
A NRF Retail´s Big Show, o maior evento global do varejo, apontou as principais tendências do varejo. E as novidades prometem movimentar o segmento com mudanças importantes no relacionamento com os clientes e modelo de vendas.
Mas antes de apresentar a lista, você sabe o que significa a sigla NRF?
A sigla NRF significa National Retail Federation, cuja tradução no português é Federação Nacional de Varejo. Ela é considerada a maior associação comercial do mundo, sendo responsável pelo Retail’s Big Show, o maior evento global do segmento, apontando as principais tendências do varejo para 2025, com novidades que prometem movimentar o segmento
A NRF – Retail´s Big Show é realizada todos os anos e reúne varejistas de todo o mundo para apresentar e discutir as principais tendências do segmento, buscando também impulsionar o networking e inovação do setor.
Ou seja, o Retail’s Big Show aponta o caminho do futuro, revelando oportunidades para os varejistas alavancarem seus negócios.
E se você, varejista, quiser estar à frente no mercado, precisa estar por dentro dessas novidades!
Entre pautas discutidas na NRF 2025, selecionamos 5 tendências que são verdadeiras oportunidades para pequenos varejistas impulsionarem suas vendas:
1. Renascimento das lojas físicas
2. Inteligência Artificial e Automação
3. Saúde e bem-estar como prioridades para os consumidores
4. Mais autonomia do cliente
5. Maior investimento no time: treinamento e qualidade de vida dos funcionários como diferencial competitivo
Confira abaixo os detalhes dessas tendências do varejo 2025 e descubra como aplicar os conceitos na sua loja.

5 tendências do varejo, segundo a NRF Retail´s Big Show 2025
Existem mais de vinte tendências do varejo para 2025, segundo a NRF. Mas conhecendo de perto a realidade dos pequenos varejistas, selecionamos as principais mudanças que merecem atenção dos lojistas:
01 – Renascimento das lojas físicas
Durante o boom do e-commerce na pandemia, muitos acreditavam que as compras em lojas físicas fossem extintas com o passar do tempo. Mas não foi isso que aconteceu!
A valorização das lojas físicas cresceu, pois mais do que comprar produtos, os consumidores passaram a buscar experiências diferenciadas. E esse desejo engloba vários fatores:
- anseio por se relacionar diretamente com a marca;
- vontade e possibilidade de experimentação;
- sentimento de pertencimento;
- busca por conexões mais profundas.
Logo, a experiência física chegou a um novo patamar.
É muito mais do que comprar!
É sobre pertencer. Estar perto da marca ou do lugar que se sente bem comprando. É sobre desfrutar de experiências que nunca ocorrerão no digital.
Por conta dessa mudança, a NRF 2025 aponta que cada vez mais lojas físicas renascerão para proporcionar aos clientes experiências imersivas, gerando assim maior fidelização.
Para pequenos varejistas, o conceito de loja que tem se destacada é o chamado “slow retail”.
E o que é slow retail na prática?
O Slow Retail é uma tendência do varejo que, na prática enfatiza experiências únicas em resposta ao modelo de vendas rápidas e em maior escala dos grandes players do mercado. Ele prioriza a qualidade em detrimento da quantidade; mais tempo com o cliente ao invés de atendimento veloz.
Para começar a aplicar o slow retail na sua loja, duas formas são possíveis:
1. Promover atendimento personalizado
2. Criar um ambiente de loja transformador e aconchegante
Essas ações podem criar um diferencial competitivo poderoso, especialmente para clientes que valorizam uma experiência agradável na compra em loja física. Quanto mais acolhedora for sua loja, maiores as chances de fidelizar esses clientes!
02 – Inteligência Artificial e Automação
A NRF 2025 confirmou que a Inteligência Artificial e a Automação chegaram para ficar!
Os recursos derivados dessas tecnologias estão afetando todos os setores do varejo, principalmente áreas como marketing, atendimento e vendas.
Para aproveitar a tendência, basta lembrar que antes de realizar a compra no ponto físico, muitos clientes realizam pesquisas online para fazer a melhor escolha.
Um relatório produzido pelo SPC Brasil, revelou que 90% dos brasileiros pesquisam online antes de comprarem em lojas físicas.

Outro dado obtido pelo estudo da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC) revela que entre os 60+, 8 em cada 10 fazem compras online. Entre aqueles que não têm esse hábito, o principal motivo para ir à loja física é o “tocar e sentir” (55%).
Para reter clientes que pesquisam online, mas preferem comprar na loja física, é possível utilizar sistemas que combinam IA e automação para o primeiro contato. Dessa forma, a loja pode automatizar o WhatsApp e as redes sociais, oferecendo respostas rápidas e melhorando a retenção de clientes.
03 – Saúde e bem-estar como prioridades para os consumidores
Consumidores que priorizam a saúde e o bem-estar e buscam por produtos de qualidade é outra tendência apresentada na NRF 2025. E esse comportamento é acompanhado pelo crescimento da indústria de bem-estar.
Conforme a pesquisa A Economia Global do Bem-Estar, do Global Wellness Institute (GWI), ao longo de três anos, o mercado do bem-estar movimentou em torno de 5,6 trilhões de dólares mundialmente.
Até 2027, o segmento deve crescer e atingir 8,5 trilhões de dólares.
Como isso impacta o segmento varejista?
Em especial no nicho supermercadista, o crescimento da indústria de bem-estar impulsiona:
- a abertura de empórios
- criação de áreas para produtos saudáveis
- melhorias no layout dos hortifrutis, seções FVL e áreas afins
Atenção: a apresentação visual e a conservação dos produtos fazem diferença na tomada de decisão do cliente.
Por isso, invista em expositores específicos de hortifruti e empório, priorizando os modelos que garantem boa conservação dos alimentos e apresentação atrativa.
Aqui na MUTT, contamos com diversos expositores de hortifruti e para empório. Todos com a melhor estrutura:
- Estrutura resistente e robusta, para suportar um alto volume de produtos;
- Design moderno e inovador para tornar o ambiente mais acolhedor e agradável;
- Alta versatilidade para harmonizar com diferentes layouts.
04 – Mais autonomia do cliente
Você já deve ter percebido que os consumidores das gerações mais novas têm fácil acesso às informações sobre os produtos. Logo, quando visitam a loja física, estão mais decididos sobre o que desejam e cada vez mais independentes durante a compra. Essa é uma tendência do varejo 2025!
Cada vez mais, sua loja vai receber clientes que buscam autonomia durante a compra.
Como aproveitar essa tendência do varejo e promover a autonomia dentro da loja?
Para promover autonomia do cliente na loja, estimule o autosserviço e monte o layout de maneira fluida e informativa. Permita que o cliente consiga se servir ou escolher sozinho o que ele deseja dentro da loja.
No setor supermercadista, isso pode ser feito usando expositores projetados com o conceito take away que estimula o autosserviço e a venda por impulso. Na MUTT, temos diversos expositores com esse conceito e para os mais variados tipos de ambiente: padaria, empório, rotisseria, etc.
Com esses expositores, pode aproveitar para vender, por exemplo, produtos prontos – uma tendência que tem crescido não apenas nos supermercados, mas também em empórios e mercearias.
Essa estratégia permite que você utilize produtos do estoque antes de seu vencimento, evitando perdas e desperdícios. Dessa forma, consegue melhorar sua lucratividade, enquanto oferece alimentos saborosos para o cliente, aproveitando uma demanda crescente.
E para impulsionar ainda mais as vendas, uma opção é usar a Mesa Quente MUTT. Ela mantém os pratos prontos bem aquecidos, garantindo a boa conservação e exposição dos produtos. O cliente consegue escolher e comprar marmitas com maior comodidade e autonomia.

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05 – Maior investimento no time: treinamento e qualidade de vida dos funcionários como diferencial competitivo
Os consumidores têm valorizado marcas que respeitam as políticas de ESG e praticam ações responsáveis de governança, cuidados com o meio ambiente e sociedade. Eles se preocupam principalmente com o tratamento dado aos funcionários e o cumprimento da legislação trabalhista.
Essa preocupação tem um sentido: funcionários bem tratados, têm mais bem-estar e conseguem oferecer atendimentos e serviços com mais qualidade.
Isso acaba voltando em favor da empresa através do marketing espontâneo, quando os clientes compartilham suas experiências positivas para outros.
Logo, investir no time é fundamental. E mais do que isso, é necessidade!
Diante da escassez de mão de obra qualificada, uma das soluções mais eficazes é capacitar os talentos internos, seja por meio de treinamentos, seja por programas que fortaleçam os vínculos entre os colaboradores e a empresa.
Essa pauta tem sido recorrente nas discussões dos maiores especialistas do varejo e crescido como tendência em 2025.
Afinal, o cuidado com o funcionário que cuida da reposição e exposição dos produtos requer mais atenção. Nesses casos, os expositores devem facilitar a limpeza, manutenção e a operação de loja, minimizando o risco de acidentes de trabalho.
Alguns modelos de expositores como os empório stock que possuem gaveteiros inferiores para guardar estoque ou o expositor pratik que possui regulagem de altura e permite trabalhar com menor produtos, são excelentes opções para facilitar o dia a dia operacional.

Expositores MUTT: Linha stock
O que fazer para aproveitar as tendências do varejo 2025?
Para aproveitar ao máximo as tendências do varejo 2025, os varejistas devem:
- Aproveitar a tendência do conceito Slow Retail nas estratégias da loja física
- Usar sistemas de Inteligência Artificial para automatizar atendimento online ao cliente, facilitando o acesso a informações dos produtos.
- Promover o desenvolvimento dos funcionários, sobretudo na área de atendimento e vendas.
- Aproveitar o crescimento da indústria do bem-estar e investir em produtos saudáveis.
- Cuidar do layout dos setores de hortifruti e empório, escolhendo expositores adequados para conservação e exposição de frutas, legumes e verduras
- Garantir maior autonomia ao cliente e estimular o autosserviço, proporcionando mais comodidade na escolha dos produtos.
E para te ajudar nisso, conte com a MUTT!
Nosso catálogo de expositores para varejo conta com diferentes soluções inovadoras para compor o ambiente da sua loja.