A loja instagramável revela o poder de influência das redes sociais na vida dos consumidores. Ela é capaz de ampliar a autoridade da sua marca e gerar marketing espontâneo para sua empresa, sem que você gaste dinheiro com propaganda ou anúncios.
Neste artigo, você vai entender o conceito de loja instagramável, seus benefícios e as dicas para explorar essa estratégia no seu PDV. Boa leitura!
O que é uma loja instagramável?
É um conceito atribuído aos espaços criativos construídos dentro de lojas ou ambientes corporativos, deixando o público bem à vontade para fotografar e gravar a si mesmo ou fazer registros usando os produtos da loja.
Trata-se, portanto, de uma área muito bem decorada e fotogênica, para que os clientes possam gravar vídeos e tirar fotos, se assim desejarem.
Quando bem feitas, as lojas instagramáveis se tornam cenários perfeitos para o estilo de fotos publicadas no Instagram. Com isso, a probabilidade do post “bombar” e influenciar outras pessoas é bem alta!
E o que sua loja ganha com isso?
Divulgação Espontânea!
Você nem precisa investir em campanhas. O próprio cliente acaba fazendo esse papel de forma voluntária, divulgando sua loja para o público-alvo do seu negócio, através das fotos postadas nas redes sociais.
Mas não se engane pensando que esse conceito está limitado ao Instagram!
Ele engloba todas as redes sociais, principalmente o Pinterest e o TikTok, redes que estão crescendo cada vez mais nos conteúdos de imagem e vídeo. Isso significa que a loja instagramável é uma excelente estratégia de marketing para ampliar a divulgação do seu negócio a custo zero.
Dicas para montar um cantinho instagramável
Para obter um bom resultado, as lojas instagramáveis precisam ser bem planejadas.
Confira abaixo algumas dicas que podem te ajudar a explorar esse conceito na sua loja!
Antes de tudo, lembre-se que construir uma loja instagramável vai além de um espaço bonito. É sobre planejar a melhor experiência do cliente na sua loja.
O ideal é dedicar um espaço da sua loja para fazer esse cantinho instagramável. Nele, você deve utilizar elementos criativos que despertem a atenção do seu consumidor e que representem bem a sua marca e seus valores.
As principais dicas para montar um espaço instagramável são:
– faça uma análise do seu público e descubra os principais interesses dele;
– liste as principais características que definem a sua marca;
– escolha um espaço da loja somente para o cantinho instagramável;
– monte um ambiente acolhedor, criativo e que expresse os valores da sua marca.
Lembre-se de harmonizar bem as combinações de cores, manter uma boa iluminação e explorar bastante os elementos sensoriais (cheiro, música, texturas, etc).
Tudo isso vai contribuir para ter um cantinho instagramável de sucesso!
Para inspirar você, confira abaixo três cases de grandes marcas do varejo!
Loja Havaianas e seu ambiente sustentável e inovador
Quem não gostaria de tirar uma foto nesse ambiente? Além de acolhedor e bonito, o espaço promove experiências sustentáveis e sensoriais. A área conta com um local para descarte de chinelos, atendimento tecnológico, personalização de produtos e diversos elementos sensoriais.
Riachuelo e sua experiência phygital
Com o objetivo de fazer da loja um espaço de encontro, a marca promove experiência de compra totalmente digital em um espaço físico. No ambiente, o cliente pode escolher o modelo das peças, experimentar e até customizar.
O mundo La Rouge Belle
A varejista de roupas íntimas para mulheres, La Rouge Belle, conta com lojas para instagramáveis. Existem vitrines com e sem vidro que o cliente pode entrar e tirar foto. Também possui um cantinho com balanços e provadores especiais, além dos produtos de qualidade.
Ao conhecer esses exemplos talvez esteja imaginando que montar uma loja instagramável é algo caro. Mas a verdade é que tudo depende do projeto!
Descubra como montar esse tipo de espaço mesmo que sua loja seja pequena e sem gastar muito!
É possível montar uma loja instagramável com pouco investimento?
Com certeza! Você pode montar ambientes instagramáveis com pouco dinheiro. A ideia é construir o cenário ideal para as fotos. Isso pode ser feito com elementos simples, boa iluminação e muita criatividade.
Para provar que é possível, trouxemos alguns exemplos de cantinhos para você se inspirar.
Depois dessa chuva de ideias, chegou a hora de colocar a mão na massa e criar o espaço instagramável na sua loja.
Como montar um cantinho instagramável?
Como você notou nas referências, é possível ter um cantinho instagramável bastante atrativo para a sua loja. Veja as dicas abaixo para montar um ambiente eficiente:
1. Analise seu público e os objetivos da sua marca
É fundamental conhecer o perfil do seu cliente e as características da sua marca para encontrar a estratégia correta para o espaço instagramável.
Não adianta construir um ambiente bonito para o seu cliente e não incluir elementos que reforcem sua marca. Do mesmo jeito, de nada serve montar um cantinho a “cara” da sua empresa e totalmente desinteressante para o seu público.
Sua proposta deve atender aos desejos do cliente, sem esquecer os valores da sua marca. É necessário avaliar bem o comportamento do consumidor para planejar soluções e experiências que vão deixar sua empresa na memória dele, e o melhor, com desejo de compartilhar isso com outras pessoas.
2. Planeje o layout da loja
Se a proposta é estimular o compartilhamento da experiência de compra no seu cantinho instagramável, esse espaço não deve ficar misturado com outras áreas da loja.
É preciso que seu público esteja à vontade para curtir a área, se divertir e registrar momentos com fotos ou vídeos. Por isso, planeje o layout da loja reservando esse ambiente.
Lembre-se de cuidar da circulação para evitar a aglomeração ou choque entre as pessoas ou com os produtos da loja. Se possível, planeje o espaço para receber móveis como poltrona ou até cestos decorativos. Claro que o espelho também não pode faltar!
Avalie seu layout e escolha os itens que cabem no local e não atrapalhem o cliente. A ideia é promover a melhor experiência possível!
3. Capriche na iluminação e na combinação de cores
Escolha as luzes de acordo com a proposta do ambiente!
Se desejar algo mais acolhedor, invista em luzes mais quentes. Mas se preferir algo mais criativo, LED coloridas e luzes neon são boas opções.
O ideal é manter uma boa iluminação, de forma atrativa, mas sem comprometer a visão das pessoas.
Assim como a luz, as cores desempenham um papel muito importante. Elas são capazes de transmitir sensações, estimular ideias e sentimentos no público. Explore as cores de forma estratégica para sua marca e pensando na experiência do cliente.
4. Promova interações dentro do ambiente
Que tal disponibilizar alguns produtos para o cliente experimentar?
Ou quem sabe explorar as estratégias do phygital na sua loja?
Essas interações podem tornar a experiência na loja instagramável ainda mais interessante.
Na seção anterior, apresentamos o case da Havaianas com diversos tipos de interação. O cliente tinha a possibilidade de tirar fotos, descartar chinelos e até personalizar os produtos.
Além de construir o melhor cenário, inclua elementos interativos para o seu cliente aproveitar mais esse momento.
5. Utilize elementos sensoriais (fragrância, temperatura e sons)
Assim como as cores e a iluminação, os elementos sensoriais também são capazes de despertar sentimentos nos clientes. Mais do que isso, eles conseguem criar memórias afetivas com o lugar a partir do estímulo sensorial.
Por exemplo, se sua loja utiliza uma determinada fragrância, toda experiência do cliente no PDV, boa ou ruim, aquele cheiro sempre vai ficar registrado na mente dele. Sempre que ele lembrar da sua marca ou das experiências na sua loja, pode recordar do cheiro. O oposto também acontece: caso sinta esse perfume em outro lugar, ele pode lembrar da sua marca e das interações na loja física.
Capriche no perfume, na música e, principalmente, na experiência de compra. Combinar bem esses elementos vai manter sua marca na memória do cliente.
Dica bônus: Capriche, mas sem exagerar.
Na tentativa de construir ambientes criativos, pode acabar poluindo o ambiente. Crie uma estratégia visual e respeite ela até o fim, sem misturar elementos que fogem à proposta inicial.
Esses são os principais elementos para montar uma loja instagramável de sucesso. Não economize na criatividade, mas não exagere nas combinações. Elas devem reforçar a identidade e imagem da sua marca e estimular o cliente para registrar e compartilhar a experiência com outras pessoas.
Crie o melhor cenário para que as pessoas façam fotos e vídeos, divulgando espontaneamente sua loja.
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