O design de loja desempenha um papel muito importante na atração de clientes para o PDV. Além de deixar o ambiente mais convidativo, ele transmite a identidade da sua empresa, gerando maior conexão com o público ideal do negócio.
Contudo, alguns varejistas ainda não exploram estratégias de visual merchandising ou aplicam essa técnica de forma inadequada e acabam errando na montagem do design de loja. Isso gera falhas em itens básicos como: organização de vitrine, posicionamento e exposição de produtos, iluminação, entre outros.
Para evitar que isso aconteça com você, listamos abaixo os principais erros cometidos no design de loja e como você pode evitá-los.
Continue a leitura e descubra a forma correta de montar o layout da loja!
Os maiores erros cometidos no design de loja
O design de loja está diretamente relacionado com a atração do consumidor. Quanto mais convidativo for o layout do espaço, maiores as chances das pessoas entrarem na loja. E o motivo é muito simples: o aspecto visual é a primeira coisa que o consumidor avalia antes de entrar numa loja.
A primeira impressão do cliente vai determinar a imagem e posicionamento da sua marca na mente dele. Por isso, é fundamental cuidar do design da loja para evitar os erros mais cometidos pelos varejistas. São eles:
1. Não renovar o layout da loja
Diversos varejistas mantêm o mesmo layout de loja, variando apenas em momentos sazonais como natal, ano novo e datas comemorativas. Isso é um grande erro!
Quando o consumidor busca uma loja física, ele deseja encontrar novidades. Se o layout é renovado periodicamente, a sensação que ele tem é de estar experimentando algo novo.
Por isso, é fundamental mudar frequentemente a disposição dos produtos e, se possível, o layout de prateleiras e expositores centrais e ilhas de mercadorias. Assim vai contribuir para que o cliente sempre tenha experiências novas a cada visita no PDV.
2. Esquecer de compor a vitrine de forma atrativa
A forma de organização da vitrine deve ser personalizada de acordo com a identidade da marca, do segmento do negócio e, claro, do interesse do público. Se você não combinar esses fatores, o impacto nas vendas pode ser bem abaixo do seu potencial.
Para proporcionar um resultado mais atrativo nas vitrines, utilize cores e elementos que remetem à sua marca, explore peças promocionais como banner, display e/ou encartes, use iluminação diferenciada. Isso vai deixar a vitrine mais interessante e auxiliar no aumento das vendas.
Mas atenção, não cometa esses dois erros na hora e montar sua vitrine:
– Falta de atualização da vitrine: uma vitrine sem renovação visual transmite ao consumidor a mensagem de que não existem novidades. Isso bloqueia o interesse dele em entrar na loja. O contrário também é verdadeiro: atualizar o visual das vitrines mostra ao consumidor novas peças que ele precisa conhecer. Isso atrai sua atenção e desejo de entrar na loja.
– Excesso de mercadoria na vitrine: muitos acham que expor grande quantidade de produtos na vitrine é a solução para atrair o cliente. Mas na verdade, isso vai deixar a vitrine poluída e pouco atrativa. Evite esse erro priorizando peças com maior destaque e atratividade.
3. Não prestar atenção no posicionamento do produto na prateleira
O jeito de organizar a exposição dos produtos influencia na experiência do cliente. Produtos colocados em prateleiras muito altas, por exemplo, vai dificultar o acesso para pessoas mais baixas.
Lembre-se de manter a organização das prateleiras em quatro níveis: cabeça, olhos, mãos e pés. Em cada um desses pode-se nivelar as mercadorias considerando o perfil do consumidor e sua facilidade para pegar o item.
Além disso, é importante deixar tudo sempre abastecido e não deixar espaços vazios.
É também fundamental setorizar a loja, para facilitar a localização dos produtos, mesmo que sua loja seja pequena. Saber exatamente onde encontrar cada tipo de peça torna mais prático o processo de compra.
4. Má iluminação e decoração inadequada dos ambientes
A falta de iluminação adequada para a loja é um problema recorrente no design das lojas! E um dos fatores primordiais para oferecer uma boa experiência de compra.
Muitos lojistas não enxergam o projeto de Iluminação como um investimento. Com isso, esquecem que uma boa iluminação é capaz de auxiliar na visibilidade e percepção dos produtos e, principalmente, na construção de ambientes mais acolhedores e confortáveis para os clientes.
Portanto, não investir nessa área pode comprometer suas vendas e a experiência de compra.
É necessário montar um plano de iluminação adequado ao ambiente e público-alvo, sem deixar de lado a eficiência energética. Para isso, pode-se optar por equipamentos e lâmpadas sustentáveis que vão garantir economia de energia.
5. Não utilizar estratégias de cross selling (venda cruzada)
O posicionamento de itens complementares em determinadas seções da loja, nas áreas de recepção e checkout faz parte de uma estratégia chamada cross selling. Essa técnica ajuda o consumidor a lembrar de um item que precisa levar, mas esqueceu de incluir na lista.
A partir da combinação de diferentes produtos promocionais e/ou relacionados à seção, o Cross selling mantém os produtos à vista do cliente e estimulando o aumento do Ticket Médio.
6. Acumular produtos na loja, tornando-a depósito
Se existisse um ranking de piores erros de visual merchandising, o acúmulo de produtos na loja estaria no topo. Essa prática é a melhor maneira de espantar os clientes, mas ainda tem sido recorrente no varejo.
Busque manter os produtos organizados na loja e de forma atrativa para o cliente. Nada de empilhamento de caixas ou produtos pelo ambiente. Isso gera a impressão de desorganização e dificulta a circulação dos consumidores.
O ideal é manter um estoque para guardar esses produtos extras ou reduzir o volume de pedidos para evitar o acúmulo de mercadorias.
7. Ambiente interno desorganizado e sujo
Se o acúmulo de produtos já incomoda os consumidores, imagine uma loja suja?
Além desse tipo de ambiente ser desagradável, ele também compromete a imagem da empresa. Os clientes constroem uma percepção negativa da loja e disseminam essa informação para outras pessoas, formando uma barreira na conquista de novos clientes.
Por isso, não cometa esse erro!
Esses são os principais erros cometidos pelos lojistas, mas não os únicos. Se fossemos listar todos, faltaria espaço aqui neste artigo. Contudo, ainda precisamos te alertar sobre algumas falhas que acontecem quando o assunto é design de loja.
Erros cometidos que impactam no marketing e vendas
Os sete erros listados acima valem para todo tipo de loja. São pontos cabíveis a qualquer negócio varejista e segmento. Além desse erros gerais, existem falhas bem específicas cometidas por alguns nichos:
8 – Expor roupas somente de forma dobrada: embora otimize espaço, essa atitude impede a completa visibilidade da mercadoria e, às vezes, até o acesso do consumidor ao item. O ideal é utilizar cabides e araras para estender a peça e facilitar a exposição e análise das roupas. Dessa forma o cliente pode tocar, ver o caimento, sentir o tecido.
Caso não possa deixar todas expostas, é indicado escolher as principais para destacar na vitrine ou utilizar araras específicas para expor ao menos um modelo de cada peça.
9 – Não usar embalagem personalizada da loja: pode parecer algo simples, mas isso é uma grande estratégia para contribuir com a experiência de compra e ainda divulgar seu negócio. Para muitas pessoas, fazer compras nas suas lojas preferidas gera uma sensação de alegria e felicidade. Poder expor essa conquista carregando nas mãos a marca do sonho, faz toda diferença.
Investir em embalagens personalizadas contribui para a satisfação do consumidor e divulga o negócio em todos os locais que o cliente passear com a embalagem.
10 – Deixar de investir em ambientes instagramáveis: com o crescimento do digital e a necessidade de registrar cada momento especial nas redes, é fundamental ter na loja um espaço instagramável. Nesse ambiente, todo o cenário incentiva o registro fotográfico e o compartilhamento desse momento nas redes, divulgando assim a loja.
Experimente construir esse espaço e amplie o alcance da sua empresa.
Recapitulando: quais são os principais erros cometidos no design de loja?
- Não renovar o layout da loja;
- Esquecer de compor a vitrine de forma atrativa;
- Não prestar atenção no posicionamento do produto na prateleira;
- Má iluminação e decoração inadequada dos ambientes;
- Não utilizar estratégias de cross selling;
- Acumular produtos na loja, tornando-a depósito;
- Ambiente interno desorganizado e sujo.
Cometer esses erros pode comprometer e muito suas vendas!
Seguindo as dicas que compartilhamos, vai garantir mais sucesso para o seu negócio e dar um passo à frente da concorrência.
Mas lembre-se, a atração de clientes vai além da aparência do ambiente. Ela envolve estratégias conjuntas de vendas, atendimento, variedade e qualidade dos produtos e, claro, layout de loja. Tudo isso vai contribuir para que a experiência de compra seja marcante e as vendas aumentem.
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