Muitas das decisões de compra em loja física são tomadas por impulso. Isso acontece porque a maioria das pessoas é levada pelos estímulos visuais que observa, seja na vitrine ou nos expositores da loja. Por isso, mesmo a vitrine de loja pequena é fundamental para atrair consumidores e aumentar as vendas.
Se você está começando o seu negócio agora ou quer descobrir como otimizar o espaço da sua loja para montar uma vitrine estratégica, leia este artigo até o final. Aqui vai descobrir as principais informações para compor sua vitrine de forma planejada, organizada e atrativa.
Descubra como explorar esse recurso na sua loja e aumente sua rentabilidade com vendas.
- Introdução
- As vantagens de usar vitrines em lojas pequenas
- Principais etapas para montagem da vitrine de loja
- Planejamento
- Mapeamento do público-alvo
- Lista de produtos para destaque
- Definir o estilo visual da sua loja
- Como tornar uma vitrine pequena atraente com pouco investimento
As vantagens de usar vitrines em lojas pequenas
A vitrine é o cartão de visitas da loja e, por isso, deve ser bem atrativa para chamar a atenção dos consumidores que passam pela frente do estabelecimento.
Além da função estética, ela desempenha um papel muito importante nas estratégias de venda, sendo responsável por mais de 80% das vendas por impacto visual. E mais, as lojas que investem nessa técnica de visual merchandising também conseguem aumentar em 6% as vendas.
Mas para garantir esse impacto positivo nas vendas, é preciso manter as vitrines bem organizadas e atraentes. Isso vai promover a(o)
- Aumento da compra por impulso
- Melhoria na rentabilidade do negócio
- Fortalecimento da identidade da marca
- Aumento do engajamento com o público-alvo
- Liquidação de produtos parados no estoque
São as principais vantagens que tornam o investimento em vitrines de loja pequena algo imprescindível! Até porque, é dessa forma que o negócio vai se diferenciar da concorrência e ganhar mais visibilidade na localidade.
Antes de montar sua vitrine, fique por dentro de todas etapas dessa estratégia!
Principais etapas para montagem da vitrine de loja
Também chamada de vitrinismo, essa técnica que auxilia a montagem das vitrines conta com 4 fases fundamentais. São elas:
1- Planejamento
Antes mesmo de começar a montar a vitrine, é preciso fazer um planejamento para verificar como organizar o ambiente pensando na melhor forma de atender o cliente. No caso das lojas pequenas, tudo deve ser calculado nos mínimos detalhes para otimizar o espaço, sem comprometer o conforto do consumidor.
Definido o espaço útil para vitrine e a disposição interna dos produtos, já pode escolher os tipos de expositores que irão compor sua loja, tanto na fachada quanto internamente.
Mas calma, antes disso é importante conhecer bem as características do seu público-alvo e definir o estilo visual da loja. Essas duas etapas indicarão a melhor forma de usar esses expositores.
2- Mapeamento do público-alvo
Cada loja pertence a um segmento do varejo diferente e, portanto, atende clientes específicos. Logo, é preciso descobrir quais consumidores representam o perfil ideal da sua loja. Dessa forma, poderá definir o estilo visual e os produtos que terão maior destaque na vitrine.
Faça uma pesquisa detalhada sobre seu público para entender quais seus hábitos de consumo, preferências e estilo. Essa prévia vai ajudar na hora de escolher os produtos.
Uma dica bônus: sempre atualize essas informações , pois isso vai ajudar a promover novas ações e satisfazer seu cliente.
3 – Lista de produtos para destaque
Agora que já conhece bem seu cliente, defina os produtos que irão compor a vitrine. Para te ajudar, listamos abaixo alguns critérios que pode usar para escolher os itens. São eles:
– Produtos mais consumidos pelos clientes.
– Tendências do momento e/ou maior destaque na mídia
– Campanha promocional e ofertas do mês ou semana
– Itens com alto valor agregado e maior margem de lucro
Fazer a escolha dos produtos a partir dessas sugestões evita a poluição visual e deixa a vitrine mais organizada e atraente.
Vale lembrar que esta é uma fase que se repete com frequência, pois quando se trata de visual, é importante renovar sempre a vitrine para mostrar aos clientes que sua loja está sempre atualizada.
4 – Definir o estilo visual da sua loja
Finalmente, mas não menos importante, está o estilo visual da loja. Através de cores e elementos decorativos, o estilo transmite aos clientes a identidade da empresa. Dependendo da combinação feita, um número maior ou menor de pessoas podem se interessar em entrar na loja.
Fique atento à decoração da vitrine e do ambiente, para comunicar-se corretamente com o consumidor e gerar uma primeira impressão positiva. Defina sua paleta de cores pensando nas sensações que deseja gerar no cliente.
Como tornar uma vitrine pequena atraente com pouco investimento
Além de cumprir à risca as etapas anteriores, a primeira coisa a ser feita é investir em bons expositores de madeira. São eles que promovem a visibilidade dos produtos para quem passa do lado de fora, gerando o primeiro contato com sua mercadoria.
Se os expositores forem de baixa qualidade e com acabamento ruim, os clientes podem nem entrar na loja.
Por isso, é fundamental investir em expositores com estilo moderno e estrutura de alto padrão, a exemplo dos modelos fabricados pela MUTT. Isso vai garantir uma frente da loja mais atrativa ao consumidor e muito mais organizada.
Além dessa função estética, os expositores também desempenham um papel funcional nas lojas, servindo para armazenar e organizar melhor as mercadorias. O espaço da loja fica mais otimizado e a localização dos itens se torna mais fácil para o cliente.
Para atender os diversos tipos de vitrines, existem variados modelos de expositores. Eles contam com distintos formatos, cores e tamanhos, para melhor adequação aos segmentos do mercado. Os melhores expositores sempre vão proporcionar alta versatilidade, durabilidade e excelente custo x benefício.
Basta escolher o modelo ideal para sua loja e investir na organização da vitrine!
Pensa que acabou?
Para garantir uma vitrine sempre atraente é preciso continuar cuidando da frente de loja. Por isso, sempre siga essas dicas:
- Deixar sua vitrine sempre limpa e organizada
- Não exagerar nas cores. Escolher apenas duas ou três como base para combinação
- Manter a boa iluminação, de preferência com luzes amarelas mais aconchegantes.
- Utilizar o preço de forma estratégica, ressaltando ofertas e descontos.
- Explorar as datas comemorativas com decorações temáticas
Antes de fazer a montagem da vitrine de loja pequena é preciso seguir três etapas: planejamento, seleção de produtos e definição do estilo visual da loja. Seguindo essas fases, a organização das vitrines se torna muito mais estratégica e voltada para a atração do consumidor.
Após esse momento, finalmente é a hora de colocar a mão na massa e selecionar os melhores expositores para destacar os produtos na frente de loja. Esses móveis precisam ter uma estrutura de alta qualidade e acabamento de excelência para transmitir ao cliente uma boa impressão e cativar sua atenção.
Conheça os melhores expositores para vitrine da sua loja!