Ir para o conteúdo
  • Categorias
    • Notícia
    • Ponto de Venda
    • Marketing/Venda
    • Produtos
    • Inaugurações
Menu
  • Categorias
    • Notícia
    • Ponto de Venda
    • Marketing/Venda
    • Produtos
    • Inaugurações
Loja online
  • Categorias
    • Notícia
    • Ponto de Venda
    • Marketing/Venda
    • Produtos
    • Inaugurações
Menu
  • Categorias
    • Notícia
    • Ponto de Venda
    • Marketing/Venda
    • Produtos
    • Inaugurações
Search for:

Dicas para não errar na Layoutização de Loja

  • maio 29, 2024
  • Conteúdo criado por Humano
5/5 (1)
Capa blog - Layoutização de loja - Expositores de madeira em um empório

A Layoutização de Loja é uma etapa fundamental na montagem do ponto de venda. Ela determina como os espaços disponíveis serão organizados, buscando promover uma exposição que estimule a compra e garanta uma boa experiência para o cliente.

Se chegou até este artigo, provavelmente está buscando esses resultados!

Continue a leitura e confira as dicas para não errar na layoutização da sua loja!

O que é o layout de uma loja?

O layout de loja determina a disposição dos móveis, equipamentos e produtos dentro do espaço de venda. Seus principais objetivos são:

– Manter o cliente sempre em circulação.
– Melhorar a experiência de compra
– Criar um ambiente atrativo e convidativo
– Impulsionar as vendas

Mas para atingir esses resultados, é essencial ter um planejamento estratégico do layout!

Planejar um layout envolve melhorias na exposição dos produtos e no ambiente da loja, pensando na jornada de compra do cliente e nas operações do PDV.

Layoutização de loja com o fluxo da jornada do cliente definida
Exemplo do fluxo da jornada do cliente dentro da loja

Logo, o primeiro passo para definir um layout estratégico é mapear a jornada do cliente. Da chegada à loja até a saída com as compras, tudo deve ser planejado no layout. Este processo é importante para ver quais as áreas que os clientes mais trafegam e quais as áreas onde em que os clientes deixam de passar.

Poucos são os lojistas que fazem isso. A maioria ainda comete erros como:

  • destacar elementos que atrapalham a jornada de compra do cliente;
  • montar a loja sem planejamento de layout;
  • exagerar na comunicação visual dentro da loja;
  • não pensar na acessibilidade à loja e produtos;
  • usar móveis inadequados para o varejo;

Todos esses fatores prejudicam o layout da loja e geram uma percepção negativa do negócio.

Sua loja deve ser um ambiente atrativo para o cliente, favorável à recompra e fidelização.

Segundo um relatório da CX trends:

“87% dos clientes que visitam uma loja física buscam uma boa experiência de compra.”

87% dos cliente que visitam uma loja física buscam uma boa experiência de compra

Ou seja, ao investir em uma boa layoutização de loja, as chances de fidelizar seu cliente aumentam.

E a pergunta que pode estar fazendo é: como fazer o planejamento do layout ?

Vamos compartilhar cinco dicas de layoutização de loja para você aplicar no seu negócio!

Planejamento Estratégico da Layoutização de Loja: zonas quentes e frias, móveis , atendimento e comunicação visual

Com a jornada do cliente definida, inicia-se o processo de montagem do espaço físico. É o momento de selecionar o melhor local para as seções, zonas frias e quentes, mobiliário e equipamentos, considerando o fluxo de compra do consumidor.

Se ainda não conhece o termo zonas quentes e frias, elas se referem, respectivamente, às áreas mais e menos visitadas em uma loja. Defina quais são esses locais para facilitar as ações promocionais no PDV.

– ARTIGO: Zonas quentes e Frias no ponto de venda

Como fazer o Layout da loja física?

  1. Definir o fluxo de compra dentro da loja
  2. Identificar o começo e final da jornada do cliente
  3. Pré-determinar as áreas operacionais
  4. Montar uma entrada de loja atrativa
  5. Escolher móveis adequados para o varejo

Veja como cada etapa funciona:

Fluxo de compra dentro da loja

Considerando que a jornada do cliente é o marco zero na layoutização, o primeiro passo é definir como será esse fluxo das compras dentro do PDV. Algumas perguntas ajudam a mapear esse caminho:

  1. Quais são as principais seções da loja?
  2. Por onde o cliente vai passar?
  3. Quais serão os primeiros setores a serem visitados?
  4. qual percurso até chegar à área de pagamento?
  5. onde será a área de atendimento?
  6. Como é a visibilidade da loja?

Essas respostas mapeiam o melhor caminho para a compra dentro da loja. Isso vai facilitar a definição das zonas quentes e frias, bem como a distribuição das seções, equipamentos e móveis dentro da loja.

Definição onde começa e termina a jornada de compra

Durante o mapeamento do fluxo citado acima, deve-se ter total clareza de onde começa e onde termina a jornada do seu cliente, para que possa construir um caminho otimizado de compras.

Lembre-se: a compra sempre vai terminar com o pagamento do produto.

Muitos lojistas costumam expor produtos em balcões de atendimento após o caixa, fora da área de pagamento. Isso é um grande erro!

Mesmo que o cliente tenha interesse pela compra, costuma ter baixa motivação para voltar à fila e pagar.

Faça diferente: mantenha a finalização da compra no final da jornada do cliente. Nunca no início, muito menos no meio.

Predeterminação das áreas operacionais

A determinação das áreas operacionais é tão importante quanto o fluxo da jornada de compra.

Mas atenção: as operações vão além do espaço de atendimento ao cliente.

As áreas operacionais englobam o local de acesso ao estoque, o espaço de setorização, área de desaceleração e categorias da loja, bem como a área para possível expansão.

É importante definir isso no planejamento da layoutização, pois mudanças posteriores podem atrapalhar o fluxo de vendas e tornar mais difícil a adaptação ao novo layout.

Evite transtornos e custos futuros pré-determinando esses espaços no layout, reservando-os para as próximas etapas da layoutização.

Dica bônus: comece o estudo do layout a partir da setorização da loja e determine o percentual que cada espaço vai ocupar no seu ponto de venda. Depois disso pode definir o local dos equipamentos e móveis para loja (displays, gôndolas, prateleiras e expositores).

Entrada de loja atrativa

A maioria dos lojistas mantém um vasto e diversificado volume de produtos bem na entrada da loja, na tentativa de atrair o cliente com ofertas. Mas essa estratégia traz várias consequências negativas:

  • bloqueia a entrada da loja
  • causa poluição visual
  • influência na desistência da compra
  • reduz a visibilidade para outros setores

O ideal é reservar as ações promocionais para o interior da loja, ao longo da jornada de compra. Pode aproveitar um produto com boa saída, por exemplo, para fazer uma oferta especial numa zona mais fria. Também é possível criar ilhas promocionais em diferentes setores, despertando a atenção do consumidor.

Exemplo de uma entrada de loja atrativa
Exemplo de uma loja que não é “tão sofisticada”, mas que possui uma entrada atrativa. (Loja San Raphael – RJ)

A entrada precisa ser o cartão de visitas da loja, comunicando claramente a identidade e posicionamento do negócio. Por isso, evite poluir com muitas informações e promoções.

Lembre-se que, provavelmente, é o primeiro contato do cliente com a loja. Priorize a boa primeira impressão, compondo o ambiente com móveis modernos, combinação de cores chamativas, apresentação de poucos produtos e preços atrativos.

A entrada deve mostrar seu diferencial ao seu consumidor!

Ambiente agradável com móveis adequados para o varejo

Conforme o Panorama da Experiência do Cliente no Brasil, elaborado pela Opinion Box, 81% dos consumidores gastam mais em empresas que lhes proporcionam uma boa experiência.

81% dos consumidores gastam mais em lojas que oferecem uma boa experiência

Uma loja bonita, organizada e funcional faz com que o cliente se sinta bem, aumentando a permanência dentro da loja e gerando mais vendas. Portanto, investir no layout é investir no seu diferencial competitivo.

Para construir um bom layout, deve cuidar de três aspectos principais:

  • Climatização
  • Boa iluminação
  • Design moderno e funcional

A temperatura da loja deve estar agradável, nem tão frio tampouco quente. O clima interno deve estar suportável para não deixar o cliente mais estressado durante a compra.

Para a iluminação, priorize a luz natural sempre que possível. Economiza gastos com energia e traz mais acolhimento ao ambiente. Utilize também luzes direcionais apontadas para os produtos, preferencialmente de cores quentes.

Na decoração dos espaços, é imprescindível escolher móveis projetados para o ambiente de loja. Sua estrutura e acabamento estético garantem uma exposição mais bonita e eficiente, impulsionando as vendas das mercadorias.

Um bom móvel de loja deve ter:

  • Alta versatilidade
  • Estrutura resistente
  • Acabamento estético atrativo
  • Design funcional e ergonômico
  • Fabricação em madeira (deixa os ambientes mais acolhedores)

Demais tipos de móveis, tais como residenciais e/ou decorativos, não devem ser usados para armazenar produtos no seu PDV. Eles não suportam altas cargas, não são funcionais e podem ocasionar acidentes.

Como encontrar bons móveis para o varejo?

A melhor forma é escolher empresas com expertise no segmento.

A MUTT é uma marca especializada em móveis para o varejo com mais 500 lojas atendidas em todo o Brasil e dos mais diversos setores do mercado.

Aqui, cada expositor é projetado para se adaptar à realidade do varejista. Sua estrutura conta com elementos essenciais para funcionar na layoutização de loja.

  • Fabricação com madeira de alta qualidade
  • 100% madeira reflorestada
  • 100% utilização de cola a base d’água
  • Estrutura robusta e resistente
  • Design moderno e funcional
  • Alta ergonomia

Conheça o catálogo de Expositores da MUTT e transforme seu layout!

Avalie o que achou:
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

Veja também:

Móveis expositores que otimizam vendas
  • Ponto de Venda

Móveis Expositores que ajudam a rentabilizar melhor sua loja

10/05/2025
Capa - Móvel mesa aquecida para o setor de Rotisseria
  • Uncategorized

Setor de Rotisseria: a tendência lucrativa para o varejo

13/03/2025
Tendências do Varejo para 2025: novidades da NRF Retail’s Big Show
  • Marketing/Venda

Tendências do Varejo para 2025: novidades da feira NRF

20/02/2025
Tendências de design de loja física em cenário digital
  • Ponto de Venda

Tendências de design de loja física em um mundo digital

04/12/2024

Catálogo de expositores

Mais de 40 modelos de expositores de alto padrão para compor o layout da sua loja. 

Baixar catálogo

Assine a Newsletter

Fique por dentro das principais informações sobre o varejo.

Logotipo MUTT

Expositores de madeira de alto padrão que transformam a experiência  no ponto de venda.

Nossa missão é oferecer soluções em exposição que ajudem os varejistas a ter uma loja mais atrativa e envolvente.

Acesse a loja virtual

Institucional

  • Endereço: Av. M. Delfino Tendolo, 900 – Agudos-SP CEP: 17123-220
  • CNPJ: 01.833.069/0001-69

  • segunda à sexta 08h00 às 17h30
  • [email protected]
Instagram Facebook Linkedin Youtube

© Copyright 2022 | Todos os direitos reservados