Para provar que qualquer loja pode aplicar uma das estratégias de marketing mais eficazes, selecionamos as 5 ideias de visual merchandising para lojas pequenas.
Você vai descobrir como essa técnica funciona e pode atrair mais clientes para entrar e comprar na sua loja.
Por que aplicar o visual merchandising é importante para pequenos varejos?
Todos os lojistas sabem que promover uma boa primeira impressão é fundamental para conquistar o consumidor. Afinal, é através do primeiro contato que grandes oportunidades de vendas surgem. Por isso, cuidar da vitrine e do ambiente da loja faz parte da estratégia do negócio.
Não importa se a loja é grande ou pequena, a vitrine costuma ser o primeiro contato do cliente com sua empresa. Se a fachada não for atrativa, dificilmente alguém vai desejar entrar.
Estudos do Sebrae comprovam que:
a vitrine é responsável por até 70% das decisões de compra.
Logo, as mudanças visuais e estratégicas feitas nessa área serão capazes de atrair os clientes sem usar qualquer palavra!
Mas atenção, o visual merchandising vai além de uma vitrine chamativa. É uma estratégia que promove diversos benefícios para o negócio como um todo:
- Layout de loja estratégico
- Reforço da identidade visual da loja
- Padronização na comunicação
- Melhorias na organização e exposição dos produtos
- Mais visibilidade para itens em destaque
- Ambientação atrativa e acolhedora
- Experiência de compra diferenciada
- Maior valor agregado para marca
São diversas vantagens associadas à aplicação desse conceito!
Para você aproveitar esses benefícios na sua loja, listamos abaixo ideias práticas de visual merchandising na sua loja.
5 ideias de visual merchandising para pequeno varejo
Considerando as limitações e vantagens de uma loja pequena, existem cinco ações principais para aplicar o VM no PDV:
- Otimizar o espaço
- Selecionar o mix de produtos
- Usar cores atraentes
- Manter a boa iluminação
- Montar vitrines convidativas
A seguir, detalhamos melhor cada uma dessas dicas. Confira!
1. Otimização de espaço
O principal desafio de uma loja pequena é otimizar o espaço!
Por ter um tamanho menor, tudo precisa ser planejado de forma detalhada e estratégica. Dessa forma será possível aproveitar cada cantinho da loja e promover uma boa experiência de compra ao cliente.
Para atingir esse resultado, é preciso escolher o móvel certo, tanto para o tipo de produto a ser exposto quanto para o tamanho da loja. Sua estrutura deve facilitar a exposição de diferentes mercadorias ao mesmo tempo. Também deve ser resistente, versátil e funcional, sem deixar de lado o design moderno.
Uma vantagem das lojas pequenas é poder explorar as alturas. Isso significa dizer que expositores altos, prateleiras e/ou nichos funcionam bem em ambientes desse tipo.
Também é possível explorar as partes mais baixas para estocar produtos em móveis com gaveteiros ou armários. Essa estratégia otimiza as operações no dia a dia e organiza melhor o ambiente.
2. Análise e seleção do mix de produtos
Consciente sobre o espaço limitado da loja, priorize a exposição dos melhores produtos, aqueles que podem cativar a atenção do consumidor.
Depois dessa seleção inicial, pode complementar com outros produtos, de preferência aqueles que têm boa saída. Eles podem despertar o interesse dos consumidores que já estão dentro da loja.
Se depois dessas duas seleções, ainda houver espaço para expor mercadorias, não hesite. Mas lembre-se de evitar a poluição visual. Tudo deve estar bem organizado e atrativo!
Na organização dessa exposição interna é importante manter um espaço livre para as pessoas circularem, aproximadamente 40% do tamanho da área útil da loja. Isso vai facilitar a circulação e evitar a sensação de aperto.
3. Uso de cores atrativas
Cor atrativa nem sempre significa cor intensa e forte. A intenção na exploração das cores é despertar a atenção do seu cliente ideal, sem comprometer a identidade visual da loja. Por isso, a tonalidade escolhida deve ter relação direta com o negócio e o perfil do seu público.
Para as vitrines pode combinar usar uma cor base e combinar com outros elementos mais coloridos. Tudo deve ser esteticamente harmonizado!
Uma regra geral para os ambientes internos é o uso de cores claras e/ou neutras. Isso promove mais amplitude ao espaço e garante mais visibilidade aos produtos.
O mesmo vale para a escolha da tonalidade dos móveis. Tons claros, amadeirados e pastéis facilitam a harmonização de cores, construindo um ambiente mais convidativo e acolhedor.
Portanto, escolha cores mais claras para espaços internos e explore as diferentes tonalidades de produtos e móveis para realçar a decoração.
4. Boa iluminação
Assim como a cor neutra gera a impressão que a loja é maior, a iluminação também faz toda diferença na amplitude.
O uso de uma iluminação branca, mais neutra, ajuda a iluminar adequadamente o seu ambiente. Também facilita a identificação dos produtos, principalmente aqueles em que o cliente precisa ler o rótulo.
Mas se desejar usar luzes indiretas no ambiente, também pode ter um resultado interessante!
Lembre-se que todos os elementos do visual merchandising servem para proporcionar uma boa experiência de compra. Então, é importante testar sua ideia de iluminação antes de fazer a instalação.
Apostar na luz branca é um investimento com resultado garantido!
5. Montagem da vitrine
Por último e mais importante: montar uma vitrine atrativa.
Se sua loja não tiver espaço para vitrine, use o conceito de loja aberta. Havaianas, Boticário e outros grandes varejistas exploram essa estratégia. Com esse modelo de entrada, as pessoas que passam pela loja visualizam rapidamente os produtos expostos no interior do PDV.
Mas se sua loja tiver espaço para vitrine, capriche no visual merchandising!
A principal função da vitrine de loja pequena é criar uma conexão com o cliente. Para gerar esse resultado, escolha o tipo de vitrine que melhor se adeque ao seu negócio:
- Vitrine Fechada
- Vitrine Aberta
- Vitrine de Esquina
- Vitrine interna
Como o nome indica, a vitrine fechada é uma área separada da loja usada para expor itens mais caros. Por isso, o espaço é fechado e reservado a pessoas autorizadas. No sentido oposto, a vitrine aberta é conectada com o espaço da loja, permitindo que os clientes vejam o ambiente interno.
Se optar pelo conceito de vitrine aberta, lembre-se de manter o espaço interno atraente para que as pessoas entrem na loja.
A vitrine de esquina proporciona uma visão panorâmica da loja e atrai o consumidor para a entrada da loja. Já a vitrine interna é montada na altura dos olhos e na parte de dentro da loja para facilitar a avaliação dos produtos. Seu uso é ideal em lojas de nicho como joias e acessórios pequenos.
Depois de escolher o tipo de vitrine, monte a área combinando todas as dicas anteriores. Mas cuidado para não exagerar! Alguns erros podem comprometer toda a estratégia!
Erros que não pode cometer na aplicação do visual merchandising
Para que a estratégias de visual merchandising tenha sucesso, é importante não cometer os principais erros na aplicação do visual merchandising:
- Não renovar as vitrines;
- Esquecer da acessibilidade;
- Não explorar experiências sensoriais;
- Usar móveis inadequados;
- Não se preocupar com a ambientação da loja.
A atualização contínua da vitrine faz com que a loja continue atraindo a atenção dos consumidores. Mas nada adianta despertar o interesse das pessoas se a loja não estiver apta a recebê-las!
Cuidar da acessibilidade é fundamental para garantir que todos tenham acesso aos produtos. O layout da loja precisa ser inclusivo e ser funcional para receber bem os clientes.
Para potencializar ainda mais suas ideias de visual merchandising, elementos sensoriais como cores e imagens, música, cheiro e degustação ajudam a produzir memórias afetivas no momento da compra, tornando a experiência inesquecível.
Agora que você já sabe como funciona o visual merchandising para loja pequena, chegou a hora de colocar a mão na massa!
Siga as dicas que compartilhamos aqui e avalie o impacto nas vendas.
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