A Layoutização de Loja é uma etapa fundamental na montagem do ponto de venda. Ela determina como os espaços disponíveis serão organizados, buscando promover uma exposição que estimule a compra e garanta uma boa experiência para o cliente.
Se chegou até este artigo, provavelmente está buscando esses resultados!
Continue a leitura e confira as dicas para não errar na layoutização da sua loja!
O que é o layout de uma loja?
O layout de loja determina a disposição dos móveis, equipamentos e produtos dentro do espaço de venda. Seus principais objetivos são:
– Manter o cliente sempre em circulação.
– Melhorar a experiência de compra
– Criar um ambiente atrativo e convidativo
– Impulsionar as vendas
Mas para atingir esses resultados, é essencial ter um planejamento estratégico do layout!
Planejar um layout envolve melhorias na exposição dos produtos e no ambiente da loja, pensando na jornada de compra do cliente e nas operações do PDV.
Logo, o primeiro passo para definir um layout estratégico é mapear a jornada do cliente. Da chegada à loja até a saída com as compras, tudo deve ser planejado no layout. Este processo é importante para ver quais as áreas que os clientes mais trafegam e quais as áreas onde em que os clientes deixam de passar.
Poucos são os lojistas que fazem isso. A maioria ainda comete erros como:
- destacar elementos que atrapalham a jornada de compra do cliente;
- montar a loja sem planejamento de layout;
- exagerar na comunicação visual dentro da loja;
- não pensar na acessibilidade à loja e produtos;
- usar móveis inadequados para o varejo;
Todos esses fatores prejudicam o layout da loja e geram uma percepção negativa do negócio.
Sua loja deve ser um ambiente atrativo para o cliente, favorável à recompra e fidelização.
Segundo um relatório da CX trends:
“87% dos clientes que visitam uma loja física buscam uma boa experiência de compra.”
Ou seja, ao investir em uma boa layoutização de loja, as chances de fidelizar seu cliente aumentam.
E a pergunta que pode estar fazendo é: como fazer o planejamento do layout ?
Vamos compartilhar cinco dicas de layoutização de loja para você aplicar no seu negócio!
Planejamento Estratégico da Layoutização de Loja: zonas quentes e frias, móveis , atendimento e comunicação visual
Com a jornada do cliente definida, inicia-se o processo de montagem do espaço físico. É o momento de selecionar o melhor local para as seções, zonas frias e quentes, mobiliário e equipamentos, considerando o fluxo de compra do consumidor.
Se ainda não conhece o termo zonas quentes e frias, elas se referem, respectivamente, às áreas mais e menos visitadas em uma loja. Defina quais são esses locais para facilitar as ações promocionais no PDV.
– ARTIGO: Zonas quentes e Frias no ponto de venda
Como fazer o Layout da loja física?
- Definir o fluxo de compra dentro da loja
- Identificar o começo e final da jornada do cliente
- Pré-determinar as áreas operacionais
- Montar uma entrada de loja atrativa
- Escolher móveis adequados para o varejo
Veja como cada etapa funciona:
Fluxo de compra dentro da loja
Considerando que a jornada do cliente é o marco zero na layoutização, o primeiro passo é definir como será esse fluxo das compras dentro do PDV. Algumas perguntas ajudam a mapear esse caminho:
- Quais são as principais seções da loja?
- Por onde o cliente vai passar?
- Quais serão os primeiros setores a serem visitados?
- qual percurso até chegar à área de pagamento?
- onde será a área de atendimento?
- Como é a visibilidade da loja?
Essas respostas mapeiam o melhor caminho para a compra dentro da loja. Isso vai facilitar a definição das zonas quentes e frias, bem como a distribuição das seções, equipamentos e móveis dentro da loja.
Definição onde começa e termina a jornada de compra
Durante o mapeamento do fluxo citado acima, deve-se ter total clareza de onde começa e onde termina a jornada do seu cliente, para que possa construir um caminho otimizado de compras.
Lembre-se: a compra sempre vai terminar com o pagamento do produto.
Muitos lojistas costumam expor produtos em balcões de atendimento após o caixa, fora da área de pagamento. Isso é um grande erro!
Mesmo que o cliente tenha interesse pela compra, costuma ter baixa motivação para voltar à fila e pagar.
Faça diferente: mantenha a finalização da compra no final da jornada do cliente. Nunca no início, muito menos no meio.
Predeterminação das áreas operacionais
A determinação das áreas operacionais é tão importante quanto o fluxo da jornada de compra.
Mas atenção: as operações vão além do espaço de atendimento ao cliente.
As áreas operacionais englobam o local de acesso ao estoque, o espaço de setorização, área de desaceleração e categorias da loja, bem como a área para possível expansão.
É importante definir isso no planejamento da layoutização, pois mudanças posteriores podem atrapalhar o fluxo de vendas e tornar mais difícil a adaptação ao novo layout.
Evite transtornos e custos futuros pré-determinando esses espaços no layout, reservando-os para as próximas etapas da layoutização.
Dica bônus: comece o estudo do layout a partir da setorização da loja e determine o percentual que cada espaço vai ocupar no seu ponto de venda. Depois disso pode definir o local dos equipamentos e móveis para loja (displays, gôndolas, prateleiras e expositores).
Entrada de loja atrativa
A maioria dos lojistas mantém um vasto e diversificado volume de produtos bem na entrada da loja, na tentativa de atrair o cliente com ofertas. Mas essa estratégia traz várias consequências negativas:
- bloqueia a entrada da loja
- causa poluição visual
- influência na desistência da compra
- reduz a visibilidade para outros setores
O ideal é reservar as ações promocionais para o interior da loja, ao longo da jornada de compra. Pode aproveitar um produto com boa saída, por exemplo, para fazer uma oferta especial numa zona mais fria. Também é possível criar ilhas promocionais em diferentes setores, despertando a atenção do consumidor.
A entrada precisa ser o cartão de visitas da loja, comunicando claramente a identidade e posicionamento do negócio. Por isso, evite poluir com muitas informações e promoções.
Lembre-se que, provavelmente, é o primeiro contato do cliente com a loja. Priorize a boa primeira impressão, compondo o ambiente com móveis modernos, combinação de cores chamativas, apresentação de poucos produtos e preços atrativos.
A entrada deve mostrar seu diferencial ao seu consumidor!
Ambiente agradável com móveis adequados para o varejo
Conforme o Panorama da Experiência do Cliente no Brasil, elaborado pela Opinion Box, 81% dos consumidores gastam mais em empresas que lhes proporcionam uma boa experiência.
Uma loja bonita, organizada e funcional faz com que o cliente se sinta bem, aumentando a permanência dentro da loja e gerando mais vendas. Portanto, investir no layout é investir no seu diferencial competitivo.
Para construir um bom layout, deve cuidar de três aspectos principais:
- Climatização
- Boa iluminação
- Design moderno e funcional
A temperatura da loja deve estar agradável, nem tão frio tampouco quente. O clima interno deve estar suportável para não deixar o cliente mais estressado durante a compra.
Para a iluminação, priorize a luz natural sempre que possível. Economiza gastos com energia e traz mais acolhimento ao ambiente. Utilize também luzes direcionais apontadas para os produtos, preferencialmente de cores quentes.
Na decoração dos espaços, é imprescindível escolher móveis projetados para o ambiente de loja. Sua estrutura e acabamento estético garantem uma exposição mais bonita e eficiente, impulsionando as vendas das mercadorias.
Um bom móvel de loja deve ter:
- Alta versatilidade
- Estrutura resistente
- Acabamento estético atrativo
- Design funcional e ergonômico
- Fabricação em madeira (deixa os ambientes mais acolhedores)
Demais tipos de móveis, tais como residenciais e/ou decorativos, não devem ser usados para armazenar produtos no seu PDV. Eles não suportam altas cargas, não são funcionais e podem ocasionar acidentes.
Como encontrar bons móveis para o varejo?
A melhor forma é escolher empresas com expertise no segmento.
A MUTT é uma marca especializada em móveis para o varejo com mais 500 lojas atendidas em todo o Brasil e dos mais diversos setores do mercado.
Aqui, cada expositor é projetado para se adaptar à realidade do varejista. Sua estrutura conta com elementos essenciais para funcionar na layoutização de loja.
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