Talvez ainda não tenha se dado conta, mas a reforma que está pensando em fazer na sua loja ou aquele reparo emergencial, na verdade pode ser uma grande oportunidade para fazer um evento de reinauguração e melhorar as vendas.
Quer entender porque uma simples reforma pode gerar tudo isso?
Confira no artigo de hoje os principais elementos de uma reinauguração de sucesso!
- Introdução
- Por que fazer uma reinauguração de loja?
- Passos para ter uma reinauguração de sucesso
- Dicas extras para atrair mais clientes para sua loja física
- Conclusão
Por que fazer uma reinauguração de loja?
Ao reinaugurar seu negócio, está comunicando ao público a chegada de uma nova fase. Isso gera nos consumidores grande expectativa para conhecer as novidades, tornando-se uma estratégia perfeita para:
- Aumentar as visitas
- Melhorar as vendas
- Atrair novos consumidores
- Renovar a experiência de compra
- Ampliar o mix de serviços e produtos
- Retomar o relacionamento com clientes antigos
Dessa forma, uma “simples” reforma no seu ponto de venda pode gerar um grande evento de reinauguração de loja e servir como isca para reaproximar clientes , atrair novos consumidores e vender mais.
Passos para ter uma reinauguração de sucesso
Para garantir todos os resultados de uma reinauguração é preciso seguir um checklist com, no mínimo, cinco tarefas. São elas:
Planejamento
Antes de tudo, planeje o dia que vai reinaugurar a loja!
Um dos piores erros é simples fazer a reinauguração quando a reforma acabar, sem qualquer aviso prévio ao público. É preciso preparar o seu público para esse momento, criar nele expectativa para conhecer as novidades.
Por isso, escolha uma data que seja melhor para seus consumidores e estruture quais ações ocorrerão no dia. Escreva tudo que está pensando fazer e verifique a viabilidade de cada coisa.
Na hora de planejar, lembre-se de:
- Determinar o tipo de evento (se será, por exemplo, um coquetel, evento com música ou ações promocionais) ;
- Elaborar um orçamento específico para a reinauguração, com verbas específicas para cada área (marketing, infraestrutura, fornecedores, atendimento). Considere também possíveis imprevistos.
- Construir scripts humanizados de abordagem, atendimento e vendas. Isso será fundamental para encantar o cliente.
- Listar possíveis fornecedores para parcerias e/ou condições especiais de pagamento, considerando a reinauguração.
Fazer isso vai melhorar muito o potencial do seu evento!
Estoque
Depois de organizar o dia, é hora de verificar o estoque!
Considerando sua estimativa de vendas, avalie o mix de cada produto e veja quais peças precisam de reposição. Lembre-se de diversificar bem o mix de produtos e investir em itens diferentes para atrair os mais distintos perfis do seu público.
Sorteios e Campanhas durante a reinauguração de loja
Para esse dia, pode criar uma campanha especial de reinauguração e incluir produtos que chamam a atenção do consumidor. Também é possível realizar um sorteio especial nas redes sociais e usar o dia do evento para a divulgação do resultado e entrega do prêmio.
Você tem a opção de realizar ações promocionais diretamente ligadas ao evento ou fazer ofertas sortidas entre os produtos da sua loja.
Divulgação
Agora que já sabe para o evento e as ações promocionais que vai fazer, chegou a hora de divulgar isso para as pessoas. Esse é o momento de trabalhar nos consumidores os gatilhos do desejo e escassez.
Primeiro, desperte no público o interesse pelas ofertas exclusivas, informando que a reinauguração vai disponibilizar promoções imperdíveis. Depois, siga trabalhando a escassez mostrando que perder esse dia é também perder a oportunidade de economizar nas compras.
Para divulgar isso aos clientes, pode fazer de duas formas:
– Física: com ações locais perto do ponto de venda, através do boca a boca, panfletagem, divulgação na rádio local, parceria com lojas da região, publicação comercial em revistas de bairro, entre outros.
– Online: utilize todos os canais digitais possíveis para divulgar o evento e alcançar mais pessoas. Publique postagens nas redes Sociais, envie mensagens através do WhatsApp, inclua o evento no Google Meu Negócio ou no Facebook.
Experiência de compra diferenciada
Por fim, mas não menos importante: foque na experiência de compra do cliente.
No atendimento, execute o script que planejou e atenda bem a todos. Receba o cliente em um ambiente aconchegante, atrativo e repleto de estímulos sensoriais (música, iluminação, cheiro, experimentação). Lembre-se de deixa-lo(a) à vontade para escolher os produtos, nada de pressiona-lo.
Esse dia precisa marcar positivamente o cliente e, para isso, todas as áreas devem estar muito bem estruturadas e integradas. Isso vai fazer o cliente se sentir confortável e interessado em voltar outras vezes.
Dicas extras para atrair mais clientes para sua loja física
Para evitar que a visitação diminua após a reinauguração da loja, é preciso continuar atraindo os clientes. Não deve parar nunca!
Não precisa depender exclusivamente das necessidades do seu cliente, que só visitarão a loja quando precisar de algo. Antecipe isso despertando sua atenção para a loja!
Confira algumas dicas que podem te ajudar!
Atendimento de excelência
Atender bem aos consumidores é o requisito básico de qualquer empresa e um dos fatores que garante a recompra por parte dos clientes. Contudo, esse é um ponto que muitos lojistas deixam a desejar e constroem uma imagem negativa na mente dos consumidores.
Segundo um estudo da Neoassist de 2018 :
“87% dos consumidores deixam de comprar da sua loja caso tenham um atendimento ruim”.
Ou seja, mesmo que seu produto seja de qualidade, um mal atendimento fará seu cliente não voltar mais. Quando sua empresa atende bem, ela é capaz de encantar os clientes e fidelizá-los.
Programação de ofertas e promoções
Qual é o cliente que não gosta de ofertas e descontos?
Além de disponibilizar ofertas em datas especiais e descontos, é possível elaborar uma programação de ofertas em um dia específico da semana.
Por exemplo, pode escolher a sexta-feira como o dia da oferta e a cada semana vender seus produtos e/ou serviços com um preço mais barato. Para isso, pode escolher produtos com pouca saída, peças antigas, ponta de estoque, mesclando com produtos mais novos.
Dessa forma, ao mesmo tempo em que atrai os clientes, aproveita para vender produtos parados.
Produza o layout da vitrine de modo atrativo
Nada de poluição visual na entrada da loja. Prefira uma organização simples, mas chamativa. Utilize cores da sua marca, iluminação diferenciada, mantenha em destaque os produtos de maior interesse do cliente ou com oferta especial no momento.
Utilize combinações entre as estratégias de visual merchandising e as ações promocionais.
Estratégias de pós-venda
Quando um produto é vendido, o relacionamento com o cliente não se encerra nesse momento. Pelo contrário, é apenas o começo de um vínculo mais duradouro e até afetivo.
Mas para que isso aconteça é importante desenvolver ações iniciais de pós-venda, tais como: cadastro de clientes, pesquisa de satisfação e avaliação do momento de compra. A partir desses três elementos, você pode entender melhor o perfil do consumidor e quais pontos de melhoria pode fazer na loja para atrair mais pessoas.
Ao mesmo tempo que recolhe esses subsídios, o fato de pedir a opinião do seu cliente mostra que ele está sendo ouvido. Ele, por sua vez, se sente valorizado e participante da construção da sua marca, mais próximo das suas decisões.
E mais… O cadastro do cliente permite a realização de ofertas específicas com cupons de desconto para aniversariantes, descontos para clientes, entre outros. Tudo isso atrai o consumidor e aumenta a taxa de retenção do seu negócio.
Divulgação local do negócio
As mesmas estratégias que indicamos na reinauguração, você pode aplicar aqui. Inclusive, não deve parar de investir em divulgação. Como diz o ditado, quem não é visto, não é lembrado.
Por isso, utilize todos os meios possíveis para se manter sempre na mente do seu público. Isso pode feito com as tradicionais divulgações on e off, mas com apoios a eventos correlacionados ao seu segmento, parceria com influencers da região etc.
Conclusão
A reinauguração de loja é o momento ideal para atrair clientes para o seu ponto físico e, com isso, aumentar as visitações, melhorar sua imagem junto aos clientes, promover novas experiências de compra e, claro, potencializar as vendas.
Agora que já conhece as principais etapas para reinaugurar sua loja e as dicas de atração de clientes, é hora de colocar a mão na massa. Aplique tudo que aprendeu e aproveite os resultados!
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