Diante das contínuas mudanças no comportamento do consumidor, as empresas têm adotado o conceito Phygital nas suas estratégias, para assim promover melhor atendimento, experiências e, claro, alavancar as vendas do negócio.
Com a evolução acelerada da tecnologia, surgiram diversas suposições de que o meio físico seria substituído totalmente pelo online. Nessa perspectiva, tudo seria feito somente através do mundo digital. Isso significa dizer que a compra presencial ficaria para trás e as lojas virtuais dominariam totalmente o cenário comercial. Entretanto, não é isso que tem acontecido!
A tendência mais presente nas estratégias das grandes empresas do mundo, que também será o futuro na relação com os consumidores, se chama Phygital.
Quer descobrir como esse conceito pode mudar o seu negócio?
Leia o artigo completo e fique por dentro do assunto!
- Introdução
- O que é Phygital?
- Os impactos do Phygital na relação com os consumidores
- Investimento na experiência phygital
- Como aplicar a estratégia phygital em seu negócio
O que é Phygital ?
Phygital é uma junção das palavras “physical” (físico, em português) e “digital”, ou seja, nada mais é que a interseção do mundo real com o virtual. É uma forma bem didática de dizer que os dois mundos estão bem próximos. Eles estão tão próximos que é impossível pensar em negócios sem a integração desses dois canais.
Cada vez mais tem sido comum ver grandes empresas atuando nesses dois canais, online e físico. Sabe por quê?
Mesmo estando no virtual, o consumidor ainda valoriza a possibilidade de manusear os produtos, tendo experiências mais diversificadas.
Para entender melhor como isso se aplica na prática, veja abaixo dois exemplos reais de Phygital:
1 – Game XP (Rock In Rio)
Em uma das edições do Rock In Rio, o maior evento gamer da América Latina, o Game XP, fez parte das suas programações. Na época, foi montada a maior tela de games do mundo que possibilitava uma interação do game com a plateia, tudo em um mesmo ambiente. Nessa experiência, eles promoveram a união do mundo digital dos games com o universo físico. Ou seja, aplicaram o conceito Phygital.
2 – Amazon Go
Esse é um dos maiores cases da estratégia Phygital !
Em sua rede de lojas de conveniência, a Amazon conta com um aplicativo que funciona com um app Amazon Go para IOS ou Android. Assim, ao comprar um produto na loja, a cobrança é vinculada ao aplicativo. O cliente entra na loja, escolhe o que quer e sai sem precisar de qualquer tipo de atendimento (nem mesmo esperar em longas filas).
Os impactos do Phygital na relação com os consumidores
Com a chegada desse novo conceito Phygital, a decisão de compra dos consumidores não se limita a preço ou serviço. O que está em jogo hoje é a promoção de uma experiência personalizada ao usuário. Este é o ponto fundamental em qualquer canal de venda!
O cliente atual busca experiências mais integradas, ambientes onde possa comprar e se comunicar por onde preferir, podendo migrar de canal quando quiser.
Envolvendo os dois universos (físico e digital) em uma só experiência para o consumidor, o posicionamento Phygital torna a jornada de compra mais atrativa e facilita totalmente os processos.
De acordo com a Neoway, maior empresa da América Latina de Big Data Analytics e Inteligência Artificial para negócios, as principais vantagens para os negócios que aplicam o modelo Phygital são:
- Aprimoramento da tomada de decisões estratégicas
- Coleta de mais dados sobre os clientes
- Personalização da jornada de compra
- Maior satisfação dos clientes
- Melhora no atendimento
- Aumento de vendas
- E mais…
O investimento na experiência Phygital traz aos negócios:
Informações privilegiadas
Com o uso da tecnologia para promover a experiência Phygital, as empresas têm a oportunidade de reunir informações importantes sobre o cliente. No futuro, esses dados vão ajudar a conhecer melhor as preferências de público, gerando assim novas e melhores estratégias de marketing.
Aumento das vendas
Com a integração de todos os canais, as vendas tendem a aumentar. A empresa começa a atingir diferentes públicos, além de conseguir um maior volume de atendimento.
Maior satisfação dos clientes
Atualmente, o cliente valoriza uma experiência de compra mais integrada, que facilite sua compra comunicação por diferentes canais. Além do Phygital proporcionar isso, também gera uma boa experiência em toda jornada ao cliente, do começo ao fim, seja no físico ou digital. Dessa forma, essa estratégia continua sendo a melhor forma de fidelizá-lo.
Como aplicar a estratégia Phygital em seu negócio
1. Mapear o perfil do consumidor
Um fator essencial é conhecer o seu público-alvo, pois assim é possível entender onde os mesmos preferem consumir conteúdo ou efetuarem uma compra.
2. Disponibilizar diferentes canais de atendimento
Investir em Omnichannel, utilizando diferentes canais de comunicação e oferendo ao consumidor a mesma experiência de compra, seja no ambiente online ou físico.
3. Explorar simuladores da realidade
A realidade aumentada também é bastante útil para diversos tipos de empresas, como, por exemplo, de decoração e moda. Você pode simular por aplicativos como ficaria um móvel na sua cozinha, uma roupa no seu corpo ou uma tonalidade de tinta em sua parede.
4. Utilizar a tecnologia como aliada!
Soluções como CRM, Inteligência Artificial e automação de marketing possibilitam centralizar os dados do comprador em um só lugar, evitando retrabalho de ambas as partes.
O mundo negócios agora é Phygital! As barreiras que separavam o mundo físico do virtual já foram derrubadas, on e off caminham lado a lado. As empresas que souberem aproveitar as vantagens dessa estratégia, vão sair na frente da concorrência e garantir espaço no mercado.
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