e organização do ponto de venda (PDV) é um fator super decisivo. Inclusive, não tem como proporcionar uma experiência de compra marcante sem essa boa recepção.
Considerando que o primeiro contato do consumidor é visual, a aparência gera a primeira impressão diante do consumidor. Por isso, é fundamental decorar o ambiente usando as cores de cada data comemorativa e espalhar mensagens festivas e ofertas especiais pela loja. Lembre-se: esses estímulos influenciam diretamente os clientes mais emocionais e os consumistas.
Não esqueça de usar bons móveis para expor os produtos de forma organizada e atrativa. De preferência aos modelos fabricados em madeira de alta qualidade, pois além de atrativos e funcionais, garantem uma boa sustentação e durabilidade da peça.
Usar uma decoração chamativa e diferentes expositores vão ajudar a destacar seus produtos frente aos concorrentes.
Fidelize o consumidor com vantagens exclusivas
Lembre-se que para muitos desses consumidores será a primeira vez visitando sua loja. Não perca a oportunidade de torná-lo seu cliente!
Além de fazer o básico, prestando um atendimento de excelência, fornecendo produtos de qualidade e bons descontos, elabore um programa de fidelização que vai cativar o público com benefícios exclusivos na sua loja. Isso vai construir com ele uma relação mais duradoura.
Agora que já conhece as principais estratégias de como atrair clientes para loja no final do ano, é hora de colocar a mão na massa!
Faça o planejamento da sua campanha listando as metas de vendas e principais ofertas, utilize todos os recursos digitais e físicos para fazer a divulgação junto ao seu público-alvo, prepare o ambiente da sua loja com uma composição atrativa e funcional e, por fim, fidelize o cliente promovendo um atendimento de excelência e experiência de compra marcante.
Isso vai deixar sua loja um passo à frente da concorrência e com mais chance de lucratividade.
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